Um colorido especial

Através da revitalização da fachada da escola, alunos aprendem sobre sustentabilidade e valores


As crianças são o futuro e devemos educá-las com uma visão diferenciada a respeito das questões ambientais do nosso planeta. Com esse pensamento, o supermercado Vianense, em parceria com Instituições Educacionais, desenvolveu o projeto de sustentabilidade Muro Verde, cujo intuito é debater alguns assuntos sobre essa temática. Entre eles, a importância de se ter um bairro arborizado, economia de água e de energia, jogar lixo na rua e suas consequências, além de implementar os 3 Rs (recicle, reutilize e reduza).

O Ciep 099 Dr. Bolivard Gomes de Assumpção, localizado em Nova Iguaçu, participou dessa ação socioeducativa, alinhada ao projeto da escola Leio, escrevo, interpreto o mundo. Sou um cidadão!, que visa trabalhar poesia, música, fábulas, contos e artes plásticas. E também a abordagem dos seguintes valores: respeito, honestidade, amizade, solidariedade, sinceridade, companheirismo, amor e união. A orientadora pedagógica Michele Almeida de Oliveira explica que o objetivo é promover o conceito de um cidadão consciente e atuante nas questões ambientais, sociais e políticas do mundo que o cerca.

A maioria dos desenhos é releitura de obras de Romero Brito e Tarsila do Amaral

Alunos, professores, a direção e os responsáveis participaram da confecção da pintura e dos desenhos feitos na fachada da escola. A maioria das ilustrações é releitura de obras de Romero Brito e Tarsila do Amaral. A orientadora conta que alguns alunos descobriram no dia que têm o dom de desenhar e pintar. “Observamos que todos os envolvidos na ação estavam muito felizes em realizar uma melhoria na escola. A transformação desenvolveu na comunidade escolar um sentimento de pertencimento e contemplação à arte. Diariamente vemos pessoas utilizando o espaço para se fotografar e também contemplar o que está exposto”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Ciep 099 Dr. Bolivard Gomes de Assumpção
Rua Simon Bolivar, 153 – Carmari – Nova Iguaçu/RJ
CEP: 26022-210
Tel.: (21) 3027-7555
E-mail: ciep099@oi.com.br
Fotos cedidas pela escola


Podemos ajudar?