Educação para o trânsito é a chave para o respeito à vida


Ir e vir da escola todos os dias é um desafio para milhões de crianças e adolescentes brasileiros. Muitos fazem uso de transporte público ou escolar, outros vão sozinhos, a pé, em grupos ou acompanhados de pais e responsáveis.

De todo modo, devido ao crescimento cada vez mais acelerado das cidades, os percursos, sejam curtos ou longos, podem ser cheios de obstáculos a transpor. Atenção, cuidado e o respeito à sinalização e às leis são decisivos.

No ano passado, encomendamos uma pesquisa nacional – com jovens de 12 a 17 anos – para compreender melhor a relação deles com o trânsito. Para nossa surpresa, apenas 2,3% dos entrevistados acham o tráfego seguro no país. É importante destacar que a perspectiva deles sempre é de pedestres ou passageiros em veículos.

No estudo, eles indicam que os três aspectos que mais impactam na segurança são: dirigir após consumo de bebida alcoólica (70,6%); utilização do celular por motoristas e pedestres (53,7%) e excesso de velocidade (53,7%).

Mas, aproveitando que recentemente foi celebrado o Dia Internacional do Pedestre (08/08), outro indicador nos fez revisitar o diagnóstico: a atitude imprudente dos jovens enquanto pedestres e passageiros.

O hábito do cinto de segurança não está totalmente assimilado: 1/3 dos meninos e meninas admitiram nem sempre utilizá-lo no banco da frente e 65% afirmaram não usar no assento de trás. Na condição de pedestres, 74,1% acreditam ter uma conduta segura, porém, quando estão em turma de amigos, esse índice cai quase 30 pontos, chegando a 45,3%.

Essas informações nos fazem crer que a proteção desses jovens não depende apenas de vias sinalizadas, passagens de pedestres disponíveis e outros dispositivos de segurança para a travessia de ruas, avenidas e rodovias. A atitude consciente de todos os envolvidos com essa dinâmica, inclusive das próprias crianças e adolescentes, é fundamental, especialmente em um contexto em que o trânsito desponta, no Brasil e no mundo, como uma das principais causas de morte.

Infelizmente, percebemos que mudanças de comportamento são geradas quando existe uma percepção sobre sua necessidade e por casos reais próximos. Em outras palavras, quando eles compreendem ou têm noção do perigo.

O ambiente das instituições de ensino é, também, o local propício para falar sobre o assunto e sensibilizar todos os envolvidos. Por isso, precisamos que a educação para o trânsito alcance, com urgência, todos aqueles em idade escolar. Hoje, apenas 28,8% dos jovens brasileiros informaram que o tema é abordado em sala de aula.

Promover a educação e a cidadania em ruas, avenidas, rodovias e nos bancos escolares é essencial para formarmos cidadãos mais conscientes sobre suas ações e mais responsáveis pelo respeito à vida.


Maria José Finardi é pedagoga, pós-graduada em Metodologia de Ensino e com qualificação em áreas como formação e orientação de projetos interdisciplinares, além de especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial.


Deixar comentário

Podemos ajudar?