OLHAR PARA O CÉU…

... desperta curiosidade e promove aprendizagem


Quem nunca se perguntou: por que céu é azul? Do que são feitas as nuvens? Como o arco-íris é formado? Se você leciona para o Ensino Fundamental, certamente já se deparou com esses questionamentos dos pequenos.

Saiba que essas questões podem render uma superaula de ciências, onde os alunos precisam apenas olhar para céu, anotar perguntas e mergulhar nas pesquisas.

Propor atividades que despertem o interesse e a curiosidade é cada vez mais difícil em tempos onde os estudantes se dispersam facilmente com as tecnologias digitais. Por isso, essa atividade alinha ciência e tecnologia, tornando possível a partir dos aplicativos SkyMap e Star Safari fazer uma leitura do céu e encontrar corpos celestes invisíveis a olho nu, utilizando geolocalização e a câmera do smartphone. O legal é que ambos os apps têm versões gratuitas e estão disponíveis para Android e iOS.

Como sugestão para iniciar essa atividade, explore os fenômenos do cotidiano, como a formação do arco-íris, as 4 fases da lua, as nuvens e as chuvas, pois estimulando a curiosidade certamente você ajudará na busca de informação e compreensão sobre a terra e o universo, que é um dos tópicos que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

O que diz a BNCC sobre a observação do céu?

Em um trecho retirado da página 128 a versão fi nal do documento diz: “Na unidade temática Terra e Universo busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes.”.

De acordo com a pasta, ao observar de forma sistemática, os estudantes do Fundamental I estão aptos a identificar fenômenos que permitiram avanços para a humanidade, como a agricultura e a construção de calendários, entre outros. Já os alunos do final do Fundamental devem ser capazes de explicar os fenômenos que envolvem a Terra, a Lua e o Sol, sob o conceito explicativo da ciência”.

E o mais legal é que os estudantes podem realizar essa atividade em casa!

Que tal pedir para cada um tirar 3 fotos (uma do período da manhã, outra da tarde e uma última da noite)? Realize essa atividade e nos envie as produções dos seus alunos, pois elas poderão aparecer na nossa próxima edição!

e-mail: redacao@appai.ogr.br


Por Richard Günter
Fontes: Nova Escola | Superinteressante


Podemos ajudar?