Professora vira fenômeno com videoaula

Com recursos simples, criatividade e muita paixão por ensinar


Um número cada vez maior de professores está trocando o papel e a caneta pela tecnologia do celular para realizar suas aulas on-line. Esse efeito crescente de videoaulas sendo instauradas, sobretudo em função desse momento de isolamento social, parece ter vindo para ficar.

Mesmo com toda dificuldade, seja no planejamento, na elaboração do roteiro das aulas, na composição do espa-ço e na administração do tempo, para se exercer o trabalho home offi -ce, os educadores têm inovado em suas habilidades e competências.

É o caso da professora de Educação Infantil Aline Oliveira, da escola Municipal Professora Vicentina Gomes Ribeiro Ávila, no mu-nicípio de Datas, em MG, que recentemente também se transformou em um grande sucesso nas mídias sociais.

Preocupada em não perder o elo e nem o ritmo do ensino dos seus alunos de 3 a 5 anos, a tia Aline, como eles a chamam, co-meçou a pensar numa forma de levar os conteúdos não apenas de maneira atrativa, mas sobretudo que gerasse conhecimento para os pequenos em fase de alfabetização.

Através dos meios virtuais a professora encontrou um caminho para que o elo com seus pequenos não fosse prejudicado ou enfraquecido

A inspiração para criar a página “Professora Aline no Facebook”, na qual divulga os vídeos e as atividades, nasceu a partir de ver a sua fi lha assis-tindo um canal infantil. “Então pensei: por que não criar um espaço em que eu possa contar as histórias, interagir com os pais e os pequenos e ainda repassar as atividades?”.

Apaixonada pela educação, pela magia do conhecimento e pelo encanto de dividir histórias, risos e alegrias, Aline encontrou no virtual o caminho para que o elo entre ela e seus pequenos não fosse prejudicado ou enfraquecido.

Para estimular a oralidade nessa faixa etária, uma vez que a comunicação lúdica é essencial nesse processo, Aline contou com o total apoio dos pais. Então o primeiro passo foi criar um grupo de Whatsapp entre os responsáveis para que estimulassem os pequenos a interagir com as atividades propostas.

E como até então as aulas virtuais eram mais comuns para os alunos maiores, as realizadas para um público infantil precisariam ganhar uma roupagem mais lúdica, mais animada, explica Aline.

“E foi aí que comecei a personalizar os vídeos, colocar músicas e criar cada vez mais interatividade, até porque eu desenvolvo meu trabalho com base na afetividade, sinto que o laço que envolve e une o professor e o aluno é mágico”, frisa.

Para organizar e planejar as aulas, os vídeos e todos os conteúdos a serem disponibilizados nas mídias sociais, Aline conta com a ajuda da fi lha Ana Gabriely e do marido Nilson, que auxiliam não somente na gravação, como também nas edições e preparação do cenário. A docente faz questão de frisar que todo o material que utiliza é basicamente o que já tem em casa e já usava nas aulas presen-ciais, como, por exemplo, o Senhor Alfabeto.

Ao ser perguntada sobre a questão satisfação versus trabalho, Aline relata que o carinho recebido dos pais, alunos e amigos só a fortalece e dá energia para continuar. “Eu sinto que estou no caminho certo”, garante a professora que hoje já alcançou milhares de educadores, pais e outras crianças, compartilhando o aprendizado de forma alegre e divertida. “Assistam os vídeos e espero que gostem!”, finaliza feliz.

 

Conheça algumas dicas para a criação de videoaulas de qualidade

Ter um conhecimento básico na produção de vídeos é essencial para a criação de videoaulas otimizadas. Mas, caso você não domine essa área, o EAD da Appai tem um curso básico gratuito para você.

1 – Planeje e teste o conteúdo

2 – Divida-o em tópicos

3 – Defi na seu público-alvo (alunos, séries, relevância etc.)

4 – Use uma linguagem adequada a esse público

5 – Trilha sonora, mesmo que simples, sempre faz a diferença na produção

6 – Não exagere nos efeitos. Só use em caso de necessidade

7 – O tempo é primordial, entre 1 e 3 minutos é o sufi ciente. Segundo pesquisas, o vídeo curto retém a atenção de cerca de 70% do público, enquanto o longo, de apenas 50%.

8 – Seja objetivo

9 – Prime pela qualidade

10 – E, por último, esteja atento à ordem da narrativa


Por Antônia Lúcia
Escola Municipal Professora Vicentina Gomes Ribeiro Ávila
Rua Padre Afonso L. de Sousa – Datas/MG
CEP: 39130-000
Tel.: (38) 3535-1001
Facebook: www.facebook.com/profesoraalineeducacaoinfantil/


Podemos ajudar?