Professor agredido por alunos reabre debate sobre violência nas escolas


Reprodução de TV

O vídeo que viralizou, do professor Thiago dos Santos sendo agredido por seus alunos, causou comoção em boa parte dos internautas porém mostra uma realidade que infelizmente tornou-se cotidiana. Muitas histórias não ganham a mesma visibilidade, mas ajudam a engrossar as estatísticas que colocam o Brasil no topo do ranking mundial de violência contra educadores.

A pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com mais de 100 mil professores e diretores, aponta que 12,5% dos educadores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados.

Outro estudo, desta vez realizado em 2015 pelo projeto “Prova Brasil”, aponta que ao menos 22.600 professores foram alvo de ameaças por parte de seus alunos e 4.700 sofreram atentados enquanto exerciam a profissão.

ENTENDA O ÚLTIMO CASO

A agressão ao professor Thiago dos Santos Conceição aconteceu em uma sala de aula do Ciep Municipal Mestre Marçal, em Rio das Ostras. Nas imagens, um dos adolescentes chega a arremessar uma pochete na direção do professor enquanto ele escrevia no quadro. Thiago questiona se a intenção era atingi-lo e outro aluno responde: “‘Peraí’ que agora vai acertar”.

Segundo Thiago, após a agressão, ele chegou a ir até a Secretaria de Educação do município para pedir ajuda. Ao conversar com a subsecretária, a solução apresentada foi que ele saísse da escola. Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil abriu inquérito para apurar a humilhação sofrida pelo professor. Segundo os agentes, quatro alunos foram identificados.

Fontes: BBC Brasil e G1.


Por Jéssica Almeida


Deixar comentário

Podemos ajudar?