Criando novos hábitos

Iniciativa estimula alunos à aprendizagem de língua estrangeira e incentiva uma alimentação saudável com receitas retiradas da Revista Appai Educar


Ensinar hábitos saudáveis na escola é legal, né? E que tal aproximar o vocabulário de outra língua através da oralidade e observação do cultivo de hortaliças? Foi isso que a professora de Espanhol, Wilma Vidal Costa, fez! Unindo as duas propostas, ela desenvolveu um projeto voltado para sustentabilidade na Escola Municipal Camilo Castelo Branco, localizada no Jardim Botânico.

A educadora conta que desde 2016 a escola desenvolve projetos voltados para essa área através da horta, que foi se incorporando ao ambiente escolar e hoje faz parte das práticas pedagógicas multidisciplinares realizadas na instituição. O trabalho conta com a orientação dos professores Roberto Mattos de Mendonça (História), Cristiane Pimentel Victório (Ciências), Jenny Iglesias Polydoro Fernandez (Língua Portuguesa) e outros docentes externos voluntários.

A ideia é trabalhar com a conscientização dos alunos e incentiválos a costumes alimentares saudáveis. Além de manter o hábito de consumir produtos que forneçam os nutrientes adequados ao desenvolvimento do organismo e ampliar as possibilidades quanto ao que comer, através de receitas veiculadas em ambiente escolar. “Sem esquecer, é claro, de trabalhar os vocábulos hispânicos, explorando a oralidade e observação do cultivo de hortaliças”, explica Wilma.

Para degustação durante a culminância do projeto, os alunos prepararam receitas saudáveis retiradas de uma matéria da Revista Appai Educar

 

O trabalho foi iniciado com as turmas 7.101 e 7.201, trazendo como temática as frutas e reforçando o quão saudáveis e nutritivas elas são. Além dos diferentes preparos que oferecem, como sorvetes, tortas, bolos, vitaminas, sucos, iogurtes e mousses. A professora ofereceu ainda o vocabulário em espanhol, utilizando estratégias de leitura como instrumento, para que eles inferissem o significado em português. Em seguida, prepararam desenhos para um mural, denominando em espanhol tanto as frutas como as várias possibilidades de degustá-las.

O professor Roberto foi quem recebeu os alunos na horta da escola, explicou quais alimentos eram cultivados lá (temperos, verduras, legumes, ervas medicinais) e citou também as “pancs” (plantas alimentícias não convencionais). Ao retornarem para a sala de aula, Wilma pediu que escrevessem em espanhol o nome dos vegetais que eles tinham conhecido. Os estudantes também elaboraram placas para identificar cada produto em espanhol e prepararam caixas para colar os desenhos, cuja intenção era ornamentar as mesas na culminância do projeto.

Através da horta no ambiente escolar, os alunos aprendem sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis

 

Para degustação durante a exposição, os alimentos escolhidos foram o bolo de beterraba e as pastas de requeijão com cenoura e beterraba raladas, sugestões que, segundo a professora, foram retiradas da Revista Appai Educar na matéria Meu doce… virou legumes. “O lixo orgânico produzido no preparo desses alimentos foi conduzido para a confecção de adubo”, ressalta Wilma.

A educadora afirma que ficou muito contente com a participação do corpo docente e de outras turmas. “Os alunos participaram das etapas do projeto ativamente e ficaram entusiasmados com os novos sabores degustados. É sempre um desafio introduzir outros produtos na comida de crianças e jovens, mas é saudável estimular os sentidos e diversificar os tipos de alimentos tão variados no nosso país”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Camilo Castelo Branco
Rua Pacheco Leão, 1.004 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ CEP: 22460-036
Tel.: (21) 2294-9248
E-mail: emcbranco@rioeduca.net
Fotos cedidas pela professora


Podemos ajudar?