Na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, localizada na periferia de Curitiba, no Paraná, o trabalho com robótica tem sido valioso para a produção de conhecimentos interdisciplinares e integrados. Criadas com o intuito de ajudar a promover a integração entre as diversas áreas do conhecimento e estimular o raciocínio lógico, as atividades desenvolvidas na sala de Robótica – um espaço criado a partir da chegada de kits Lego, importados da Dinamarca pela Prefeitura Municipal de Curitiba – têm sido um diferencial no dia-a-dia dos alunos.

Segundo a professora Aliete, responsável pelo projeto, antes da aquisição do material de Robótica, as professoras das séries iniciais conviviam com a dificuldade de concentração e interesse por parte dos alunos. Para ela, sem uma alternativa dinâmica, essa dificuldade poderia inviabilizar o processo de aprendizagem, o que trazia preocupações para o corpo docente.

“Com a aquisição dos kits Lego, a comunidade escolar viu-se motivada a criar um espaço para trabalhar com este material junto aos alunos, e o resultado foi surpreendente. Os alunos adoram trabalhar, formam equipes altamente produtivas, definem funções para cada um, dividem opiniões, vibram quando terminam seus projetos e organizam os materiais ao final do processo com grande presteza”, enfatiza a educadora.

Da 1.ª à 8.ª série, todos os encontros são realizados nos contraturnos, isto é, nos turnos livres de cada turma. Nesse período, os alunos manipulam o material, criam seus modelos, discutem e estudam seus projetos, além, é claro, de resolverem os desafios propostos em cada aula. Segundo Aliete, as atividades trabalhadas na Robótica não só incentivam o raciocínio lógico, como também acabam sendo uma forma de estimular a auto-estima dos alunos.

“À medida que vão unindo as peças e manuseando o material, os alunos se sentem capazes de construir o próprio aprendizado. O uso do Lego permite que eles adquiram habilidades para a leitura e interpretação de imagens, contribuindo, assim, para a observação de detalhes significativos e para o aprendizado da leitura de códigos gráficos”.

De acordo com a professora, alunos de três escolas municipais de Curitiba, incluindo a Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, participaram da etapa nacional do First Lego League – campeonato de robótica que reuniu mais de 200 equipes de escolas públicas e privadas. Segundo ela, o objetivo do campeonato foi incentivar o ensino de tecnologia entre crianças e adolescentes, através de projetos que auxiliassem os portadores de necessidades especiais a realizar tarefas comuns do dia-a-dia, como arrastar móveis, movimentar objetos e subir escadas, utilizando peças Lego. O mais importante, na opinião dos professores, foi ver que os estudantes se envolveram durante todas as etapas.

Para os educadores, o mais relevante foi a constatação de que áreas de diferentes conhecimentos podem promover a integração de múltiplos conceitos, baseados em um único trabalho. “Aqui na escola, alunos com dificuldades na alfabetização passaram a escrever melhor e aqueles mais desinteressados e com dificuldade de concentração mostraram-se mais concentrados ao brincarem com as peças. Isso é muito gratificante. Outro ponto positivo foi perceber que o senso de trabalho em equipe também melhorou muito”, garantem os docentes da E. M. Prefeito Omar Sabbag, de Curitiba.

Colaboração: Andréa Schoch (Pedagoga)


Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
End.: Rua Pedro Boccihino 140 – Cajuru – Curitiba/Paraná.
CEP.: 82950-070.
Fone: (41) 33612336
Diretora: Sandra Romão Lanave
Ilustrações: Luiz Cláudio