Empreender é dar resposta aos desafios


Gincana desperta a capacidade dos alunos de idealizar, coordenar e realizar projetos com sucesso

Empreender é mais do que ser dono do seu próprio negócio ou ganhar uma renda extra a partir de uma ideia criativa. Dentro desse sistema de direcionamento rumo à conquista, adultos e jovens vêm se lançando nessa onda, até porque a idade não é um fator a se considerar antes de entrar ou começar um negócio por iniciativa própria. Que o digam os alunos do Colégio Divino Salvador.

De acordo com a comunidade escolar, com o avanço digital, a necessidade de inovação em todas as áreas e profissões surgindo a cada dia, as ações e projetos escolares também alavancam novas transformações. Um exemplo disso é a Nova Geds, a tradicional gincana do Colégio, na unidade Jundiaí.

O sucesso traz com ele a necessidade de inovação, e em resposta a esse desafio a edição 2019 chegou com um novo formato e muitas novidades. Dessa vez, além de esporte, solidariedade e trabalho em grupo, a ação abordou questões como empreendedorismo, proatividade, gestão de projetos e oratória, mas, claro, sem perder seu eixo central que é conhecer e reconhecer o outro.

Na primeira fase, as turmas foram divididas em grupos com a atribuição de arrecadarem doações a serem destinadas a entidades da cidade. Segundo a coordenação pedagógica da Divino Salvador, a cada meta batida eles conquistavam selos chamados Jordan, que desbloqueavam a participação dos times nas modalidades esportivas. “Todos precisam se movimentar para conquistar os objetivos. Então cabe aos alunos traçar estratégias, organizar, planejar, pedir patrocínio, fazer negociação com empresas”, explica Evandro Grioles, diretor pedagógico da instituição de ensino.

Além do direcionamento lúdico, através de gamificação, o diretor do colégio destacou também que o lado empreendedor dos alunos tendeu a ficar mais aguçado, a tal ponto que aqueles que não estavam tão antenados para a proposta foram despertados e envolvidos no processo. “Eles estão entendendo que esse envolvimento é essencial não apenas para um bom desempenho na Geds, mas para o seu crescimento pessoal e profissional. Isso tudo é um grande aprendizado que eles levarão por toda a vida adulta”, garante.

E reforçar o lado empreendedor das gerações atuais faz todo sentido, nesse momento de pleno crescimento de ações dessa natureza em várias áreas do mercado. Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com a participação do Sebrae, entre os anos 2007 e 2017, o número de empreendedores brasileiros aumentou 237%, um crescimento de 14,6 para 49,3 milhões. Nesse mesmo período, a população brasileira avançou de aproximadamente 191 para 207 milhões, um crescimento de 8%.

Baseada em números tão expressivos e animadores, a comunidade escolar do Divino Salvador mostrou que empreender não é somente criar um novo produto. Mas, sobretudo, reinventar, atualizar e melhorar o que já existe, como foi o caso da Geds. Para a aluna Giovanna Giarola, do 2º ano do Ensino Médio, as lições aprendidas na gincana serão importantes para seu futuro profissional e de seus colegas. “São tarefas complexas! Estou aprendendo a lidar com financeiro, a administrar o dinheiro, a organização dos alunos e de documentos”, afirma a estudante que ressalta que também a timidez está sendo vencida. “Preciso fazer contatos, falar em público. Então estou evoluindo muito neste sentido”, relata Giovanna, uma das coordenadoras da Nova Geds.


Por Antônia Lúcia
Fonte: Lívia Haddad
Colégio Divino Salvador – Unidade Jundiaí
Rua Gen. Carneiro, 105 – Vila Arens II – Jundiaí/SP
CEP: 13202-590
Tel.: (11) 4588-1365
E-mail: divino@divinojundiai.com.br
Foto: https://www.jr.jor.br/2019/05/28/divino-lanca-novo-formato-para-sua-gincana/


Deixar comentário

Podemos ajudar?