5 AÇÕES PARA 2019


Atitudes a serem colocadas em prática neste novo ano

O ano já iniciou, e para que você possa usufruir de um tempo mais interessante e agradável durante os mais de trezentos e quarenta dias que teremos pela frente, trouxemos aqui algumas sugestões. Vamos lá?

AÇÃO 1: REVEJA SEU CARDÁPIO E MELHORE A ALIMENTAÇÃO

“Nós somos o que comemos.”

Quando pensamos em rever a alimentação, a ideia que vem à mente é aquela dieta dos famosos para se chegar ao desejado peso “ideal”. Talvez essa não seja uma boa estratégia, pois os modismos passam, mas ter bons hábitos alimentares é uma atitude que precisa ser incorporada para sempre. Por isso, a nossa sugestão é procurar alimentos in natura (tenha em mente o que era servido no tempo da vovó). A quantidade faz toda a diferença, atente-se para isso. Por vezes, são feitas excelentes escolhas de alimentos, mas há exagero na quantidade; nesse caso, a questão é matemática, comeu 3 e gastou 1, reservou 2. Entendeu? Quanto mais você reserva, mais tecido adiposo se forma, e qualquer coisa em excesso faz mal.

Para consultar o GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, do Ministério da Saúde.

AÇÃO 2: TRABALHE A MENTE

“A mente é um lugar em si mesma, e em si mesma pode fazer do céu um inferno, e do inferno, um céu” – John Milton

Uma preciosa dica de Shawn Achor, famoso psicólogo formado em Harvard e autor de várias obras: “a nossa interpretação da realidade altera a nossa experiência dessa realidade”, ou seja, se você interpreta que o seu trabalho, a sua família ou a sua vida são um peso, e não um privilégio, assim será. Parece autoajuda, mas no fundo é ciência pura, pois estudos e pesquisas da área da neurociência comprovam que a interpretação que você dá a tudo que está a sua volta, seja positivo ou negativo, vai lhe dar como resposta uma experiência que também pode ser positiva ou negativa. Portanto, a escolha de como conduzir a sua mente, em boa medida, é responsabilidade sua.

Exercite a mente, enxergue e seja grato pelas bênçãos que vem recebendo.

Tudo inicia aí, na sua mente, portanto use-a a seu favor, não se sabote!

Conheça a obra completa de Shawn Achor acessando o PDF do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz.

AÇÃO 3: PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA E MENTAL

No fim de 2018, descobri que, quanto mais nos movimentamos, mais jovens ficamos… Sim, isso mesmo. Foi numa aula de Neurociência, e a professora Susane Garrido explicou a importância de exercitar o corpo e também o cérebro, dando a ele outras possibilidades de percepção. São novas sinapses que se estabelecem, e o potencial de desenvolvimento é grande, como bem aponta a ciência.

Mente e corpo estão unidos e são muito bem conectados, por isso lembre-se de que um alimenta o outro e que eles se completam. Então, movimente-se, escolha uma atividade que lhe dá prazer e tome como objetivo, pratique com regularidade, compreenda o benefício que isso pode gerar e corra pro abraço.

Para saber mais sobre ginástica para o cérebro, acesse o conteúdo sobre Neuróbica

AÇÃO 4: ENVOLVA-SE EM PROJETOS SOCIAIS

Faz bem ajudar o próximo, e esse auxílio sempre acaba redundando em bem-estar para si mesmo. É gratificante e recompensador.

Esse tipo de ação também nos torna mais próximos da realidade que está em nosso entorno. Participando, você constrói uma ponte imaginária que liga você aos outros, e a vida se torna muito mais significativa e menos artificial.

Estar atento à condição de vida do outro, daquele que realmente precisa da nossa ajuda, faz toda a diferença. Podemos compartilhar, além de gêneros de primeira necessidade, saberes, esperanças e ideais.

Acesse e conheça os Projetos Sociais de que a Appai participa e faça parte dessa rede do bem.

AÇÃO 5: BUSQUE TRANSFORMAÇÃO VIA APRENDIZAGEM

Aprender é uma excelente forma de exercitar a mente, pois uma mente “parada” significa um caminho para patologias. Por isso, aja preventivamente, estabeleça metas para si mesmo. Pode ser a leitura de um livro por mês ou bimestre, fazer um curso a distância por mês, aprender um idioma ou mesmo propor-se o desafio de aprender um tipo de dança diferente. Independentemente de como fará isso, você não deve parar de aprender, pois isso exercita o cérebro para você poder expandir seus horizontes.

Acesse o portal de cursos on-line da Appai e se aprimore


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?