Energia que projeta


Permitir que os alunos descubram suas habilidades e seus potenciais para que se construam caminhos que os levem à realização de seus sonhos. Esse foi o objetivo do projeto pedagógico que movimentou as emoções dos estudantes

Trabalhar a energia que mobiliza, para que os sujeitos educandos descubram sua importância no mundo, vai além de uma mera reflexão científica do conceito de energia. Afinal, o que nos dá energia para viver? Os alimentos, a fé, a arte, a cultura, nossas biografias, nossos sonhos e anseios? Estes são elementos presentes na vida de cada indivíduo, sejam quais forem a sua origem e os percalços que colocam em prova sua jornada.

Operando com uma realidade adversa no Colégio Estadual Guadalajara, situado em uma área de risco no bairro Olavo Bilac, no município de Duque de Caxias, os professores precisaram repensar as práticas pedagógicas, buscando acesso mais contundente à realidade dos alunos e suas demandas, que são de todas as ordens: desde as financeiras até as afetivas.

Desse modo, o Projeto Energia desafiou o professor a criar estratégias diversas de trabalho que estimulassem o educando a buscar seu lugar no mundo, descobrindo em si próprio os potenciais mobilizadores para suas realizações.

Através de atividades de leitura, escrita, fotografia, narrativas de vida, objetivou-se que o aluno tivesse sua criatividade aguçada para construir materiais para exposição/instalação artística que demonstrassem o que esperam do mundo em que se encontram e quais as forças mobilizadoras que os impulsionam a continuar na busca por realizações, sejam elas de cunho cultural, sentimental, profissional etc. O trabalho se desenvolveu de acordo com as seguintes etapas:

Seleção de materiais que versem sobre energia em suas mais diversas formas: aqui foi feita uma seleção de textos literários e não literários, científicos e jornalísticos, que auxiliaram na introdução das discussões sobre o tema abordado. A diversidade de gêneros textuais utilizados auxiliou no debate acerca dos usos da linguagem e suas funções sociais.

Leitura e debates sobre o que é energia, o que é mobilização, o que é força de vontade, sonho e realização: o material selecionado na etapa anterior foi discutido em sala de aula, junto com os alunos, respeitando seus níveis de escolaridade. Debatendo: o que é energia? O que te dá energia? O que é energia nas ciências? O que é energia para a vida? O que te impulsiona e te mobiliza? Como você busca na cultura alimento para o intelecto?, dentre outras.

Realização de rodas de leitura: essas rodas de leitura versarão sobre o tema em foco e atenderão turmas diversas em momentos lúdicos. Nessas rodas estarão os professores, os alunos e a agente de leitura responsável.

Construção de pequenos textos, cartazes, dizeres, enfatizando energia mobilizadora, sonhos e trilhos para a realização dos mesmos: a partir das leituras e dos debates realizados, os alunos construíram textos, cartazes, panfletos e afins apresentando suas visões sobre o tema abordado de modo criativo e autoral.

Pesquisa sobre a história de vida: aqui os alunos entrevistaram familiares, a fim de conhecerem suas raízes, fizeram uma seleção de fotos de família que foram utilizadas na montagem de suas autobiografias.

Construção de autobiografias: a partir dos elementos e dados coletados na etapa anterior, os alunos iniciaram a construção de suas histórias de vida, que foram transformadas em pequenos livros. Aliás, o trabalho de organização de autobiografias tem sido destaque no Colégio nos últimos anos, estando sob a responsabilidade da professora Rosane.

Fotografias de elementos do cotidiano que simbolizem as diversas formas de energia e como essas energias nos mobilizam e nos situam como seres agentes no mundo contemporâneo: nesta etapa os alunos fizeram observações de seus cotidianos, suas vidas, suas ambições, tentando retratá-las no formato fotográfico. Qualquer entendimento sobre o tema “energia” poderia ser registrado pelos alunos em sua comunidade, em suas famílias, em seu colégio e em seus espaços de socialização.

Processo artístico-criativo: todo a atividade artística foi acompanhada pela professora Solange Valença, que deu suporte acerca dos meios materiais de construção dos trabalhos, bem como orientou o grupo no quesito montagem da instalação/exposição no ato de sua culminância.

Diálogo entre as disciplinas: todos os professores participantes dialogaram, trocando experiências na elaboração, construção e encaminhamento do projeto.

Montagem de exposição com o material produzido pelos alunos no decorrer do processo: os alunos envolvidos, bem como seus professores, foram responsáveis pela montagem da exposição de todo o material produzido, que foi apresentado à comunidade escolar durante a Jornada Pedagógica do Colégio.

Culminância: a exibição do material se deu através de uma exposição batizada como “Sarau Literário”.

Há três anos o Colégio vem aplicando este projeto que é um sucesso entre a garotada, trazendo sempre uma temática que fortalece o pensamento crítico dos estudantes. Em 2015 foi abordado “Tudo que nos cerca e nos faz bem”. Em 2016 “A energia que nos move”. E em 2017 “Trabalho Infantil, o que sabemos e pensamos sobre isso”.

ETAPAS E CARGA HORÁRIA

Seleção de material

Utilização de tempo de planejamento

Leituras e debates

4 aulas

Construção de textos e cartazes

3 aulas

Pesquisa biográfica

Realizada como tarefa de casa para os alunos

Construção de autobiografias

4 aulas

Produção de fotografias

Realizada como tarefa de casa para os alunos

Montagem da exposição

Uma manhã ou tarde de trabalho

Culminância / exposição

Uma manhã e uma tarde


Colégio Estadual Guadalajara
Rua Aristides Caire, s/nº – Jardim Olavo Bilac – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25035-170
Tel.: (21) 3651-5034
E-mail: ioner@prof.educacao.rj.gov.br
Fotos cedidas pela escola

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