Dia Nacional da Campanha Educativa contra o Câncer


 

O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de aumentar as chances da cura do câncer, doença que em 2016 deve afetar mais de meio milhão de brasileiros, segundo estimativa do INCA*.

 

Com intuito de conscientizar as pessoas e enfatizar que, através de pequenas mudanças de hábitos e atitudes, a doença pode ser evitada, foi criado o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, a ser lembrado todo dia 4 de agosto.

 

A nutricionista do Programa Saúde 10 da Appai, Juliana Martins*, explica que a ingestão de determinados alimentos pode auxiliar na prevenção de algumas formas de câncer. “Os antioxidantes são qualquer substância que, mesmo em baixas concentrações, são capazes de atrasar ou inibir a oxidação, diminuindo a concentração de radicais livres no organismo. Os antioxidantes contra a carcinogênese que têm recebido maior atenção são os carotenoides, as vitaminas C (ácido ascórbico) e E (tocoferol), o selênio e os flavonoides. Uma alimentação rica em alimentos fontes de antioxidantes pode ajudar a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon, reto, estômago, boca, faringe e esôfago e provavelmente de outros”, explica a especialista.

 

Alimentos que contêm essas substâncias

 

Carotenoides– vegetais e frutas (mamão, cenoura, abóbora, laranja, tomates cozidos e seus produtos, pitanga, goiaba, espinafre e couve).

Vitamina C – frutas cítricas (acerola, caju, goiaba, laranja, morango e folhosos verde-escuros).

Vitamina E – óleos vegetais e de sementes (nozes, amêndoas, grãos integrais e gérmen de trigo; e as de selênio são cereais, carnes e peixes).

Outras substâncias com potente poder antioxidante – café, uvas e vinho, aipo, linhaça, frutas, hortaliças, chás, cacau e soja.

 

A nutricionista ressalta ainda que estudos científicos apontam a relação benéfica com a ingestão fisiológica dos antioxidantes, ou seja, através dos alimentos e não de suplementos. “A alimentação pode exercer papel importante na geração de células tumorais.

 

No Brasil, os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença. O excesso de peso, por exemplo, é um carcinógeno para os cânceres de mama, endométrio, esôfago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, rim, cólon e reto. A alta ingestão de bebidas alcoólicas, gordura, proteína, carne vermelha, sal e carboidratos simples também constitui um carcinógeno importante. Além destes, substâncias utilizadas para conservar os embutidos (salsicha, linguiça, peito de peru, salame, mortadela, presunto etc.), especialmente os defumados, estão altamente relacionadas com o câncer.

 

Por isso, a recomendação atual das organizações de saúde e dos nutricionistas é de uma alimentação com produtos naturais e variados, sendo a base composta pelos vegetais”, enumera Juliana.

 

Você também faz a sua parte

 

A Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), desenvolve e viabiliza diversos projetos, atividades e ações sociais que beneficiam mais de 60 instituições que auxiliam crianças, adolescentes e idosos de baixa renda, ou em situação vulnerável de saúde. Nesta relação encontram-se ainda quatro entidades dedicadas ao tratamento de pessoas com câncer.

 

Todas são assistidas através de cestas básicas e latas de leite doadas pelos associados e seus beneficiários que participam dos eventos de corrida e dos Grandes Bailes da Appai, além do apoio voluntário de nossos funcionários.

 
 
 
 

O leite contribui para a suplementação alimentar segura e adequada, de alto valor nutritivo para crianças, adolescentes e idosos de baixa renda, e auxilia também no combate à desnutrição e à inapetência de crianças adoecidas pelo câncer, HIV/Aids e com fissura labiopalatal (lábio leporino e fenda palatina).

 

Rosely Trindade, do Comitê Femucoop – Ação da Cidadania, ressalta que mais de 400 famílias dependem dessa ajuda. “São muitas crianças que apresentam necessidade de alimentos, passam fome e até morrem por isso. O leite está ajudando os desnutridos. A Appai é muito importante para nós”.

 

 

 

Outra instituição assistida pelo Projeto Nutrindo é a Casa de Apoio à Criança com Câncer. Uma organização não governamental sem fins lucrativos e sem benefícios do governo, que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, portadores de câncer, doenças falciformes e outras enfermidades do sangue não contagiosas. Maurício Ramos, do Departamento de Responsabilidade Social, conta que, se não fosse esta grande ajuda

 

da Appai, o trabalho deles não seria possível. “Graças a esta parceria hoje podemos realizar esta tarefa com mais tranquilidade e com a certeza de dias melhores”.

 

Luiz Carlos Araújo, Marcelo Ferreira e Cecília Cristina da Silva, do Centro de Recuperação Porta Estreita, relatam que as doações são direcionadas para dependentes químicos e indivíduos em situação de rua e têm feito toda diferença. Eles se sentem muito felizes por saber que ainda existem pessoas que buscam a valorização e o bem-estar do próximo. “Essa parceria veio para acrescentar e melhorar o nosso trabalho já que somos uma instituição sem fins lucrativos e, com relação à maioria de nossas atividades, vivemos de doação”, afirmam.

 

A Appai e o Programa Saúde 10 lembram que informação e cuidado são armas poderosas na luta contra o câncer. Visitas regulares ao médico também são fundamentais, afinal o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente suas chances de cura.

 

 

*Juliana Martins é nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica e Gerontologia.


 


Deixar comentário

Podemos ajudar?