Política Educacional
Evasão Escolar e Criminalidade
Existe uma relação direta entre a qualidade da educação no Brasil e o crescimento da criminalidade.

Guia Histórico
Museu de Imagens do Inconsciente
O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II.

História da Educação
Os sonhos segundo Sigmund Freud - o pai da Psicanálise
A teoria dos sonhos, assim como a própria técnica da psicanálise, progrediu lentamente, porém, logo que Freud completou a sua concepção, passou a considerá-la como um dos pontos principais da teoria psicanalítica.

Lançamentos Editoriais
Novas Edições

O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor.

Literatura
Arte e Literatura de mãos dadas em prol da formação do cidadão

Contribuir para o desenvolvimento da arte e para a formação de cidadãos conscientes, usando como eixo articulador a célebre frase de Paulo Freire: “O futuro não é uma coisa escondida na esquina. O futuro a gente constrói no presente”.

Tema Transversal - Matéria de capa
Batendo Bola nas Escolas

Em tempos de copa do mundo até os menos apaixonados por futebol se rendem às magias das quatro linhas. No Brasil, uma onda verde e amarela toma conta das ruas, das janelas, das sacadas, das salas de aula, dos corredores, dos pátios das escolas e dos mais longínquos cantos do país.

Interdisciplinaridade
Da Telona para a Sala de Aula

O Episódio III da série Guerra nas Estrelas – A Vingança dos Sith – foi o ponto de partida para o projeto pedagógico Mitos e Símbolos no Cotidiano.

História
Revelando a Nossa História

No início da colonização do Brasil, a cidade de São João de Meriti pertencia à Capitania de São Vicente, do senhor Brás Cubas, donatário das terras. Brás Cubas abandonou o local em busca de outros interesses.

Educação Infantil
Quem vai ficar com Gabriela?

“Tia, eu vou levar a Gabriela pra casa, hoje?”, pergunta a pequena Giula. “Não, hoje ainda é quinta e, além do mais, ela já esteve em sua casa”, explica a professora. Na mesma hora, o menino Horácio reclama: “Tia, eu não levei a Gabriela ainda”.

Psicopedagogia
Gagueira: como ajudar seu aluno a se expressar melhor
O jeito como você trata a criança gaga é decisivo para que ela fale com mais fluência, se relacione com os colegas e se sinta bem em classe. A primeira coisa a fazer é deixar a ansiedade de lado.

Educação Artística / Meio Ambiente
Planeta Água

Despertar a conscientização dos alunos das redes municipal, estadual e particular para as questões ambientais. Este foi o objetivo do Projeto Planeta Ipê Amarelo, desenvolvido pela Secretária Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, na baixada litorânea do Rio de Janeiro.

Robótica
Robótica - Um projeto para além dos muros da escola
Na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, localizada na periferia de Curitiba, no Paraná, o trabalho com robótica tem sido valioso para a produção de conhecimentos interdisciplinares e integrados.

Orinetação Pedagógica
Ensinar o que jamais se ensina
Imagine que você está sentado calmamente em um lugar público, que ao seu lado existem diferentes pessoas, jovens e velhas, obesas e magras, calmas e agitadas, e que um imprevisto impõe a todos a necessidade premente de sair correndo.

Tema Transversal
Uma lição de Cultura

Na Escola Municipal Honorino Coutinho, localizada em Morro Grande, 2.º distrito de Araruama (RJ), todo dia é dia de índio. Situada em uma região onde viveram os Tupinambás, a unidade abriga o segundo maior e o mais antigo Sítio Arqueológico Cerâmico da tribo no Brasil, datado do século III d.C.

Ciências
Variabilidade e Evolução

O lúdico é fundamental na vida das crianças. Partindo dessa premissa, o Colégio Martinus Portão, localizado em Curitiba, no Paraná, desenvolveu uma forma de atividade pedagógica estimuladora para a criança: o jogo.

Profissão Mestre
4 Fatores par o Sucesso

O aviso nos atinge todos os dias, via televisão, jornal, rádio ou papo de botequim: o mundo está mudando. As coisas não são mais como eram antes. Esse pessoal de hoje, vou dizer...

Interdisciplinaridade
O homem: um operário em construção

Através das experiências vividas em grupo, o aluno tem a oportunidade de descobrir o seu meio social, percebendo o seu próprio espaço e aprendendo a se conhecer, o que lhe dará condições de descobrir e expressar novos sentimentos, valores e idéias.

Literatura Infantil
A Paixão pelo Livro desde a Infância

Quando se fala em Jeca Tatu, Dona Benta, Cuca, Emília, Visconde de Sabugosa dentre tantos personagens famosos do universo infantil, automaticamente vem à memória o nome do maior escritor brasileiro de literatura infanto-juvenil,...

Educação Física
Exercitando Valores
Cooperação, criatividade, auto-avaliação, autoconfiança e senso de organização – esses são os pilares do programa Exercitando Valores, elaborado pelo professor de Educação Física José Roberto Calçada.

Meio Ambiente
A Invasão das Formigas

Por onde quer que se vá, lá estão elas, espalhadas por toda parte, até mesmo dentro de nossas casas, nos açucareiros, em cima dos doces, pelas cozinhas, nos jardins, nas cantoneiras das paredes e por aí vão, invadindo territórios sem pedir licença.

Saúde
Doe Órgãos. Doe Vida!

Estima-se que hoje cerca de 60 mil pessoas encontram-se na fila de espera por um órgão compatível no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde. A carência de doadores de órgãos é ainda um grande empecilho para a efetivação de transplantes no Brasil.

Saúde Bucal
Açúcar e Cárie: uma relação pergigosa?

No Brasil, as preocupações se justificam ainda mais por conta das nossas disparidades. Ao mesmo tempo em que somos um dos dez países com maior prevalência de cárie, somos também o segundo produtor mundial de balas, caramelos e confeitos.