Política Educacional
Câncer, educação e Solidariedade
O número de novos casos anuais de câncer no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, chegará a 15 milhões em 2020. No Brasil, as estimativas para o ano de 2006 apontam, aproximadamente, 472.050 casos novos.

Lançamentos Editoriais
Novas Edições

O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor.

História da Educação
Lourenço Filho
Manuel Bergström Lourenço Filho, educador e escritor brasileiro, foi um dos primeiros a revolucionar a Educação no Brasil, juntamente com Anísio Teixeira e Fernando Azevedo, ao introduzir o movimento da Escola Nova aqui no país.

Folclore
A festa é do Folclore Brasileiro

Valorizar as tradições do país é o principal objetivo do trabalho, desenvolvido com as crianças da Classe de Alfabetização à quarta série. O evento, que já há algum tempo faz parte do calendário escolar, também é aberto aos visitantes.

Tema Transversal/ Cidadania
"Ó, Patria Amada, Idolatrada, Save! Salve!"

Todas as segundas-feiras, os alunos do Colégio Estadual Bertha D’Alessandro, localizado na peri­feria de Nilópolis, se reúnem para cantar o Hino Nacional Brasileiro.

Literatura
Espaço Cultural

Mário Quintana, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Raquel de Queiroz, Cora Coralina, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Ana Maria Machado e tantos outros autores da literatura brasileira marcaram presença, através de suas obras, na V Feira do Livro da Escola Municipal Silveira Sampaio, localizada em Jacarepaguá.

Guia Histórico
Fundação Planetário: Espaço Museu do Universo
Criada em 19 de novembro de 1970, a Fundação Planetário possui uma área total de 16 mil metros quadrados e 12 mil metros de área construída.

Profissão Mestre
Você é um Educador Líder?
AOs conceitos adquiridos sobre liderança - desde a mais tenra idade, através dos diversos comportamentos sociais, seja na família, na escola ou em associações e entidades - acabam por introjetar as idéias de hierarquia e dominação como sendo o sistema existente no Brasil.

Tema Transversal / Ética e Política
O que o Brasil tem de melhor

Ano bissexto, Copa do Mundo, eleições... O contexto é perfeito para desenvolver o tema Juventude, Ética e Política, escolhido pelos professores e diretores do Colégio Estadual São Francisco de Paula, localizado em Nova Iguaçu.

Educação Musical
Jogando com os Sons e Brincando com a Música

Quando pensamos em algum tipo de som, normalmente, o que nos vem à mente é a imagem de um instrumento musical – pandeiro, bateria, guitarra... e tantos outros.

Literatura Infantil
Ler é sempre um grande prazer
No início foi uma paixão, a leitura; depois transformou-se num ideal. Foi assim que nasceu, em abril de 2005, o Espaço de Leitura Tatiana Belinky, fundado e dirigido pela jornalista Mônica Martins. “Sempre fui amante dos livros e meu foco é a literatura infanto-juvenil”, afirma.

Orientação Pedagógica
Formação Profissional
Possibilitar a jovens e adultos – que não tiveram acesso ao estudo no ensino fundamental em idade própria – melhores oportunidades no mercado de trabalho através de cursos de qualificação.

Alfabetização - Matéria de capa
Alfabetizando através da História

Para quem está começando a dar os primeiros passos rumo ao mundo das letras, aprender vivenciando pode ser considerada uma experiência para lá de surpreendente.

Orientação Pedagógica
Uma escola para os que ensinam
Alfabetizar não é apenas inserir pessoas no universo diário da compreensão, é esvaziar o mundo dos não-incluídos. Este é o principal objetivo que o educador possui na hora de alfabetizar. E, para o que ensina, nada é melhor do que estar aberto a aprender.

Neuropedagogia
Tudo neuro por aí?

Um mesmo objeto pode ser examinado de diferentes ângulos. É possível investigar um computador que joga xadrez, por exemplo, a partir de, pelo menos, três ângulos diferentes: físico, funcional e intencional.
No primeiro caso, trata-se da variação de tensão elétrica do aparelho, que ocorre de acordo com as leis da física.

Saúde Bucal
Verdades e Mentiras sobre o Clareamento dos Dentes

São muitos os mitos que giram em torno do clareamento dos dentes. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar que os dentes estejam manchados ou escuros demais para optar por um tratamento de clareamento.

Matemática
Brinquedo: um material e tanto para aprender geometria

Entra ano, sai ano e sua turma sempre apresenta dificuldade em geometria? O problema pode estar no modo como você começa a tratar o tema. Definir um quadrado ou um círculo parece o meio mais simples de introduzir o conteúdo para as classes de 1ª a 4ª série.

Educação Física
Uma Nova Postura

Você sabe quais são os riscos de se carregar uma mochila pesada nas costas? Se você sabe, parabéns! Porque essa é uma preocupação que ainda não faz parte do dia-a-dia da maioria dos estudantes brasileiros que, por falta de informação ou por força do hábito, continuam levando excesso de quilos sobre as costas sem se darem conta de que essa prática pode acarretar sérias alterações na coluna.

Ciências
III Feira de Ciências

O projeto interdisciplinar de Educação Ambiental da Escola Paraíso Infantil Popaye, localizada na Lagoa, teve início há três anos com o propósito de passar noções de preservação ambiental às crianças do maternal à alfabetização.

Saúde
Gordura Trans

Seu nome faz referência à ordem da cadeia dos átomos de ácido graxo, que, como o próprio nome (trans) diz, é conhecido por ácido graxo transverso.