Por Antônia Lúcia

Projeto interdisciplinar reúne grandes nomes da literatura e revive o Romantismo – movimento artístico surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Contribuir para o desenvolvimento da arte e para a formação de cidadãos conscientes, usando como eixo articulador a célebre frase de Paulo Freire: “O futuro não é uma coisa escondida na esquina. O futuro a gente constrói no presente”. Essa foi uma das metas do projeto I Semana de Arte e Literatura do Colégio Estadual Bertha D´Alessandro, localizado em Nilópolis.

A princípio, conforme relembrou a professora de Português e Literatura, Rosângela Alves Peixoto, a idéia era realizar um evento com as turmas do Ensino Médio, porém, durante o planejamento anual da disciplina de Língua Portuguesa, surgiu a sugestão de realizar um evento interdisciplinar e, com isso, o projeto acabou sendo estendido também ao segundo segmento do Ensino Fundamental.
Diz o Estatuto: “Respeitar o idoso é assegurar-lhe os direitos de cidadania”

Segundo Rosângela, a aceitação do projeto pela comunidade escolar foi satisfatória e, a partir daí, o trabalho foi se materializando. Além da participação de todos os professores de Língua Portuguesa, os docentes de Matemática, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Biologia e outros profissionais ligados à comunidade escolar também aderiram ao projeto.

Em sala, cada docente agregou o tema principal à sua disciplina. As turmas receberam a incumbência de pesquisar sobre os fatos que retratassem a realidade do país e que, indiretamente, tivessem contribuído para o desenvolvimento da arte e para a formação do cidadão.

Orientados pela professora Mariza Araújo, de Língua Portuguesa, um grupo de alunos do Ensino Médio produziu um filme cujo enredo baseia-se na temática da inclusão social. Para ajudá-los nas fases de produção – enredo, direção, cenário, montagem, iluminação e sonorização –, Mariza convidou uma adolescente, de um outro colégio, que já havia feito esse tipo de trabalho, para compartilhar a sua experiência com o grupo da escola.

Um dos momentos marcantes do evento foi a dramatização feita pelos alunos retratando as diferenças impostas pela desigualdade social
“Conversei com eles e incentivei-os para que realizassem essa produção, uma vez que sempre acreditei que os alunos fossem capazes de desenvolver esse trabalho, e o resultado não poderia ter sido melhor”, relatou Mariza, acrescentando que o evento foi oficialmente aberto com a apresentação do filme Vencendo Barreiras, produzido pelos alunos do Ensino Médio.

Segundo os protagonistas, o filme conta a história da aluna Givanilda, portadora de deficiência visual, mostrando seu dia-a dia e, principalmente, a importância dessas pessoas serem respeitadas no meio social em que vivem. Essa conscientização foi o principal gancho da película, que homenageou também as diretoras Márcia e Ruth, pela excelente atuação à frente do colégio.

O segundo dia do evento foi marcado pela apresentação de um desfile de modas relembrando os trajes que fizeram sucesso nas décadas de 50 a 90. De acordo com os professores, a finalidade foi estimular o trabalho de pesquisa e de leitura entre os estudantes. No Corredor da Poesia, o que se viu não foi um desfile de modas, mas de obras e gêneros literários. Os visitantes que passaram pelo corredor puderam apreciar trechos de obras literárias e caricaturas dos grandes poetas brasileiros. "Além das obras clássicas, os alunos também deram a sua contribuição escrevendo e expondo as poesias de suas autorias", relembra a professora de português Ingrid Costa.

O tema saúde também esteve presente na I Semana Literária. Um grupo do Ensino Médio expôs várias maquetes sobre diferentes tipos de esportes. A meta foi mostrar à comunidade escolar os benefícios da atividade física, quando desenvolvida sob a orientação de um profissional de área. As canções da MPB, dentre elas Você tem fome de quê?, sucesso do grupo Titãs, serviram de pano de fundo para a apresentação dos alunos do 3.º ano do Ensino Médio, cujo argumento principal foi chamar a atenção do poder público para o descaso com as áreas da educação, saúde e lazer.

Com muita ação e disposição, os estudantes do Ensino Fundamental saíram da defensiva e partiram para o ataque ao participarem da gincana que recebeu o nome de Cantinho – cidadania se aprende fazendo. O objetivo era arrecadar alimentos e doar para uma Insti­tuição Social. “Os alu­nos realmente deram uma aula de cidadania ao arrecadarem vários quilos de alimentos que foram entregues a três instituições filantrópicas”, comemorou Patrícia Ane, professora de Artes e organizadora da gincana.

Arte, cultura e literatura em busca de um Brasil consciente
Os clássicos que marcaram a história da dramaturgia brasileira como, por exemplo, A Escrava Isaura, enalteceram o Corredor da Arte, Cultura e Literatura, apresentado pelos discentes do 1.º ano do Ensino Médio. Sob a direção do aluno Bruno Rafael, a Cia. Teatral Bruno Valentim reviveu a história de escrava branca e educada, de caráter nobre, vítima de um senhor cruel. Dentro desse mesmo espaço, o público pôde viajar pelos contos da literatura infantil de Maria Clara Machado e Monteiro Lobato e, ainda, conhecer a história do teatro e da criação dos gibis.

Apropriando-se de um trecho da música Brasil, mostra a sua cara – de Cazuza –, a turma do 3.º ano fez uma apresentação digna dos grandes palcos. Divididos em dois grupos que representavam dois “Brasis”, o dos ricos e o dos menos afortunados, os alunos teatralizaram as diferenças impostas pela desigualdade social. Cada lado da sala foi decorado com fotos, textos, matérias e manchetes condizentes com a suposta realidade de cada “pátria” ali representada.
Com panelas vazias à mesa e vestidos com trajes maltrapilhos, os alunos da tribo dos desafortunados montaram um ambiente paupérrimo e retrataram a realidade daqueles que vivem sem a mínima condição de sobrevivência humana. Já o lado oposto ostentava o poder à frente de uma mesa farta de iguarias. “O propósito desse trabalho foi conscientizar a sociedade e mostrar a importância de se exercer o direito da cidadania diante da tamanha exclusão dos menos favorecidos”, explica a professora Rosângela.
Para o corpo docente, tornou-se notório o êxito do evento, tanto que a II Semana da Arte e Literatura já faz parte do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa e do calendário escolar. “O projeto deixou em cada um de nós, alunos e professores, a certeza de que é arriscando e trabalhando que os objetivos podem ser alcançados. Esperamos superar todas as expectativas e aumentar o entusiasmo e empenho de toda a comunidade escolar”, finalizou Rosângela Alves.


Colégio Estadual Bertha D´Alessandro
End.: Rua Antônio Pereira, s/n.º
Cabuís – Nilópolis/RJ. CEP.: 26540-000
Tel.: (21) 2693-5612
Direção-geral: Márcia Rosa Araújo e Ruth Reis de Faria
Fotos: Claudemiro Pereira