Olimpíada é tema de projeto pedagógico


Estudantes foram orientados a pesquisar sobre diferentes aspectos da cultura dos países medalhistas

O Brasil será palco dos maiores eventos esportivos do mundo nos próximos anos. Pensando nisso, os professores do Colégio Estadual Antonio Figueira de Almeida, localizado no Município de Nilópolis, desenvolveram um trabalho pedagógico que teve como referência os Jogos de 2016, o Projeto AFA Olímpico.

Todo ano acontece na instituição uma grande atividade onde todas as turmas são envolvidas. Além de ser uma forma de integração entre professores, alunos e funcionários, esses eventos são utilizados como estratégia para fazer com que os estudantes, principalmente os do Ensino Médio, não se sintam entediados com a rotina da escola. “Por se tratar de uma atividade que não faz parte do cotidiano, eles se sentem mais interessados. Dessa forma, nós despertamos em cada um a curiosidade de pesquisar sobre outros modos de vida, o que os acaba levando a aprender”, explica a professora Martha Regina Pelluso.

Esse ano, devido à realização dos Jogos de Londres, professores e direção consideraram que seria interessante para os alunos entender a origem e tudo que envolve as Olimpíadas. A ideia foi trabalhar o tema transversal “Pluralidade Cultural” e permitir que os jovens conhecessem diferentes culturas por meio de pesquisas e trocas de informações sobre os diversos países do mundo que ocupam as primeiras colocações no quadro de medalhas.

O passo inicial foi analisar o ranking organizado pelo Comitê Olímpico Internacional e selecionar as nações com melhor colocação. Feito isso, cada turma foi informada sobre qual deveria estudar para a apresentação no dia da culminância.

Os estudantes teriam que levar em consideração os aspectos culturais e econômicos, além da gastronomia, a religião, a biodiversidade, a língua e todas as outras informações importantes sobre o país analisado. Cada turma dispôs de um professor orientador para sanar as dúvidas durante o período de pesquisa. No dia da apresentação, todos os trabalhos foram avaliados e contaram ponto para a nota final do bimestre.

As salas de aula foram transformadas em países e, para ambientar o espaço, os estudantes confeccionaram bandeiras, se caracterizaram, serviram comidas típicas e apresentaram números de dança. Também foram orientados a discutir, a partir de buscas em obras específicas, como os Jogos Olímpicos foram originados e o porquê de sua importância.

Para Martha Pelluso, trabalhar com um tema que está em evidência é uma forma de despertar o interesse dos jovens e fazer com que eles adquiram novas informações. “Nesse projeto, nós procuramos ampliar o conhecimento dos alunos e favorecer a que eles aprendessem sobre outras culturas. Tentamos também levá-los a perceber a importância e o objetivo das Olimpíadas”, completa a professora.


C. E. Antônio Figueira de Almeida
Estrada Mirandela, 402 – Centro – Nilópolis/RJ
CEP: 26520-332
Tel.: (21) 3761-0343
E-mail: colegioafa@oi.com.br
Fotos cedidas pela escola

 


Deixar comentário

Podemos ajudar?