Política Educacional
Honra ao Mérito
Que saudade da professorinha que me ensinou o bê-a-bá! - cantava o saudoso Ataulfo Alves em seu comovente Meu Pequeno Miraí.

Lançamentos Editoriais
Novas Edições

O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor.

História da Educação
Sigmund Freud - O Pai da Piscicanálise
A decisão de ser cientista foi tomada quando ainda era jovem. Em 1873 matriculou-se na escola de Medicina da Universidade de Viena.

História
Faces da Historia
Pa busca pelos fatos que marcaram esses cinco séculos de história do Brasil resultou na exposição Os opostos revelados pela história, realizada, pelos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Monta Castelo, paralelamente à Feira de História- um marco no calendário escolar.

Cidadania
Uma Proposta de Paz

A"Felizes os que promovem a paz", apregoava a Campanha da Fraternidade, cujo tema, em 2005, era Solidariedade e Paz.

Tema Transversal
Preservando as nossas raízes através do FOLCLORE

MO Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, cantigas de roda, comidas típicas, brincadeiras e lendas que fascinam adultos e crianças e são transmitidas a várias gerações.

Literatura
Festa Literomusical

Incentivar a pesquisa, a produção de textos, a sensibilização estética e a interdisciplinaridade com outras formas de expressão são os objetivos do Festival de Poesias, que, há 21 anos, agita alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio...

Guia Histórico
Jardim Botânico
Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, que mais tarde se tornaria D. João VI.

Profissão Mestre
Fundamentando Práticas Pedagógicas
Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, que mais tarde se tornaria D. João VI.

Pluralidade Cultural
Coisas do Brasil...

Falar sobre o Brasil não é tarefa fácil, mas foi esse o desafio enfrentado pelas turmas do Colégio Estadual José Bonifácio, localizado no bairro de Lagoinha, em Nova Iguaçu.

Interdisciplinaridade
DIVERSIDADE Cultural

Exposições de artes plásticas, oficinas, recitais, teatro, contação de histórias e palestras com autores foram algumas das atrações da quarta edição da Feira Olhar Cultural, promovida no Colégio Notre Dame, no Recreio dos Bandeirantes.

Educação Infantil
Uma Descoberta Muito Divertida

Quem pensa que Física e Química são assuntos para serem discutidos somente a partir do Ensino Fundamental, engana-se.

Física - Matéria de capa
Einstein no Ensino Fundamental. Por que não?

Aproveite o centenário da Teoria da Relatividade para estimular o gosto pela Física em seus alunos.

Orientação Pedagógica
Pedagogia do Encantamento

Causos, contos de fadas, fábulas e histórias encantadas são uma porta de entrada para o mundo da imaginação. Atentas à importância dessas narrativas maravilhosas, escolas públicas e particulares estão se apropriando cada vez mais da prática de contar histórias e se especializando nas técnicas utilizadas pelos contadores.

Saúde Bucal
Mau Hálito
(Halitose)
Halitose é uma condição anormal do hálito que se torna desagradável, podendo ou não significar uma alteração patológica. É um sinal indicativo de que alguma coisa não vai bem, seja do ponto de vista patológico (que requer trata­mento), seja do fisiológico (que requer apenas orientação).

Matemática
Matemática Através de Jogos

O lúdico é fundamental na vida das crianças. Partindo dessa premissa, o Colégio Martinus Portão, localizado em Curitiba, no Paraná, desenvolveu uma forma de atividade pedagógica estimuladora para a criança: o jogo.

Educação Artística
ARTISTAS por um dia

Para a coordenadora do Colégio Prisma Baihense, localizado em Vaz Lobo, Maria do Socorro França, a arte é mais que um coadjuvante no ensino de conteúdos.

Ciências
As Riquezas Naturais do Brasil

Na busca por maior envolvimento com as práticas pedagógicas, o CIEP General Osório, em Nova Iguaçu, promoveu sua Primeira Feira Integrada, tendo como fio condutor as riquezas naturais do Brasil.

Saúde
DENGUE - O combate começa em casa

O combate ao agente transmissor da dengue começa em casa e, somente através da conscientização da população, será possível conter o Aedes aegypti – um mosquito muito pequeno, mas capaz de provocar grandes estragos na vida da comunidade.