O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Entretanto, a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar.

Daí nasceu a idéia de organizar um Museu que reunisse as obras criadas nesses setores de atividade, a fim de oferecer ao pesquisador condições para o estudo de imagens e símbolos e para o acompanhamento da evolução de casos clínicos através da produção plástica espontânea. Em 20 de maio de 1952, foi inaugurado o Museu de Imagens do Inconsciente, numa pequena sala. Em 28 de setembro de 1956, passou a ocupar amplas instalações inauguradas com a presença dos ilustres psiquiatras Henry Ey (Paris), Lopez Íbor (Madrid) e Ramom Sarró (Barcelona), que se encontravam no Rio a convite da Universidade do Brasil. Já naquela data, segundo o professor Lopez Íbor, o Museu de Imagens do Inconsciente reunia uma coleção artística psicopatológica única no mundo.

O Museu não parou de crescer. Diretamente vinculado aos ateliês de pintura e de modelagem, recebe a cada dia novos documentos plásticos. Seu acervo reúne atualmente cerca de 300 mil documentos entre telas, pinturas, desenhos e modelagens. O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa sobre as imagens do inconsciente, aberto aos estudiosos de todas as escolas psiquiátricas. No dia 7 de junho de 1978, Ronald Laing deixou escrito que “o trabalho aqui realizado representa uma contribuição de grande importância para o estudo científico do processo psicótico”.

Grupo de Estudos

Desde julho de 1968, funciona, como atividade do Museu, um Grupo de Estudos que tem por principal objetivo o acompanhamento do processo psicótico através de imagens apresentadas em exposições. Este grupo tem caráter marcadamente interdisciplinar, o que permite troca constante entre experiência clínica, conhecimentos teóricos de psicologia e psiquiatria, antropologia cultural, história, arte e educação. O grupo reúne-se, com regularidade, às terças-feiras, às 10h30, e está aberto a todos os interessados.

Exposições / Cursos

O Museu organiza exposições internas e externas, promove cursos e oferece aos interessados campo para pesquisa.

Método

O método de trabalho, no Museu de Imagens do Inconsciente, consiste principalmente no estudo de séries de imagens. Isoladas, parecem sempre indecifráveis. Com surpresa, verificar-se-á, contudo, que nos permitem acompanhar o desdobramento de processos intrapsíquicos. Assim, são organizadas séries de imagens de um mesmo doente, o que permite ao terapeuta melhor compreender a situação psíquica do autor das imagens. Outras seleções reúnem temas de incidência freqüente em diversos casos clínicos, como mandalas, rituais, metamorfoses, animais fantásticos etc.
O trabalho no ateliê revela que a pintura não só proporciona esclarecimentos para compreensão do processo psicótico, mas constitui igualmente verdadeiro agente terapêutico. As imagens do inconsciente objetivadas na pintura tornam-se passíveis de uma certa forma de trato, ainda que não haja nítida tomada de consciência de suas significações profundas. Retendo, sobre cartolinas, fragmentos do drama que está vivenciando desordenadamente, o indivíduo dá forma às suas emoções e despotencializa figuras ameaçadoras.
A pintura permite detectar, mesmo nos casos mais graves, movimentos instintivos das forças autocurativas da psique buscando diferentes caminhos. A experiência demonstra que a pintura pode ser utilizada pelo doente como um verdadeiro instrumento para reorganizar a ordem interna.

Setores e Serviços – Ensino, Pesquisa e Divulgação

– Cursos e exposições internas e externas
– Publicações e documentários
– Elaboração e coordenação de projetos
– Biblioteca Nise da Silveira
– Painéis Históricos

Visitação Pública

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (entrada franca).
Obs.: Visitas guiadas para grupos devem ser agendadas previamente.


Museu de Imagens do Inconsciente
Endereço: Rua Ramiro Magalhães, 521, Engenho de Dentro – Rio de Janeiro/RJ.
CEP.: 20730-460
Tels.: (21) 3111-7471 / 7467
Fonte: www.museuimagensdoinconsciente.org.br