Um jogo para todas as disciplinas

Saiba como o Jogo da Memória pode ser um grande aliado na aprendizagem


O jogo da memória é um verdadeiro clássico entre as brincadeiras para crianças. Mas, além de divertida, a atividade pode ser uma ótima oportunidade par especial na rotina educacional das crianças. Com o jogo da memória, se obtêm benefícios como a capacidade de desenvolver habilidades de concentração, autonomia e confiança.

Sabemos também que um dos maiores desafios do dia a dia do professor é transformar o  aprendizado em uma tarefa lúdica, especialmente no  caso dos pequenos alunos. Para tal, não é preciso apenas muita criatividade e jogo de cintura para lidar com o pique desses estudantes, mas também instrumentos que atendam às necessidades pedagógicas e atraiam o interesse deles. Por isso, os jogos e brincadeiras são perfeitos para esse objetivo. Especificamente nesse jogo que estamos sugerindo como atividade educacional, há um apelo que adentra os requisitos da BNCC, pois ele pode auxiliar no aprendizado, fornecendo diretrizes sobre o respeito às regras, estratégia e controle do tempo, proporcionando à criança desafio de superar a si mesma e de trabalhar em equipe, se for produzido de forma personalizada.

Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista. Tanto as potencialidades quanto as afetividades da criança são harmonizadas no desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas.

Está comprovado,  de acordo com Piaget, que estabelecer ligações com conhecimentos prévios ajuda a fixar conceitos, fatos e procedimentos, ainda mais quando aliado à emoção em sala de aula. O jogo da memória, por exemplo, exige que o aluno não só se lembre da posição das peças, como também crie formas de não as confundir com outras.

 

Saiba como aplicar o jogo da memória na sua disciplina

Português: em uma carta coloque antônimos e na outra sinônimos. Podem ser feitos também com coletivos, letras iniciais de objetos etc.

Matemática: a tabuada pode ficar muito mais divertida com este jogo. Em uma das cartas coloque a questão, na outra a resposta. A criançada vai se amarrar na hora de resolver esse cálculo.

História: os alunos precisam encontrar as cartas relacionando acontecimentos históricos e datas importantes. O que aconteceu no Brasil em 1500? E em 1789 na França? Esse é um aulão histórico!

Geografia: países e capitais vão fazer com que os estudantes fiquem craques nessa memorização. Para ficar mais criativo, o aluno pode pintar o interior da carta de acordo com as bandeiras das nações.

Inglês: Do you speak english? Sun/sol; summer/ verão; sunset? Em uma carta escreva a palavra em português, na outra sua tradução. Se os alunos estiveram mais avançados, você pode aprimorar os conhecimentos. Pode-se também aplicar o mesmo método para outras línguas.

Clique aqui, faça o download e imprima molde do jogo de memória produzido exclusivamente pela Revista Appai Educar.


Por Richard Günter
Fontes: MEC | BNCC


Podemos ajudar?