A casa mais querida de Botafogo


Museu Casa de Rui Barbosa reabre as portas para uma viagem histórica

 

Após reforma da fachada e melhorias no jardim histórico, o museu da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), reabriu ao público. Local de lazer, preservação do meio ambiente e de importância histórica do Rio de Janeiro e do Brasil, a área verde de Botafogo estava fechada ao público desde janeiro de 2016 para a realização de duas obras.

A primeira recuperou elementos artísticos como o quiosque, utilizado no verão como chuveiro para banho pela família de Rui Barbosa, e o parreiral, estrutura construída para que plantas trepadeiras pudessem crescer. Nesta etapa, também foram restauradas esculturas e peças menores, como luminárias e vasos de mármore. Essa fase foi fundamental para resgatar as características originais que estavam perdidas em camadas de intervenções feitas ao longo dos anos.

O segundo momento foi de implementação do projeto paisagístico. As partes hidráulica, elétrica, de irrigação e de segurança foram modificadas. Também foi implantado projeto de acessibilidade e comunicação visual. O parreiral e os elementos arquitetônicos receberam nova iluminação. Com isso, serão realizados eventos noturnos e a visitação será prolongada à noite.

Em paralelo ao jardim, foi restaurada a fachada da antiga residência em que o jurista viveu por 28 anos, onde hoje funciona a instituição. O primeiro Museu Casa do país tem seus ambientes basicamente fiéis ao original, com as pinturas, lustres, tapetes e móveis oferecendo ao visitante uma visão da residência à época em que era ocupada por Rui Barbosa.

Devido à composição arquitetônica e vegetal, o espaço passou a ser considerado um jardim histórico a partir da década de 1980, por isso as mudanças realizadas não foram tão grandes, com o intuito de respeitar as características locais. Estão lá ainda cerca de 60 mil livros e 1,4 mil peças de mobiliário e objetos decorativos e de uso pessoal de Rui Barbosa.

A Fundação Casa de Rui Barbosa está situada em uma das poucas áreas verdes de Botafogo, com cerca de 9.000 m², entre as ruas Bambina e Barão de Lucena, próximo à estação de metrô do bairro.

Professor, agende sua atividade curricular na Casa de Rui Barbosa com seus alunos e não esqueça de registrar aquela foto com a turma. Depois envie para o e-mail redacao@appsvc-siteappai.azurewebsites.net. Ela poderá aparecer aqui na nossa revista. Bom passeio!


Por Richard Günter
Museu Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, nº 134 – Botafogo
Horário de funcionamento: das 10 às 17h
Visitas mediadas: terça a sexta-feira (sábados, domingos e feriados, às 15h)
Ingresso: R$ 2,00 (entrada gratuita aos domingos)
Isenção: idosos, menores de 10 anos, estudantes e professores das redes municipal, estadual e federal.
E-mail: educativa@rb.gov.br
Tels.: (21) 3289-8683 / 8685

Deixar comentário

Podemos ajudar?