Embarque nessa viagem


Feira do conhecimento é passaporte para alunos aprenderem mais sobre a cultura brasileira

créditos da imagem: http://www.ma10.com.br/2018/01/24/boi-de-sao-simao-se-apresenta-neste-sabado-em-sao-luis/#prettyPhoto

Estudar a nossa cultura nunca é demais! Tem sempre algo para aprender e compartilhar. Ainda mais o Brasil, um país extremamente rico em sua diversidade. O Centro Educacional Celistre, localizado em Jardim América, criou um projeto para identificar e promover a diversidade cultural do país. A turma da Educação Infantil, por exemplo, encontrou grandes novidades sobre artesanato, dança, habitat e comidas a partir da descoberta do Brasil. Já as turmas do Ensino Fundamental continuaram a viagem explorando os continentes ao redor e observaram alguns países que nos trouxeram importantes influências.

Foram abordadas disciplinas como Geografia, História, Ciências e Português, e o trabalho foi dividido em cinco temas. O Infantil 1 trabalhou sobre os hábitos dos indígenas brasileiros. O Infantil 2 desenvolveu atividades sobre a África de onde vieram as pessoas que foram escravizadas, enquanto o Infantil 3 trabalhou a chegada dos portugueses e os costumes que permanecem até hoje. Por fim, o minimaternal trouxe o resultado da miscigenação de todas essas influências que recebemos.

Temas desenvolvidos

Povo Indígena (Infantil I)
Quem são? Quais as etnias? As línguas? Os costumes? Tipos de danças? Brincadeiras?

Povo Africano (Infantil II)
Quem são? De onde vieram? As línguas? Os costumes? Tipos de danças? Brincadeiras?

Povo Europeu (Infantil III)
Quem são? De onde vieram? As línguas? Os costumes? Tipos de danças? Brincadeiras?

Brasil / Folclore (Maternal e Minimaternal)
Música / Comidas Típicas / Artesanato / Lendas e Danças

1º Ano – Itália
A geografia / Os costumes / Tipos de danças / Brincadeiras / Comidas

2º Ano – Austrália
A geografia / Os costumes / Tipos de danças / Brincadeiras / Comidas

3º Ano – Estados Unidos
A geografia / Os costumes / Tipos de danças / Brincadeiras / Comidas

4º Ano – Japão
A geografia / Os costumes / Tipos de danças / Brincadeiras / Comidas

5° Ano – África do Sul
A geografia / Os costumes / Tipos de danças / Brincadeiras / Comidas

A culminância do projeto teve como objetivo expor todas as atividades desenvolvidas durante os dois meses de Feira do Conhecimento e trouxe a exposição dos trabalhos confeccionados e produzidos pelos alunos em casa e na escola. E claro, um momento de interação e participação com a família.

A professora Andréa Cristina, do Infantil III, conta que o projeto foi iniciado com caravelas de papel confeccionadas individualmente por cada aluno, que enfeitaram a sala. Juntos fizeram uma embarcação portuguesa bem grande para compor o cenário, que foi a atração dos pais e alunos. “As crianças se caracterizaram com trajes portugueses, tiraram fotos, se divertiram e aprenderam sobre esse acontecimento tão importante que foi a chegada dos europeus ao Brasil. Fiquei muito feliz e realizada com o resultado que tivemos”, afirma.

A turma do 5º ano ficou responsável pela África do Sul e falou sobre os costumes, tipos de danças, brincadeiras e comidas

Outro educador que ficou satisfeito com o resultado foi Rodrigo Drumond, do 4º ano. Ele conta que a turma participou de diversos debates para entender um pouco sobre a história do país que trabalharam, o Japão. “Foi incrível toda a realização posta em prática da nossa feira: a árvore de cerejeira arrumada ao canto para representar uma tarde de chá tradicional; o videogame ‘Nintendo’, simbolizando um dos personagens mais aclamados no país, o Mário Bros; o anuário que é um livro escolar com a foto e a descrição do aluno na instituição em que ele estuda. Esses elementos compuseram o nosso trabalho e enriqueceram o conhecimento”, finaliza.

Os pequenos do 4º ano trabalharam com o Japão e também abordaram os costumes, brincadeiras e comidas


Por Jéssica Almeida
Centro Educacional Celistre
Rua Padre Peroneille, 704 – Jardim América – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21240-280
Tel.: (21) 3346-5502
Diretor pedagógico: Diogo Celistre
Fotos: Marcelo Ávila


Deixar comentário

Podemos ajudar?