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Durante a feira, estudantes expõem seus trabalhos
e participam de atividades interativas
Exposições de artes plásticas, oficinas, recitais, teatro, contação de histórias e palestras com autores foram algumas das atrações da quarta edição da Feira Olhar Cultural, promovida no Colégio Notre Dame, no Recreio dos Bandeirantes. Durante dois dias, alunos, professores e pais puderam conferir o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre, com os alunos do Maternal à 7.ª série.
Por meio de muita leitura, pesquisa e criatividade, os estudantes se transformaram em pequenos artistas, mostrando, em seus trabalhos, a capacidade de reproduzir o conhecimento e o aprendizado. Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Soraya Bittar, a proposta do projeto é justamente fazer com que a aprendizagem saia do tradicional ‘ensinar em sala de aula’.
“Sabemos que as crianças têm diversas formas de assimilar o conhecimento. Umas possuem habilidade sinestésica, outras, auditiva, por exemplo. Então, quando desenvolvemos um projeto desse porte, estamos envolvendo todas as habilidades possíveis, o que faz com que eles aprendam mais e saibam o porquê de estarem aprendendo os conteúdos”, afirma Soraya.
Nos meses que antecederam a culminância da Feira, as atividades foram intensas e se caracterizaram multidisciplinares. As turmas do Maternal fizeram uma viagem ao mundo do folclore e às histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em um trabalho de interação com os personagens. Após ouvir as histórias da Dona Benta, as crianças reproduziram o Saci, em papel de jornal amassado, e o Visconde de Sabugosa, com espigas de milho e papel crepom.
Para complementar, os papéis da Emília e do Saci foram dramatizados por meio da música Emília, a boneca gente, de Baby Consuelo e Pepeu Gomes. “As crianças nessa idade estão no momento de construção da identidade e precisamos trabalhar com o esquema corporal. Essa interação com os personagens suscita indagações, as quais levam ao estímulo pela curiosidade”, diz Soraya.

A diversidade cultural foi o tema escolhido para ser trabalhado com as turmas da Educação Infantil II. Através do conto O Patinho Feio, de Hans Andersen, foram criadas situações em que as crianças pudessem vivenciar e desenvolver atitudes de curiosidade, de crítica e de explicações para os acontecimentos do mundo. Para aguçar a criatividade, foram feitas várias réplicas do personagem da história e um painel contando a vida do autor.
Os pequenos aprendizes da Educação Infantil III estudaram o Descobrimento do Brasil e a diversidade da cultura indígena. Foram montadas oficinas, nas quais pais e alunos confeccionaram – com penas, lápis de cera, durex, papel colorido, lápis de cor, argila e demais materiais – cocares e outros objetos utilizados pelos índios.
As turmas do Ensino Fundamental tiveram, em suas aulas de Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Matemática, o contato com conteúdos diversos, todos resultando em atividades criativas e interativas. A 4.ª série, por exemplo, ao mesmo tempo em que estudou o Sistema Solar, pesquisou sobre a cantora Carmem Miranda, tomou conhecimento de como viviam os índios e debateu sobre a questão dos valores.
Para mostrar o conteúdo que foi assimilado, foram feitas maquetes e painéis com os planetas, assim como a reprodução de televisões e rádios antigos, em referência à Pequena Notável. No formato de história em quadrinhos, valores como responsabilidade, solidariedade e confiança foram externados, após amplos debates em sala de aula.
As turmas de 5.ª a 7.ª série deram especial atenção a artistas como Pablo Picasso, Henry Moore, Lygia Clark e Henry Matisse, os quais tiveram suas obras reproduzidas no formato de pinturas, móbiles e desenhos. Além disso, seguindo outra linha de atividade, foi desenvolvida uma campanha antitabagismo, em que os alunos foram desafiados a repassar os conceitos nas mais diversas linguagens, para entendimento das turmas das demais séries.
Depois das aulas sobre Sistema Digestório, os alunos da 7.ª série montaram uma estrutura imitando o aparelho digestivo, em que estavam apontadas as estruturas e os processos de digestão, de maneira interativa e divertida. A idéia era fazer com que as pessoas entrassem e se sentissem dentro do corpo humano.
Para aguçar o raciocínio, foi promovido um Bingo Matemático, que uniu o lúdico ao aprendizado. Os alunos de 5.ª a 7.ª séries criaram expressões matemáticas e, nas cartelas, os resultados deveriam ser preenchidos pelos participantes.
Em mais uma edição da Feira Olhar Cultural ficou comprovado que a resposta dos alunos é positiva e que os objetivos pretendidos são alcançados com sucesso.
Segundo Soraya, o envolvimento dos alunos com as atividades do projeto é integral e, certamente, os conteúdos estudados e assimilados dificilmente serão esquecidos.
Colégio Notre Dame
End.: Av. das Américas, 19.400 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ.
CEP.: 22790-704
Tel.: (21) 2490-9250
Coordenadora Pedagógica: Soraya Bitta

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