As quatro estações


Com muita música e teatro, projeto estimula a capacidade de imaginação e concentração das crianças

Por que faz frio numa época do ano e faz calor na outra? Por que a árvore fica florida e depois desfolhada? Essas são algumas perguntas que estão relacionadas quando o professor vai trabalhar as estações do ano com os alunos na Educação Infantil. Para solucionar esses questionamentos o educador e músico Ilario Antonio Dias, conhecido como Tituninho, criou um projeto para levar histórias e músicas para essa faixa etária em escolas e festas infantis.

Segundo ele, a ideia do projeto surgiu em 2004, quando trabalhou em um abrigo e percebeu que seria importante um movimento que pudesse oferecer, através da música, ensinamentos pedagógicos e sociais. “Nesse período vivi experiências, uma das quais com um menino de oito anos que não gostava de matemática, o que me levou a compor a música “Aprendendo a somar”, que foi muito eficaz para o aprendizado dele, já que despertou o interesse por aquela disciplina”, lembra.

Algum tempo depois veio a ideia de criar um personagem parecido com o educador. “Resolvi usar o nome com que os pequenos me chamavam na creche: tio Tuninho. Mas eles emendavam tudo e ficava Tituninho”, conta. Ele explica que o projeto tem como principal objetivo levar educação de uma forma lúdica e simplificada para a criança. Mostrar através de histórias e músicas a importância da educação em suas vidas. “Além de brincar e se divertir, os pequenos aprendem a ser mais sensíveis e flexíveis dentro da sua realidade de vida”, garante.

Com esse personagem, ele desenvolve diversos temas a serem trabalhados nos ambientes pedagógicos. Na Escola Municipal Espanha, por exemplo, ele falou sobre as quatro estações em um roteiro criado por ele e por Cris Pherrayon. No teatro musical construído durante uma conversa entre o fantoche Lili (Fabiane Lima) e o Tituninho, eles falam sobre o tema de uma forma lúdica. “O objetivo é ensinar suas características, aguçando a imaginação, trazendo uma realidade empírica de transformações climáticas, que mudam com o passar do tempo. Com músicas de adivinhar, passo pelas estações, fazendo com que as crianças possam imaginar e adivinhar de qual delas vamos falar, o que estimula a sua capacidade de imaginação e concentração”, explica.

Além disso, o professor resgata diversas atividades, que muitas vezes deixam de existir, por causa da tecnologia que toma conta do mundo infantil. “Isso faz com que as crianças utilizem cada vez menos a criatividade e a imaginação, dando oportunidades ao óbvio, ao que já vem pronto e é só brincar”, relata. A coordenadora pedagógica da escola, Fátima Regina Dib Gomes de Lima, conta que esse trabalho é um resgate às brincadeiras. “Canções infantis são de suma importância para os anos iniciais de escolaridade. As crianças ficam encantadas e interagem com as histórias, com esse mundo mágico e criativo”, finaliza.


Escola Municipal Espanha

Praça Tarumirim, s/n° – Paciência – Rio de Janeiro/RJ

CEP: 23580-125

Tel.: (21) 3407-0556

E-mail: emespanha@rioeduca.net

Foto cedida pelo professor

 


Deixar comentário

Podemos ajudar?