Crie aulas on-line


Com a suspensão das aulas em todos os estados da Federaçã, a Revista Appai Educar selecionou algumas plataformas para ajudar você, professor, a selecionar a melhor trilha de aprendizagem para sua turma, com comodidade, e compartilhar saberes e novas experiências de ensino.

Assim, professores de toda parte do planeta estão fazendo cada vez mais o uso de plataformas on-line como ferramentas de apoio na confecção de suas aulas a distância. Confira alguns dos melhores recursos digitais e aprimore a interação entre suas turmas:

 

1 – Fórum

Crie uma pergunta sobre um determinado tema e realize interação, debate e discussão entre seus alunos. A plataforma permite acompanhar a frequência, bem como maneiras de interagir propostas na atividade.

Ferramenta: Google Doc

 

2 – Wiki

Construa texto coletivo, a várias mãos, onde os alunos poderão contextualizar e desenvolver um apêndice colaborativo, incentivando o trabalho em grupo.

Ferramentas: Google Docs / Google Apresentações 

 

3 – Questionários

Trabalhe com questões de múltipla escolha e faça a tabulação dos resultados dos dados com gráficos e planilhas intuitivas, através dos recursos do Google formulário.

Ferramenta: Google Formulário

 

4 – Vídeos

Na interação com imagens podemos pedir a produção de pequenos vídeos com o uso do celular para apresentação de uma ideia, de acordo com a orientação de cada professor.

Caso o docente tenha um canal no Youtube, essa produção pode ser usada como fonte de consulta entre a turma, de acordo com a orientação dada para os estudantes.

Ferramenta: YouTube

 

5 – Chat

Permite a comunicação em tempo real para tirar dúvidas e promover esclarecimento das ações pedagógicas e atividades propostas.

Ferramenta: Google Hangouts

 

6 – Enquete

Criar uma pergunta e, a partir do resultado dessa pesquisa, usá-la em um objetivo previamente determinado entre professores e alunos.

Ferramenta: Google Formulário

 

7 – Glossário

Criação de um glossário para termos relacionados ao assunto estudado.

Ferramentas: Google Docs / Google Planilhas

 

Leia mais:

Professora incentiva a quarentena literária em meio à epidemia do coronoavírus

Secretarias criam plano para entregar aula a distância em pandemia do coronavírus

Coronavírus: confira dicas de como lidar com a doença nas mídias sociais

 

Outros links úteis:

GoConqr – Mapas mentais / flashcards / fluxogramas
WDL  – Biblioteca digital mundial
IME-Unicamp – Matemática para Ensino Médio
Escola Digital – Recursos digitais de aprendizagem
Aberta – Recursos Educacionais Abertos
Nova Eja – Material para download


Por Antônia Lúcia
Fonte: Porvir

 


Podemos ajudar?