Xadrez humano

Um tabuleiro gigante foi montado no pátio da escola e as peças são os próprios alunos


Para vivenciar um jogo de xadrez, o Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, localizado na Barra da Tijuca, criou um tabuleiro gigante no pátio da escola em que as peças são os próprios alunos. Isso mesmo! E as jogadas são coordenadas por quatro estudantes, dois de cada time.

A iniciativa liderada pelo professor de matemática Marcos Araújo começou após uma feira pedagógica que aconteceu na escola em 2016. Na ocasião, o educador disponibilizou alguns tabuleiros de xadrez e os estudantes começaram a jogar. Após notar o envolvimento deles, surgiu a ideia de um campeonato.

Um tempo depois, um dos profissionais da escola sugeriu que poderia ser criado um tabuleiro de xadrez no chão do pátio do colégio. A direção gostou da ideia, comprou material e construiu o espaço. Desde então, o xadrez – que já era uma das principais atividades da unidade de ensino – ganhou outros contornos e muitos interessados.

No tabuleiro gigante, os estudantes “vestem” as peças do jogo: cavalos, reis, damas, bispos, torres e peões. O educador ressalta alguns dos benefícios da prática do jogo, como desenvolver o trabalho em equipe e estimular a concentração. “Além de ajudar na resolução de problemas, pensamento estratégico e outras habilidades. Não é só lúdico, ele desperta outro olhar nos estudantes”, garante Marcos.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, reforça o pensamento do professor: “É importante associar atividades lúdicas com práticas pedagógicas. Essas ações envolvem os estudantes e provocam a reflexão, desenvolvem o trabalho em equipe e espírito de integração”, afirma.

O aluno Abraão Lincoln do Nascimento Vieira é um dos mais dedicados e joga xadrez há três anos no colégio. E, segundo ele, o gosto pelo esporte veio antes de ingressar na escola. “O xadrez é muito especial. Quando morava em Brasília, já praticava o esporte, disputava campeonatos e sempre tentava ser o melhor. Depois que cheguei ao Rio de Janeiro, me matriculei na escola e comecei a jogar novamente. Posso dizer que faz parte da minha vida”, finaliza o estudante.


Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Vicente Jannuzzi
Av. das Américas, 6.120 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22793-080
Tel.: (21) 2333-4432
E-mail: cevicentejanuzzi@educacao.rj.gov.br
Fotos: Paulo Fernando (Seeduc)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Seeduc


Podemos ajudar?