Criada em 19 de novembro de 1970, a Fundação Planetário possui uma área total de 16 mil metros quadrados e 12 mil metros de área construída. Em busca de constante evolução, foi assinado, no ano de 2004, um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, para a realização do , cuja proposta é complementar o ensino da Astronomia e de suas ciências afins, de uma maneira lúdica e contando com tecnologia avançada.
Divididos em quatro áreas distintas: Terra e seus movimentos; Espaço e tempo; Astronomia Estrelar; e Nave Escola; os 56 exper imentos foram projetados para que o público possa se divertir ao mesmo tempo em que adquire conhecimento científico. Além desses experimentos, o Museu conta, ainda, com uma biblioteca, com um acervo de aproximadamente 2,5 mil títulos e vários vídeos educativos, especializados em Astronomia, Astronáutica, Astrofísica e Física; um teatro, sob a responsabilidade da Rede Municipal de Teatros; auditório; restaurante; café; e estacionamento.

observação noturna do céu, com a utilização de telescópios, visita aos experimentos interativos do Museu do Universo e aula na Sala do Sol. As turmas contam com a orientação de astrônomos e a supervisão de instrutores.

Biblioteca

A Fundação Planetário conta com amplo acervo em Astronomia e ciências afins. São mais de 2.500 livros e periódicos sobre Astronomia, Matemática, Física, Ciências Ambientais e outros assuntos científicos. O espaço está disponível para estudos e pesquisas, inclusive com acesso à Internet.

Sessões de Cúpula

As sessões de cúpula são realizadas graças a um planetário de última geração. O visitante, acomodado em confortáveis poltronas reclinadas, assiste a esta projeção na cúpula Carl Zeiss, onde experimenta a sensação de estar imerso no espaço.

Feira de Ciências

Em parceria com a 2.ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), a Fundação Planetário criou a I Feira de Ciências da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, o público desenvolve atividades de complementação ao ensino formal da Astronomia e das ciências afins e participa de várias outras atividades. A feira acontece sempre no segundo semestre.

Colônia de Férias

Nas férias escolares de inverno e verão, a colônia de férias Brincando e Aprendendo Astronomia, da Fundação Planetário, recebe crianças de 6 a 9 anos para uma divertida viagem ao universo da Astronomia.

Por cinco tardes, a equipe de astrônomos da instituição orienta, brinca e instiga a garotada a olhar e entender o nosso Sistema Solar de uma forma fácil e lúdica.

Curso de Astronomia

Durante todo o ano, a Fundação oferece uma gama de cursos voltados para o público leigo interessado em temas ligados à Astronomia, com duração de uma semana. Todos são realizados à noite, com exceção do Nossa Estrela – O Sol. As aulas reúnem teoria e prática.

Observação do Céu

Inaugurada em 2003, a Praça dos Telescópios conta com quatro modernos telescópios instalados em cúpulas de observação com trapeiras (aberturas em forma de fenda), capacitados para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos do céu, cadastrados na memória por códigos, permitindo a localização dos astros de forma precisa e imediata. Três câmeras fotográficas CCDs, específicas para pesquisas astronômicas, também poderão ser eventualmente acopladas aos telescópios, a fim de retransmitir as imagens captadas. A equipe de astrônomos da Fundação acompanha e orienta a observação do céu – atividade precedida por uma palestra informal na cúpula Galileu Galilei: o público fica conhecendo, por meio da projeção do céu, as localizações e características dos astros que poderão ser vistos a olho nu e observados através dos telescópios.


Espaço Museu do Universo (Planetário)
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 2274-0096
Site:
www.rio.rj.gov.br/planetario


Programação

Dormindo com as estrelas

Este projeto tem como objetivo estimular, no público infantil, o interesse pela iniciação científica, principalmente na área da Astronomia. Crianças, de 7 a 11 anos, dormem uma noite na instituição, onde participam de diversas atividades como: