Dando asas à imaginação


Projeto utiliza Monteiro Lobato

Apresentar a leitura como fonte de imaginação e ainda aprimorar o vocabulário e a escrita. Foi assim que os alunos da Escola Municipal Dr. Sócrates, localizada em Pedra de Guaratiba, aprenderam sobre Monteiro Lobato e tiveram contato com uma das obras mais conhecidas da Literatura Brasileira: “O Picapau Amarelo”.

Os idealizadores Dulcineia Amaral, Fábio Alexandre e Marcos Tavares contam que trabalhar essa obra foi unanimidade entre os professores de Língua Portuguesa. E por se tratar de um livro do século XIX, os estudantes tiveram contato com um vocabulário histórico e sotaques regionais. “Conhecer a vida do autor também foi uma atividade que se fazia necessária, além de estimular a criatividade do texto que, posteriormente, seria uma maneira de estimular a criação dos próprios personagens por parte dos alunos”, garante a Dulcineia.

A educadora ressalta ainda que a arte estimula a criatividade e o contato com a obra favorece que a Língua Portuguesa seja explorada em plenitude. Tornando possível a visão de um mundo imaginário que foi responsável pelas criações dos alunos na culminância do projeto.

Além de abordar Língua Portuguesa e Literatura, os estudantes tiveram contato com a parte histórica do Brasil, que se faz presente no regionalismo de alguns personagens e em questões como a escravidão, tão acentuada em figuras conhecidas, como a Tia Nastácia. Ainda podemos citar a mitologia grega e a literatura inglesa muito citadas na obra. Artes foi representada através das apresentações teatrais e na ornamentação do pátio. E as mídias tecnológicas também tiveram destaque nas atividades”, explica Dulcineia.

Alunos encenando sítio do Picapau amarelo.

Os alunos aprenderam sobre Monteiro Lobato e tiveram contato com uma das obras mais conhecidas da Literatura Brasileira: “O Picapau Amarelo”

Durante a culminância, cada turma participou de uma atividade diferente. Os alunos da 1.601, 1.602 e 1.603, por exemplo, participaram de apresentações musicais e da interpretação dos personagens dos livros. Já as turmas 1.701, 1.702 e 1.703 desenvolveram um stop motion, que trouxe para o evento pequenos curtas, personagens feitos de massinha de modelar, diversos cenários e histórias reflexivas. A estudante Ana Caroline da Silva conta que estudar sobre o autor e sua obra é de grande importância, pois, além de explicar os valores da cidadania e cultura brasileira, incentiva a liberdade da imaginação.

Os idealizadores do projeto relatam que o resultado foi muito satisfatório, pois permitiu a participação de todos os estudantes em suas respectivas apresentações. “Eles assistiram ao trabalho das demais turmas criando a consciência da sua importância na formação dos valores culturais, sociais e linguísticos dos alunos”, finalizam.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Dr. Sócrates
Rua Bidu Sayão, s/nº – Pedra de Guaratiba – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 23025-043
Tel.: (21) 3108-0893
E-mail: emsocrates@rioeduca.net
Fotos cedidas pela escola

 


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