Nos livros Jogando com os Sons e Brincando com a Música – Vol. I e II, a autora explora, através da música e dos instrumentos musicais, várias temáticas, de forma lúdica, a fim de estimular o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social das crianças
Divididos em dois grupos, os professores tocam alguns instrumentos de percussão para que o segundo grupo ouça e repita o som através de palmas
Em pares, os professores passam a bola um para o outro, cantam a música – Minha bola vai andando sem parar, vai por baixo, vai por cima, de encontro ao meu par – e fazem a marcação musical com os pés
Nessa dinâmica, Vânia coloca um CD com vários sons de instrumentos musicais. A tarefa é marcar na cartela o instrumento que emite aquele som
Ao som de duas músicas diferentes, os participantes criam desenhos referentes a cada tema musical. Cada vez que a música é interrompida para que se inicie a próxima, eles começam a fazer nova figura no outro lado da folha

Livro infantil estimula, de forma lúdica, o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças

Por Antônia Lúcia

 

 

 

 

 

Quando pensamos em algum tipo de som, normalmente, o que nos vem à mente é a imagem de um instrumento musical – pandeiro, bateria, guitarra... e tantos outros. Porém, quase sempre, esquecemos quantos sons podemos produzir com o nosso próprio corpo de forma bem natural. Com o nariz, por exemplo, ao espirrar; com a boca, ao assoprar; com os dedos, ao estalar; com as mãos, batendo palmas e com os pés, arrastando-os. Essas e outras modalidades de sons fazem parte do livro Jogando com os Sons e Brincando com a Música, volumes I e II, da professora de música e pedagoga Vânia Ranucci Annunziato, lançado pela Editora Paulinas, com o objetivo de auxiliar o professor de Educação Infantil dentro e fora do espaço escolar.
Nestes livros, a autora explora, através da música e dos instrumentos musicais, temas que englobam a natureza, o corpo, o meio ambiente, os meios de transportes, o folclore e outras temáticas, sempre de forma lúdica e envolvente, a fim de estimular o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social das crianças na faixa etária entre 2 e 8 anos.
Para inserir, no universo infantil, toda a sua experiência com o mundo da música, os timbres e os ritmos, Vânia – que é professora de piano, estrutura e percepção musical, harmonia e história da música, – começou a desenvolver um projeto-piloto sobre jogos e brincadeiras sonoras que pudessem despertar na criança não só o sentimento lúdico, mas, também, habilidades que estimulassem a coordenação motora e o raciocínio lógico.
Ao mudar-se para o Sul, a professora começou a sentir o desejo de trabalhar com alunos da Educação Infantil. “E foi a partir desse anseio que comecei a criar vários jogos ligados à música para que eu pudesse iniciar esse trabalho com as crianças dessa faixa etária, uma vez que eu só havia trabalhado com alunos do Ensino Fundamental e Médio.

 

 



Nessa época, fui convidada, por uma amiga, para ministrar uma oficina pedagógica, com esse material, que, a princípio, era todo feito à mão, pois eu não usava computador”, relembra Vânia, acrescentando que, após a XII Oficina, promovida pela Editora Paulinas, foi convidada a editar e publicar o seu livro Jogando com os Sons e Brincando com a Música – Vol. I.
Uma das preocupações da pedagoga era que o livro não gerasse, em sala de aula, um ambiente competitivo, uma vez que a proposta da obra é propiciar aos educadores momentos agradáveis no trabalho de Educação Artística Musical, através de jogos e brincadeiras sonoras. “O meu foco sempre foi estimular a criatividade, a expressão corporal e desenvolver as percepções rítmicas, melódicas, psicomotoras, visuais, auditivas, visomotoras, bem como a memória musical e a destreza de movimentos ritmados”. E com certeza, os objetivos foram alcançados, visto que, um ano depois do primeiro lançamento, a editora publicou o Jogando com os Sons e Brincando com a Música – Volume II. “Nesse volume, além dos jogos e brincadeiras sonoras, nós trabalhamos o resgate das raízes culturais do povo brasileiro”, explica.
A arteterapeuta Ana Maria, uma das integrantes da oficina pedagógica ministrada no mês de junho, na Editora Paulinas, garante que este tipo de trabalho é muito importante na formação e na reciclagem do profissional. “Participar dessa oficina é uma forma de estarmos nos reciclando”. A professora Viviane, além de endossar a opinião de sua colega, acentua que a interatividade entre as brincadeiras e a música acaba servindo de gancho para se alcançar outros objetivo. “Nessa fase, a criança é muito auditiva e, com isso, a música torna-se uma ferramenta de apoio e integração durante as aulas”.
Antes de finalizar a oficina, Vânia lembra que, para complementar as atividades propostas, os dois volumes do livro vêm acompanhados de um CD com as músicas dos jogos de integração e associação, das histórias sonorizadas, das cantigas folclóricas e das brincadeiras com os sons: do corpo, dos animais, da natureza, da nossa casa e dos instrumentos musicais de percussão, sopro e corda.
Além dos CDs, os livros vêm encartados com um conjunto de 32 cartelas com figuras referentes aos temas apresentados. “Com o auxílio do CD e das figuras do encarte, o professor, ou a pessoa que estiver à frente do trabalho, terá vários jogos e brincadeiras à sua disposição para estimular a habilidade cognitiva de seus alunos”, finaliza.



Uma das atividades do livro Jogando com os Sons e Brincando com a Música.

Correspondência (instrumentos de sopro e de corda)

Como Jogar:
1- Vários jogadores podem jogar ao mesmo tempo.
2- Recorte as figu­ras da cartela 17 (anexa ao livro).
3- Utilize oito bolinhas de papel, grãos de feijão ou pedrinhas.
4- Observe os desenhos dos instrumentos de percussão contidos na cartela.
5- Ouça as faixas 52 a 59 do CD.
6- Ouça novamente o som de cada um desses instrumentos e marque na cartela, com as bolinhas de papel, os instrumentos correspondentes aos sons que foram tocados no CD.
7- Ganha o jogo a criança que fizer a associação correta do som com o desenho do instrumento. Poderá haver vários ganhadores.

Objetivos: Levar a criança a reconhecer alguns instrumentos de sopro e de corda, e identificar o som desses instrumentos.


Autora: Vânia Ranucci Annunziato
Editora: Paulinas
Tel.: (21) 2232-5486
Fotos: Marcelo Ávila