Recursos digitais são os grandes aliados nesse período

Colégio Estadual utilizou recursos digitais para manter a aprendizagem e interesse dos alunos durante as aulas a distância, entre eles as lives do Instagram.


Esse período de isolamento tem sido desafiador para professores e alunos que tiveram que ensinar/aprender utilizando recursos digitais, de forma remota. No Colégio Estadual Padre Anchieta não foi diferente! O diretor Renan Oliveira conta que os projetos interdisciplinares existentes e planejados para aulas presenciais foram adaptados para o período remoto.

Como, por exemplo, o projeto Valores universais em que cada turma está abordando um tema junto dos professores; lives no Instagram da escola com a cantora Daíra Saboia; e a escritora Maria Tereza Maldonado sobre o livro “Construindo a Felicidade”. O educador ressalta ainda que o foco principal é a aprendizagem por meio de projetos. “A metodologia existente nas aulas presenciais favorece o protagonismo juvenil e foi colocada em prática também nesse período remoto”, explica Renan.

Além disso, o colégio desenvolveu outros projetos multidisciplinares nesse período:

 

Viajando nas Aventuras

O projeto visa incentivar a leitura e aprimorar as habilidades de interpretação e produção de texto. Para isso, a turma do 8º ano, em atividade mediada pela professora de Língua Portuguesa, participou de uma live com a autora Maria Tereza Maldonado sobre o livro “Construindo a Felicidade”, que traz um tema essencial para ser discutido nos dias atuais diante das circunstâncias emocionais e desesperançosas da vida, além de dicas importantes de como transformar obstáculos em algo positivo conforme relatos da docente.

Também participou do encontro o aluno Renato Mendes, que concluiu o Ensino Médio em 2019, apresentando e discutindo seu livro recém-lançado chamado “Ensaios sobre a pandemia: do negacionismo ao futuro do Brasil”, que está disponível em e-book.

 

Sessão das Quinze

Valorizando a cultura e música brasileiras, as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio foram convidadas a participar de uma live na página da escola no Instagram com a cantora Daíra Saboia, com foco na leitura das letras e contextualização das músicas com a realidade. “Além de ouvirmos boas canções, a atividade propõe um bate-papo bem dinâmico sobre a carreira e o processo de criação das composições”, conta Renan.

 

Semeando Vidas

Dando continuidade aos objetivos traçados, foi retomado o projeto Declaração Universal dos Direitos Humanos, realizado em 2019, desta vez com foco nos pilares da convivência que são os “Valores Universais”. O diretor explica que a proposta aborda questões que envolvem o marco referencial da escola, o contexto psicossocial atual e o programa antibullying. As estratégias utilizadas para interação e organização foram a plataforma Google Classroom e, principalmente, os grupos de WhatsApp.

 

A equipe pedagógica definiu a metodologia, com a avaliação e culminância dos trabalhos realizados por meio das mídias sociais da escola: Facebook, Youtube e site. “Como a instituição já promoveu uma ressignificação dos projetos tornando-os bem atrativos para os alunos, teremos a oportunidade da apresentação de forma diferente da habitual. Fico muito feliz por conseguirmos adaptar para o ensino remoto nossos projetos presenciais. Foram comoventes a dedicação da comunidade escolar e a vontade de estarmos juntos neste abraço e projetos virtuais”, finaliza Renan Oliveira.

 

Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?