A cultura digital e a educação

Veja o relato de um professor sobre as mudanças na forma de ensinar e como a comunidade escolar tem se adaptado a esse universo digital.


No início do mês, a Revista Appai Educar perguntou por aqui de que forma você, professor, está fazendo para ensinar seus alunos durante esse período. Recebemos alguns relatos por e-mail e um deles foi do educador Leandro Silvio Martins, que é associado da Appai e leciona Geografia em diversas escolas em Nova Iguaçu. Veja o que ele tem feito!

O docente conta que o primeiro passo foi orientar os alunos sobre a utilização da busca de informações na internet e ensinar a utilizar o celular como ferramenta de aprender. “Confesso que não está sendo fácil, nem para o professor, que foi arremessado ao EAD por conta da situação, nem para o aluno que também precisou aprender. O que ajudou foi a Revista Appai Educar, que já apresentou matérias a respeito da capacitação do profissional de educação para utilização do ambiente virtual”, garante.

Ele ressalta que também passou a utilizar os recursos orientados pela direção da escola, como o Google Classroom, além das redes sociais e sites que permitam postagem de vídeos. “Acabou que eu e meus colegas, além de professores, nos transformamos em youtubers. Inovando com vídeos, quizzes virtuais a respeito das disciplinas e outros recursos”.

Relacionado ao conteúdo da disciplina, o professor conta com o material e os trabalhos divulgados no site do IBGE, em especial para as turmas de Ensino Médio. Leandro afirma que lá é possível encontrar mapas com diversos critérios disponíveis para impressão. “Os alunos que dispunham esse recurso imprimiram na própria casa. Já para os que não tinham essa condição, a escola se disponibilizou para ajudar, seja com o material direto ou utilizando programas para realizar as tarefas propostas no computador, que poderiam ser enviadas por e-mail. Já outros alunos deixaram fluir a veia artística, desenhando os mapas pedidos”, relata o educador.

Durante esse período, ele tem trabalhado com seus alunos o conceito de regiões, focando nas singularidades de cada uma delas. Além disso, abordou tópicos estudados em cartografia, onde os alunos produziam um mapa político, entendendo também os critérios utilizados para definir os temas desse tipo de técnica. “Para isso utilizei o IBGE Educa, gravei inúmeros vídeos explicativos que coloquei no meu canal do YouTube e também recorri a um grupo no Facebook. Já as aulas ocorrem no aplicativo Google Classroom”, explica Leandro.

Outros recursos, como o WhatsApp, também estão sendo empregados para tirar dúvidas. O que, segundo ele, auxiliou na promoção de um debate a respeito do atual momento de globalização, capitalismo informacional e o avanço na tecnologia de informação.

 

Realidades diferentes

Com a experiência de lecionar em escolas particulares e públicas, Leandro notou como essas realidades distintas podem impactar na “nova forma de educar”. De acordo com o professor, alguns alunos estão comprometidos, enviando as atividades no mesmo dia. Por outro lado, nas escolas públicas, nem todos possuem meios de estarem conectados para as aulas. “Até mesmo alguns profissionais, seja por não saberem lidar com a EAD ou pelo mesmo motivo de grande parte dos estudantes: falta de recursos. Muitos utilizam a internet apenas por dados. E isso impossibilita verem muitas videoaulas, por exemplo”, relata Leandro.

Sabemos que o que estamos vivendo é algo novo e que ainda precisamos nos adequar às novas formas de trabalhar, ensinar e aprender. A Revista Appai Educar estará sempre aqui, para levar informação de qualidade ao nosso leitor e buscando opiniões de profissionais com dicas de recursos e atividades que podem ser desenvolvidas por você, professor. Acompanhe o nosso site e fique por dentro de todas as novidades!


Por Jéssica Almeida


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