Escola consciente


 
Através de projeto, colégio desenvolve ações inovadoras em prol do meio ambiente

Escassez da água, consumo irresponsável, produção de lixo acelerada e degradação dos recursos naturais. Esses problemas constantes e presentes no cotidiano despertaram a atenção dos alunos e professores do Colégio Batista Shepard, localizado na Tijuca, exigindo respostas imediatas para experimentos e ações inovadoras. Para isso, o colégio desenvolveu a Mostra de Ciências com o tema gerador Cidadãos do mundo, defensores da paz – Missão natureza, que deixou um legado: uma casa ecológica construída de bambus extraídos do próprio terreno da escola e um sistema de reaproveitamento da água dos condicionadores de ar.

A cada ano a equipe pedagógica desenvolve um tema norteador para os projetos. Tradicionalmente, nos anos pares eles executam a “Feira de Tradições Culturais – FTC” e nos ímpares “Mostra de Ciências Integradas – MCI”. Esses conteúdos são planejados pela equipe técnico-pedagógica e desenvolvidos pelos corpos docente e discente, contando com a orientação da Direção Pedagógica e o apoio do setor administrativo. Entre as disciplinas abordadas na MCI estão: Ciências e Matemática no Fundamental II e Química, Física, Biologia e Matemática no Ensino Médio. As demais disciplinas cooperaram na execução das etapas do projeto, cuja culminância foi celebrada com uma festa aberta à comunidade escolar. Nesse dia as turmas apresentaram a etapa final a partir dos subtemas abaixo:

 

6º ano – Preservar é reutilizar e reciclar – Defensores da natureza

7º ano – Reino vegetal & qualidade de vida – Defensores da natureza

8º ano – Natureza & Saúde

9º ano e 1ª série – Ecologia & Cotidiano

2ª série – Ciências da Natureza & Práticas Inovadoras

3ª série – Impacto Ambiental & Novas Práticas

Projeto Interdisciplinar – Reaproveitamento da água dos condicionadores de ar para regar uma horta sustentável nos moldes da farmácia viva.

 

A aluna Giullina Eggar, da turma 1.211, apresentou os benefícios de um carro híbrido, que estava exposto na mostra. “É sempre bom fazer este evento no Colégio, principalmente quando temos um tema como este que é meio ambiente e sustentabilidade”, afirma. O professor de matemática Emerson da Silva mostra sua empolgação ao ver os trabalhos dos alunos. “É um sentimento de satisfação e alegria perceber os estudantes envolvidos com suas famílias na busca e na construção de conhecimento”, conta.

Segundo a diretora pedagógica Ana Laura Defáveri, a mostra é o evento que mais reúne gente no colégio. “Serão cerca de 1.500 a 2.000 pessoas, temos a vocação para recebê-las e acolhê-las ensinando a elas um caminho melhor”, garante. Alexandre Aló, diretor do colégio, completa afirmando que o objetivo da instituição é passar para os visitantes e responsáveis o quanto os alunos são capazes, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, de produzir o que está nos livros, fruto de suas pesquisas.

Os diretores contam ainda que o maior resultado observado é o aumento de uma consciência sustentável nos alunos e até mesmo no corpo docente. “A reutilização de materiais recicláveis deixou como legado: uma casinha de boneca construída de pet; uma casa ecológica feita com bambus do nosso próprio terreno e um sistema de reaproveitamento da água dos condicionadores de ar, que está em pleno uso”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Colégio Batista Shepard
Rua José Higino, 416 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20520-202
Tel.: (21) 2105-0574
Site: www.batista.br
Fotos: Marcelo Ávila

Deixar comentário

Podemos ajudar?