Além de novas ideias

Evento promovido pela Appai reuniu especialistas que mostraram como o professor pode inovar em sala de aula sem grandes investimentos


Para inovar em sala de aula é preciso realizar grandes investimentos financeiros e tecnológicos, certo? Errado! Para isso, você não precisa de muito. Qualquer escola ou professor tem um recurso fundamental para buscar novos caminhos. Quer descobrir qual é e como pode utilizá-lo a seu favor? Então, confira essa matéria que preparamos para você!

O pontapé inicial para debater sobre Educação Disruptiva aconteceu no Hotel Othon Palace, em Copacabana, num evento promovido pela Appai que reuniu um timaço de especialistas para falar sobre as tendências e novidades do mundo da educação. O encontro foi uma iniciativa dos benefícios Educação Continuada e Revista Appai Educar em parceria com a Idapt, uma plataforma de ensino com conteúdos criados com formato e linguagem específicos para os jovens modernos.

Mas, afinal, o que é Educação Disruptiva?

Muito se fala sobre a temática, mas ainda existem muitas dúvidas sobre essa questão. O economista e fundador da Idapt, Rodrigo Angelito, conta que a educação disruptiva nada mais é que perceber que os modelos tradicionais já não são suficientes e, a partir disso, desafiar o status quo, uma expressão latina usada para se referir à situação em que algo se encontra em dado momento. “Precisamos entregar o que temos de melhor para nossos alunos, abordando os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o mundo moderno, e eliminar a mentalidade e os métodos do século passado”, explica Rodrigo. Para ele, a educação disruptiva é aquela que prepara os jovens para o futuro, com as ferramentas certas para que eles sejam produtivos e realizados em suas carreiras. “Não podemos criar o jovem para ser um robô, que armazena e processa dados. Precisamos desenvolver suas competências socioemocionais e nos adaptar para o futuro”, garante.

A professora Gabriella espalhou pela sala de aula mensagens de incentivo para os alunos no dia da prova

Elogie seus alunos!

E por falar em competências socioemocionais, o fundador da VOA Educação, Tiago Neves, também foi um dos convidados para esse bate-papo e falou sobre o assunto. Para ele, as pequenas coisas fazem a diferença na vida do estudante. “Precisamos desenvolver o ser humano de forma integral. Focar no esforço e não no QI, mostrar para o aluno que ele está se esforçando. Elogiar mais e que esses incentivos cheguem na família, mostrando o que houve de progresso”, explica.

Um exemplo disso, citado por ele, foi a professora de Magé Gabriella Freire, que viralizou na internet ao inovar na aplicação de provas. Tudo começou no início do ano letivo, quando a educadora já chegou à Escola Municipal Vereador Paulo Barenco com notícias pouco animadoras: a turma do 1º ano do Ensino Fundamental para a qual lecionaria era conhecida por não apresentar bons resultados. Dos 19 alunos, dez haviam repetido a série e alguns até mais de uma vez.

Logo depois das primeiras provas, os alertas se provaram verdadeiros. Mas, conforme foi conhecendo seus alunos, Gabriella percebeu que o motivo para o mau desempenho não era a incapacidade de aprender e, sim, o nervosismo antes das provas, desencadeado pelas cobranças rígidas dos pais.

A partir daquele momento, Gabriella buscou inspirações na internet e mudou a abordagem antes das provas. Em uma delas, os pequenos foram recebidos com suco de maracujá, lápis e borrachas estilizados, uma sala decorada com balões coloridos e mensagens de incentivo coladas nas mesas e paredes antes de realizarem o teste de Ciências. O resultado positivo da ação de Gabriella foi imediato: seis alunos gabaritaram o teste, enquanto os outros obtiveram notas acima da média.

Tudo isso prova que o professor precisa ter sensibilidade e se adaptar a determinadas situações. Além de mostrar que com um pouco de criatividade é possível inovar em sala de aula.

Os pequenos adoraram a surpresa e seis gabaritaram o teste, enquanto os outros obtiveram notas acima da média

 

Como inovar com poucos recursos?

Essa resposta já foi dada no caso da professora Gabriella! Um pouco de criatividade e sensibilidade contam bastante. Além disso, Rodrigo Angelito ressalta que um dos caminhos mais acessíveis passa pela mudança dentro do professor. “Precisamos entender que vivemos uma nova era que demanda flexibilidade e criatividade para ajustar o que ensinamos e como o fazemos. Inovação não necessariamente significa novas tecnologias elaboradas, e às vezes o que precisamos é apenas um esforço extra em buscar novas técnicas e ideias para alcançar os alunos de forma mais eficiente”, garante.

Quando falamos de inovação, muitas pessoas associam a tecnologia ou altos investimentos financeiros. Mas isso nem sempre é possível, ainda mais se tratando da realidade de muitos educadores e escolas espalhadas em diversas regiões e realidades pelo Brasil. Para isso, Lucio e Lucia Abbondati, também conhecidos como os Lucios Abbondati, têm uma dica muito simples e eficaz. Para eles, qualquer escola ou professor tem um recurso fundamental para inovar em sala de aula: a criatividade. “Com ela é possível ir longe e despertar o interesse do aluno. O simples fato de contar uma história, ou transmitir o conteúdo utilizando uma música de fundo, muda tudo! Diante da classe, o professor precisa ser um showman e encantar os alunos”, explicam.

E por falar em histórias, o fundador da Estante Mágica, Robson Melo, desenvolve um projeto que estimula o protagonismo do aluno por meio da escrita e da leitura. O trabalho consiste em transformar gratuitamente as histórias criadas por eles em livros. Qualquer escola pode participar, bastando para isso acessar a plataforma www.estantemagica.com.br e se cadastrar para ter acesso aos projetos pedagógicos. A partir daí é só escolher um deles e aplicar em sala de aula. O aluno vai elaborar sua própria história, que se transformará em um livro, e poderá fechar com chave de ouro participando de um evento de autógrafos organizado pela escola com os pais, parentes e amigos do autor.

A professora e associada da Appai Flávia Godinho conta que adorou participar do evento e aprender mais sobre Educação Disruptiva. “É uma oportunidade para o educador fazer uma formação continuada. Investir no professor é investir na educação. O evento foi excelente, aprendi muita coisa que será aplicada no meu dia a dia em sala de aula. Dicas simples, mas que fazem toda a diferença e nos motiva a querer buscar sempre novas ideias”, garante.

E você, o que tem feito em sala de aula? Tire uma foto ou grave um vídeo, poste em sua rede social e use a hashtag #souappai. E se quiser aparecer aqui na Revista Appai Educar, envie um e-mail para redacao@appsvc-siteappai.azurewebsites.net contando sobre o seu trabalho. Vamos adorar saber como você está inovando em sala de aula!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Carolina Salermo / Cedidas pela professora


Deixar comentário

Podemos ajudar?