Vencendo a timidez

Através da contação de histórias, alunos perdem a inibição e melhoram suas notas em produção textual


Melhora a leitura e a escrita, ajuda a vencer a timidez e ainda diminui o nervosismo na hora das apresentações. Esses são alguns dos benefícios da contação de histórias. Sabendo disso, o Ciep 324 Mahatma Gandhi, localizado em Nova Iguaçu, desenvolveu um projeto envolvendo as turmas do 6°ano do Ensino Fundamental e o 2°ano do Ensino Médio Integral. O intuito é despertar nos estudantes o gosto pela leitura.

Idealizado pelas professoras de Língua Portuguesa, Erenilce Braga – conhecida pelos alunos como Nilce –, e de Química e Ciências, Mariluce de Souza, o projeto surgiu após uma conversa sobre o desempenho de algumas turmas, quanto a dificuldades na escrita, compreensão de pequenos textos e leitura, a partir do que observaram as docentes.

As dificuldades identificadas por elas despertaram a ideia de realizarem um projeto em conjunto, com a intenção de chamar a atenção para a importância da leitura, estimulando os alunos a pegarem livros na biblioteca da unidade escolar e, por que não, a melhora na escrita a longo prazo. Com relação ao 2° ano especificamente, a intenção era unir a turma, pois as docentes observaram grupos que possuíam dificuldades de relacionamento quando eram propostos trabalhos colaborativos em sala de aula.

A primeira etapa consistiu em apresentar o projeto para a turma de Ensino Médio, que aceitou prontamente. Após explicar como seria, foram sugeridos pela professora Mariluce três títulos para que os alunos escolhessem: “Rapunzel”, “O santo e a porca” e “Branca de Neve e os Setes Anões”, que acabou sendo o escolhido. Os estudantes perguntaram se poderiam fazer modificações na história e receberam uma resposta positiva, mas desde que não se afastassem da essência do texto.

O intuito do projeto é despertar nos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio o gosto pela leitura

Na segunda etapa os alunos fizeram um resumo da história com suas modificações, no formato de peça infantil com personagens e narrador. Depois do trabalho revisado pela professora de Língua Portuguesa, os estudantes começaram a designar os intérpretes para cada discente. Já na terceira etapa a turma apresentou a peça no auditório para os estudantes do 6°ano. A montagem teve cenário e trilha sonora tocada ao vivo, e a proposta era de que o 2º ano interrompesse a peça com a chegada do príncipe encantado, enquanto as turmas do fundamental escreveriam um final para a história, diferente do conhecido por todos nós. Após duas semanas foram entregues as redações contendo os trabalhos finais.

A história escolhida para ser apresentada foi a da Branca de Neve e os Sete Anões, que teve o seu final reescrito pelos alunos

Na última etapa, as docentes leram os textos e escolheram o final do aluno João Vitor, que para surpresa delas era um jovem muito tímido, pouco comunicativo e participativo. A turma voltou ao auditório encenando o final criado por João, onde a princesa dispensa o príncipe e vai reinar como uma doce rainha, amada por todos. Já o príncipe volta para seu reino e casa-se com uma linda princesa. O último ato da peça sugere a continuação da história, pois Branca de Neve pergunta ao famoso espelho:

– Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?

O espelho responde:

– Sim, minha rainha, a sua filha.

As cortinas se fecharam e voltaram a se abrir com a filha da Branca de Neve brincando e depois acenando para o público.

Contar histórias melhora a leitura e a escrita, ajuda a vencer a timidez e ainda diminui o nervosismo na hora das apresentações

De acordo com as professoras, todos adoraram o final. As notas do 6°ano em produção textual melhoraram consideravelmente, pois os alunos, depois de assistirem a peça, passaram a ler mais e a pegar mais livros na biblioteca. Já a turma de 2° ano avançou nas apresentações individuais dos trabalhos subsequentes e também no relacionamento entre os estudantes. “Percebemos uma melhora na timidez de alguns deles em expressar seus conhecimentos. O nervosismo diminuiu na hora das apresentações e passamos a trabalhar as dificuldades de interpretação de textos”, finaliza Nilce.


Por Jéssica Almeida
Ciep 324 Mahatma Gandhi
Rua Flávia, s/nº – Ipiranga – Nova Iguaçu/RJ
CEP: 26293-423
Tel.: (21) 2658-7139
E-mail: ciepbrizolao324@educacao.rj.gov.br
Fotos cedidas pela escola


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