5 PASSOS ESSENCIAIS PARA REVISAR O CONTEÚDO DA PROVA

Ajude seus alunos a rever o material estudado para que não passem sufoco no grande dia


Você chega no dia da prova e vê os alunos apreensivos, alguns pedindo para mudar a data da avaliação, outros dizendo que não conseguiram se dedicar o suficiente ou até mesmo tentando colar ou se matando de estudar de uma hora para outra! No fundo não bate uma certa preocupação quando isso ocorre? Que tal dar uma forcinha a eles em 5 passos?

1. Dedique um período da aula anterior para rever o conteúdo previsto para cair na prova: Essa é uma das maneiras mais eficazes para o aluno obter um melhor rendimento na aprendizagem. Como os estudantes estão aprendendo diversos conteúdos ao mesmo tempo, pode ser que eles deixem escapar algum ponto importante que foi mencionado, por isso essa técnica pode ser infalível, pois, além de rever a matéria, eles podem tirar alguma outra dúvida que ficou pendente ou que só descobriram naquele momento. A partir dessa revisão, os alunos devem fazer suas próprias anotações resumidamente.

2. Revise diariamente durante 1 hora por dia: A revisão é importante porque ela ativa um dos princípios básicos da memorização, a repetição. Quanto mais uma informação é repetida, mais seu cérebro registra e assimila o conteúdo. Lembre a eles que revisar não é estudar tudo de novo, mas apenas sinalizar para o cérebro e seus recursos que determinado assunto é importante e por isso merece ser consolidado em sua memória de longo prazo.

3. Não estude todo o conteúdo faltando um dia para a prova: Muitos alunos deixam tudo pra última hora e acreditam que devem concentrar todas as suas energias estudando sem parar no dia anterior à prova, mas o que eles não sabem é que essas últimas horas são essenciais para que descansem e relaxem, pois o cérebro precisa se recuperar, afinal, ele está sendo exigido por um longo tempo e precisa de uma pausa. No dia da prova é preciso manter a calma e a tranquilidade, então o ideal é que o aluno ocupe seu tempo com atividades que ajudem a descontrair. Mas, se ele realmente acredita que precisa dar mais uma olhadinha nos conteúdos, oriente-o a estudar de forma moderada.

4. Não fique consultando o tempo todo os cadernos no dia da prova: Se o seu aluno quer dar aquela olhadinha durante o percurso até o local da prova ou até mesmo nos minutos antes de entrar na sala, evite olhar os cadernos, muito menos livros, pois não disporá de tempo hábil para fazer longas leituras. O ideal é que ele faça previamente alguns resumos, pois dessa forma será mais fácil memorizar o conteúdo de maneira mais eficiente. Afinal, até este ponto o estudante já deve ter estudado bastante, não é? Então, esse material será apenas para que ele não esqueça os conteúdos que já sabe.

5. Durma cedo no dia anterior à prova: Dormir é fundamental para que o corpo recupere as energias, por isso nada de exageros. Evite assistir televisão, jogar videogame ou ficar conectado até tarde na internet. Enquanto dormimos, ocorre a consolidação da memória, o que facilita muito o aprendizado. Então o que seu aluno deve fazer um dia antes da sua prova? Se deitar cedo para que seu corpo esteja preparado para o grande dia.

Boa prova!


Por Richard Günter
Fontes: MEC | Infoescola


Podemos ajudar?