UMA COZINHA PEDAGÓGICA

Conheça uma forma simples de promover nos seus alunos a curiosidade e a refl exão matemática


A cozinha ainda continua sendo um ambiente de encontro familiar. No dia a dia atarefado, às vezes é o único local em que se pode reunir toda a família por  um instante. Mas agora, com o isolamento social, o cômodo tem se tornado mais vivo, sendo possível transformá-lo num ambiente de aprendizagem, já que nele há diversas ferramentas para se pensar na matemática. Que tal propor ao seu aluno uma atividade enquanto a família prepara uma alimentação?

Quando as compras são realizadas no supermercado, precisamos pensar em pontos, como a proporção dos espaços, os limites de itens por recipiente, a quantidade referente ao consumo por pessoa. São muitas questões a serem exploradas. Por isso, utilizar a realidade para ensinar o conteúdo de um componente é uma forma interessante de engajar os alunos e tornar a aprendizagem signifi cativa. Com os estudantes em casa, proponha atividades em que sejam aproveitadas as receitas e outras experiências, como por exemplo conceitos de capacidade, massa, razão e proporção.

Pode até parecer simples, mas convidar para atividades na cozinha é um desafio e uma forma de buscar metodologias diferentes para garantir a aprendizagem dos alunos. Por isso, pense em tarefas que possam promover conhecimento através do que já é realizado na casa de cada um, como:

• Medidas de massa e suas equivalências: atividade relacionada à quantidade de copos, xícaras e vasilhas de água necessária para completar uma garrafa vazia.

• Problematizando com as proporções diretas: atividade que resolva problemas com variação de proporcionalidade direta onde os estudantes sejam desafiados a dividir ingredientes, como biscoitos ou pedaços de uma barra de chocolate, seguindo diferentes critérios matemáticos.

• Descobrindo a razão no preparo de uma receita: atividade relacionada às divisões desiguais onde os estudantes têm por objetivo resolver uma situação-problema com quantidades diferentes de frutas para preparar um litro de suco.

• Saúde, o açúcar e o sódio em alimentos: atividade que propõe aos alunos analisarem rótulos de embalagens para verificar a quantidade de açúcar e sódio presente na composição de cada produto.

• Medidas de massa na alimentação: atividade para analisar conteúdo de embalagens, onde os alunos devem observar a tabela nutric ional nos rótulos de alimentos que consomem com frequência. A ideia é verificar a quantidade de nutrientes em cada porção e o quanto isso corresponde ao total da embalagem.

• Proporções na cozinha: atividade para perceber a relação entre a variação de grandezas diretamente proporcionais onde os alunos podem elaborar uma receita receitas com os ingredientes que variem para render porções que sirvam determinadas quantidades de pessoas.

Sem dúvida, partindo dessas sugestões, a cozinha pedagógica será um sucesso, pois os alunos aplicarão na prática conceitos como fração, porcentagem, variação de proporcionalidade entre grandezas, além de aprenderem uma receita saborosa e nutritiva em família.

 

Pães de Queijo ou Aula?

De acordo com o Ministério da Educação e a BNCC, o estudo das frações tem início na 1º fase do Ensino Fundamental, através de situações envolvendo material concreto. No decorrer das séries seguintes, os conteúdos relacionados começam a ser dinamizados, as noções básicas são utilizadas nas definições de razão, proporção e regra de três. Buscando encontrar uma maneira dos estudantes enxergarem a matemática no cotidiano, a Revista Appai Educar pesquisou uma receita que pudesse identificar em quais situações dentro dessa atividade de culinária o estudante pode perceber a presença da matemática.

O professor da disciplina, Marcos Noé, da equipe Brasil Escola, sugere uma atividade que pode ser desenvolvida com alunos do 5º ao 7º ano, pois ao longo do processo eles poderão medir a proporção de todos os ingredientes desenvolvendo um relatório em que serão cumpridos os parâmetros da BNCC. Além de toda a ajuda no raciocínio matemático, as práticas de culinária também são importantes por outros fatores, já que essa prática desenvolve a autonomia e a independência do estudante.

RECEITA: PÃO DE QUEIJO

30 porções

– 1/2 copo de óleo de soja
– 1 copo de leite
– 4 ovos
– 250 gramas de queijo meia-cura 1/2 kg de polvilho doce
– 1 colher (sobremesa) de sal

Com base na receita padrão acima, sugira ao aluno que determine as medidas, caso haja uma redução para 15 porções.

1/2 copo de óleo de soja
1/2 : 2 = 1/4
1 copo de leite
1 : 2 = 1/2
4 ovos
4 : 2 = 2
250 gramas de queijo meia-cura 250 : 2 = 125 gramas
1/2 kg de polvilho doce
1/2 : 2 = 1/4 kg = 250 gramas
1 colher (sobremesa) de sal
1 : 2 = ½

 

Portanto, a receita para 15 porções será:

– 1/4 copo de óleo de soja
– 1/2 copo de leite
– 2 ovos
– 125 grama de queijo meia-cura
– 1/4 kg de polvilho doce
– 1/2 colher (sobremesa) de sal

 

No caso de uma receita para 60 porções, teremos:

– 1 copo de óleo de soja
– 2 copos de leite
– 8 ovos
– 500 gramas de queijo meia-cura
– 1 kg de polvilho doce
– 2 colheres (sobremesa) de sal

 

A receita padrão deverá ser alterada no intuito de mostrar aos alunos que, quando aumentamos ou diminuímos a quantidade de pessoas, devemos aumentar ou diminuir os ingredientes de forma proporcional.

Observação importante: Toda e qualquer receita realizada deve ter acompanhamento/auxílio de um adulto.


Por Richard Günter
Fontes: Brasil Escola | Nova Escola | MEC


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