Baú das memórias

Projeto leva alunos da Educação Infantil a conhecer grandes nomes das artes


Seja criança, jovem ou adulto, todos nós temos memórias, de um tempo distante ou recente, guardadinhas em um lugar especial. Esse sentimento secreto pode estar contido em um diário ou em algumas folhas, guardanapos, drives, CDs, celulares ou simplesmente em nossas memórias afetivas.

Para falar um pouco desse túnel do tempo, as professoras Jaqueline Evangelista e Ana Paula Cabral, com o apoio de toda a equipe pedagógica da Creche Emei Tiago Prado Santos, em Mesquita, desenvolveram entre as turmas do Infantil o projeto Baú de Memórias.

Projeto almeja ampliar a oralidade, a linguagem visual e o conhecimento dos pequenos

 

Abrindo o baú da cultura

O objetivo era abrir esse lugar mágico das artes musicais, da literatura, da pintura, através das brincadeiras, e resgatar todas essas incríveis histórias a fim de enriquecer ainda mais o projeto. Para tanto, as professoras Márcia Silva e Larissa Romana apresentaram as obras de Vinícius de Moraes e Claude Monet às turmas infantis, com faixa etária entre 3 e 4 anos, ampliando às crianças as possibilidades de conhecimento do mundo.

Um dos eixos trabalhados nas turmas entre os pequenos foi o desenvolvimento da oralidade. Por já saberem se expressar, as possibilidades de aprendizagens nessa habilidade ganharam o contorno de aprimoramento das capacidades comunicativas.

Buscando essa perspectiva, as professoras exploraram o universo literário e das artes de Vinícius e Monet, dando ênfase à memorização de poesias, parlendas, desenhos, brincadeiras com apelo motor e de raciocínio lógico, músicas e obras variadas, sem falar nas muitas rodas de conversa.

 

Mais comunicação oral, mais conhecimento

De acordo com a equipe pedagógica, as exposições orais também foram um excelente motivador para que as crianças aperfeiçoassem essa comunicação oral sempre utilizando o lúdico como pano de fundo.

E nesse baú das artes, a criatividade teve seu toque especial na ampliação do vocabulário e na retenção da atenção dos pequenos. É o que explica a professora Jaqueline: “Todas as telas de Claude Monet foram construídas pelas crianças que se dedicaram e se apaixonaram pelos lindos jardins do artista”.

Ao falar sobre os poemas de Vinícius de Moraes, a professora Ana Paula se derrete ao explicar que toda a narrativa foi realizada com intuito de despertar as crianças para esse encantamento literário. “De forma lúdica e interativa realizamos a construção da metamorfose da borboleta e com uma árvore representamos o voo de nossos alunos, revela a professora Ana Paula.

De acordo com a diretora Marcia Silva, nesse universo de memórias, um personagem não poderia ficar de fora: a família. “A nossa culminância teve a participação da comunidade e responsáveis que interagiram com as obras e se encantaram não somente com o projeto, mas sobretudo com o resultado demonstrado pelas crianças”.

Além de observar cada elemento figurativo usado durante o projeto, os alunos mostraram que também já sabem dividir conhecimentos

 

Escola e família em prol do amanhã

Um desses lindos momentos foi protagonizado pelo pequeno Davi, de 3 anos, ao segurar na mão da mãe e dizer: “Mamãe, vem conhecer a casa rosa do Monet”, fascinante! Mas não parou por aí. Ao ser questionada por qual motivo o artista parou de pintar, a pequena Fernanda já tinha a resposta na ponta da língua. “Ele ficou com dodói no olho (catarata)”, disse a pequena no iniciar dos seus 3 anos.

Na arte de brincar, novas descobertas são feitas e repassadas aos pais

Uma outra mãe, superorgulhosa ao ver o seu pupilo declamar como gente grande: “O meu filho recitou o poema de Vinícius de Moraes e eu me emocionei por ele e pelo lindo trabalho da escola”, revela a responsável da Gizele.

Ao falar sobre o resultado do projeto, a diretora Marcia Silva fez questão de frisar o quanto as atividades deram oportunidades às crianças de se encantarem pela leitura, pelo conhecimento, pela escola, por seus professores e, sobretudo, por poder dividir saberes com suas famílias. “Fiquei encantada em ver como elas compreenderam o projeto e se interessaram em apresentar aos seus pais as obras de Vinícius e Monet. Esse retorno de conhecimento que transforma vidas é arrebatador,” finalizou a diretora.


Por Antônia Lúcia
Creche Emei Tiago Prado Santos
Rua Cosmorama, s/nº – Cosmorama – Mesquita/RJ CEP: 26582-020
Tel.: 2697-4612
Diretora: Marcia Silva


Podemos ajudar?