Aluno pré-escolar precisa de rotina?


Sim! Confira 5 passos fundamentais na organização dos pequenos alunos

Ao sair de casa, você provavelmente calcula como suas atividades ficarão distribuídas ao longo do dia, certo? Essa organização nada mais é do que o planejamento de sua rotina diária. É o mesmo que deve acontecer na pré-escola.

Criar a rotina nesta fase é promover o desenvolvimento prático e, também, sequenciar atividades cotidianas. O objetivo é permitir que a criança se oriente no tempo e no espaço, além de promover seu próprio desenvolvimento.

Por isso, é fundamental estabelecer o tempo certo para o desenrolar de cada tarefa, estruturando momentos diferenciados. É a partir daí que o educador estimulará a independência e a socialização dos pequenos alunos em iniciação educacional escolar.

Como cada faixa etária requer uma dinâmica diferente, não cabe organizar uma rotina igual para todas as turmas. Crianças de até 3 anos, por exemplo, demandam mais presença dos adultos, principalmente nos momentos de alimentação, higiene e descanso. Para que seja possível dar atenção aos cuidados pessoais e à aprendizagem, cabe aos gestores elaborar projetos para que o tempo seja usado a favor da garotada.

Confira 5 dicas infalíveis para organizar a rotina do aluno pré-escolar

Para que seja possível aproveitar bem o tempo das crianças no âmbito escolar, Jussara Almeida, orientadora pedagógica do Centro Educacional Felipe Marinho, em São Paulo, organizou exclusivamente para a Revista Appai Educar um passo a passo para orientar você na sua unidade escolar infantil.

CHEGADA
Algumas crianças têm dificuldade de se despedir dos pais, por isso há uma importância em saber lidar com a situação, além de promover um ambiente em que elas se sintam bem acolhidas ao chegar. Nesse momento também é possível ajudar os pequenos a criar autonomia para guardar suas coisas na sala, por exemplo.

INICIAÇÃO
Para dar partida no dia, o professor pode optar por duas maneiras:

1) Atividade com tempo livre, ou seja, a criança chega na escola e pode ficar brincando até a hora de começar uma tarefa. 2) Rodinha: um momento para ouvir/conversar com as crianças, fazer a chamada e introduzir alguns conceitos educativos através de brincadeiras e narração de histórias.

LANCHE E RECREIO
A refeição é um momento mais descontraído para os pequenos alunos, mas também pode ser a hora do aprendizado sobre alimentação e higiene. É interessante reforçar hábitos como “limpar a bagunça” da mesa, lavar as mãos e escovar os dentes. No recreio, com tudo monitorado por adultos, é a hora em que as crianças ficam mais livres para a recreação e para interagir entre si!

DESCANSO
Cada criança precisa de um tempo diferente para descansar ou ter a famosa “hora do soninho”. Apesar disso, é fato que, depois de acordar cedo e brincar, elas precisam se recompor de alguma forma. O educador pode organizar esse momento com o tempo de duração que achar necessário conforme o que conhece dos alunos.

DESPEDIDA
Na hora de encerrar a aulinha e se despedir dos pequenos, uma estratégia interessante é repassar juntamente com eles o que foi feito no dia. Após isso, todos devem ajudar a organizar a sala, além de arrumar os seus materiais nas mochilas, levando o que for necessário. A professora pode repetir as instruções para o dever de casa, se houver, e então se despedir carinhosamente de cada um.

Dicas extras da professora Jussara

“Não esqueça de orientar os alunos em relação à higiene, com um local de fácil acesso para que elas possam lavar as mãos sempre que necessário. A utilização do banheiro deve ser monitorada e também orientada, para que, aos poucos, os pequenos adquiram autonomia em relação a isso. As atividades que acontecem durante o dia devem ser planejadas com criatividade e podem ser sequenciais. Por exemplo: leia uma história e depois peça um desenho sobre ela. Nos tempos livres para brincar, pense em inovar as opções, para que as crianças não façam repetidamente as mesmas atividades. Ressalto que o professor tem que propor novas ideias de atividade sempre que for possível”, aconselha Jussara Almeida.


Por Richard Günter
Fontes: Brinquedos pedagógicos | Gestão Escolar | Escola Educação


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