Viajar sem sair do lugar


Iniciativa mostrou as diferenças culturais entre as regiões e estados do Brasil

 

Na escola, todas as disciplinas são importantes. Mas é preciso aprender mais sobre diferentes culturas, principalmente desse “brasilzão”. Com esse tipo de trabalho o aluno terá conhecimento da diversidade cultural e poderá se tornar um cidadão mais crítico e criativo! É o que pensa a comunidade escolar do Colégio Estadual Brandão Monteiro, localizado em Belford Roxo.

Como uma Feira Regional poderia auxiliar os educandos a permanecer na escola? A resposta veio através da iniciativa da equipe diretiva Clever Lobão, Denise Cevolela e Emerson Valim, e teve como objetivo motivar os alunos, evitando assim a evasão escolar. O evento aconteceu na quadra da escola, onde as turmas foram separadas por regiões e estados do Brasil. Cada uma foi orientada por um professor, que ficou responsável pela participação e sucesso da feira. “Nossos alunos deram um show de capricho e criatividade, apresentando as danças locais, músicas, dialetos, lendas folclóricas e tradições locais. Cada cantinho nos fez viajar pelo Brasil sem sair do lugar”, contou a diretora Denise.

A professora de Língua Portuguesa, Luciara Muniz da Silva, ressalta que o projeto foi um diferencial no bimestre. “Isso porque tivemos a elaboração e apresentação de trabalhos feitos de forma lúdica e prazerosa. Ficamos responsáveis pelo Pará, e logo sugeri a dança do carimbó. A partir daí exibimos atividades maravilhosas sobre o ritmo, o desfile ao som do hino da região e sua respectiva bandeira, além da filmagem e edição do vídeo da apresentação da turma”, explica.

Rebeca Ceciliano Dias, professora de Espanhol, afirma que a escola se mobilizou para que tudo saísse como planejado nos três turnos. “Foram dias de movimentação e interação entre todos os alunos, professores e equipe escolar. Com um cronograma estruturado, todos puderam desfrutar de um agradável momento. E o mais importante: fora da rotina de sala de aula. O colégio está de parabéns pela iniciativa. Que venham mais projetos assim”, elogia.

De acordo com o educador de Artes, Marcelo Alves Figueiredo, o evento foi marcado por um sentimento de cooperação. “Posso destacar a atuação do aluno Luis Claudio Alves de Almeida, da turma Neja, que mostrou muita desenvoltura ao falar sobre as temáticas relacionadas ao Rio de Janeiro e levou um vídeo muito interessante mostrando aspectos positivos e negativos da cidade, que ficou sendo exibido no telão durante o evento. A apresentação da turma ainda fechou com chave de ouro com os números musicais: o samba “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, e o funk “Rap da felicidade”, de Cidinho e Doca. Todos cantaram bem animados e afinados, num coro que passava uma energia bonita de sentir”, lembra Marcelo.

A estudante da turma 3.002, Thamires Marques de Oliveira, garante que foi uma experiência incrível. “Se pudesse viveria aquele dia de novo! Era como estar em diversos estados, sem sair do lugar. Quando vi várias pessoas rindo, brincando e dançando percebi que ali não havia várias turmas e sim uma família, a Brandão Monteiro. Sei que não posso voltar no tempo, mas guardarei esse dia no meu coração”, relata.

A diretora adjunta Denise conta que a participação dos estudantes nos projetos desenvolvidos na escola tem tido um retorno muito satisfatório. “Nossos alunos têm se mostrado verdadeiros amigos da instituição, zelando pelo patrimônio, participando ativamente de tudo e ainda fazendo a divulgação. Implementamos também o Grêmio Escolar, que está sendo fundamental nas questões de conscientização junto aos outros jovens. Com o ambiente mais atrativo para os alunos a diminuição da evasão escolar é consequência”, finaliza a diretora.


Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Brandão Monteiro
Estrada Itaipu-Babi, s/nº – Nova Aurora – Belford Roxo/RJ
CEP: 26125-570
Tels.: (21) 2785-1220 / 2785-1433
E-mail: cebmonteiro@gmail.com
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?