O ensino da matemática e suas aplicações

Eloan Marlon dos Reis Moreira


A matemática tem sido intitulada como um grande problema para alguns estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, por se tratar de uma disciplina complexa e na qual alguns estudantes não conseguem enxergar aplicações no cotidiano. Este artigo se baseia em conversas recentes com 50 estudantes desses períodos que tiveram, ou ainda possuem, problemas com a matemática ao longo dos anos de aprendizagem, onde todos os alunos afirmam não gostar da disciplina porque não sabem onde utilizarão todos os tópicos aplicados em sala de aula. Após saberem da importância dos conteúdos mais temíveis, e suas futuras utilizações, os entrevistados mudaram suas expressões faciais, demonstrando agora um pouco de interesse na disciplina.

O principal objetivo desse artigo é demonstrar a importância do aprendizado na matemática, tais como algumas aplicações importantes para a sociedade, como as grandes construções e as novas tecnologias, assim como para o cuidado com o meio ambiente.

Trata-se de uma disciplina essencial no mundo de hoje. É uma poderosa ferramenta para entender as coisas ao nosso redor e nossa perspectiva das questões importantes que enfrentamos como indivíduos, famílias, empresas e nações. Vemos e usamos habilidades e capacidades matemáticas todos os dias, desde manter as contas em dia, de varejistas a construtores, até advogados e contadores. Todo mundo precisa de algum nível de conhecimento específico de matemática. A maioria das profissões usa seus princípios para desempenhar melhor seu trabalho e progredir no mundo.

 

A matemática nas construções

No mundo de hoje, tratando-se de edificações, há diversos problemas nos quais se pode recorrer à disciplina ​​para criar habilidades de raciocínio para os alunos.

Por exemplo o Teorema de Pitágoras é extremamente importante nas construções de estruturas, principalmente de telhados, onde são formados vários triângulos dependendo da quantidade de água.

As equações do segundo grau são essenciais para construção, desde pequenas casas residenciais a grandes obras como pontes e viadutos. Servem também parar obtermos os valores máximos e mínimos de deformação das estruturas.

O ensino da geometria ensina futuros arquitetos a dimensionarem corretamente os espaços em grandes construções, para o melhor conforto dos habitantes.

Algumas curiosidades: o perímetro das pirâmides de Gizé é 365,24 – o mesmo número de dias no ano. E o perímetro da pirâmide dividido pelo dobro de sua altura é igual a pi (3,1416). Por fim, as medidas da Câmara do Rei são baseadas em um triângulo pitagórico (3, 4, 5).

 

A matemática e o meio ambiente

O meio ambiente é comumente utilizado para significar a biosfera, a parte viva relacionada ao nosso mundo e das quais as coisas vivas dependem. Os modelos matemáticos podem descrever partes de nosso “ambiente” e fatores que o afetam. Isso permite que previsões sejam feitas, como por exemplo quando o carvão e o óleo acabarão, quanto aumentará o mar daqui a dez anos etc.

Segundo Richard H. (2010), problemas de matemática envolvendo cálculos básicos, porcentagens, índices, tabelas e gráficos são usados para ilustrar questões ambientais, como o crescimento populacional, desperdício, escassez de recursos, poluição do ar e da água e demanda de energia elétrica.

Concluímos que a aprendizagem da matemática possui um alto valor na vida dos estudantes. Quanto mais matemáticos nos tornarmos em nossas abordagens, mais bem-sucedidos seremos. É ­uma ferramenta em nossas mãos para tornar nossa vida mais simples e fácil.


Eloan Marlon dos Reis Moreira é Graduado em Engenharia Civil, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestrando em Engenharia de Estruturas.


Podemos ajudar?