Feira Tecnica e Mostra Pedagogica
destacam criatividade de estudantes

 

Por Jaciara Moreira

Uma persiana que controla automaticamente a luminosidade de um ambiente e um alimentador para aquário de peixes que, por meio de um circuito eletrônico, libera a ração no tempo programado. Essas foram algumas das invenções apresentadas por alunos e professores do Colégio Souza Lima, em Realengo, durante a III Feira de Informação Tecnológica e Científica (FITEC) realizada na unidade.

Voltada para alunos dos Cursos Técnicos, a FITEC tem o objetivo de levar à comunidade escolar os projetos desenvolvidos durante o ano letivo. Normalmente, o evento acontece junto com a Mostra Pedagógica, dirigida aos estudantes do Ensino Fundamental. A mostra – que, em 2004, entrou na 8.ª edição – teve como tema central a conscientização da importância da água potável para a sobrevivência das espécies.

Com o intuito de chamar a atenção do público para o tema, os alunos – divididos em grupos – se caracterizaram de estátuas vivas reproduzindo os movimentos da água. O trabalho envolveu expressão corporal, oral e escrita, integrando a Língua Portuguesa a disciplinas como Artes Plásticas e Ciências.

Inventos

Desenvolvidos em forma de maquetes pelas turmas do Curso Técnico de Telecomunicações, o alimentador para aquário e a persiana automática chamaram a atenção dos visitantes pela criatividade. Com a ajuda dos professores e muita pesquisa, os alunos da 1.ª série adaptaram um circuito eletrônico a uma persiana, permitindo que ela abrisse e fechasse automaticamente.

Em tempos em que a Ciência e a Tecnologia buscam novos caminhos e soluções para garantir a qualidade de vida e em que a arquitetura digital – defensora da praticidade e da comodidade – ganha cada vez mais adeptos, os aparatos podem ser de grande valia. Este é o caso do alimentador automático para peixes. De autoria da professora Márcia de Paula e desenvolvido por ela e por um grupo de estudantes do 2.º ano de Telecomunicações, o aparelho permite a programação do tempo de alimentação de peixes em aquários. O funcionamento é semelhante ao da tecla sleep dos aparelhos de TV. Um circuito com timer foi acoplado ao compartimento onde fica a ração, fazendo com que ele fosse aberto apenas nos intervalos programados (30`, 60`, 90` et.).

Depois do sucesso da FITEC, que segundo a coordenadora do colégio, Alda Regina Oliveira, foi visitada por mais de mil pessoas, a meta do coordenador do curso de Telecomunicações, professor Carlos Vinicius Nascimento, é apresentar os inventos em feiras técnicas de outras escolas do Rio de Janeiro.


“A feira começou em 2002 e sempre teve o foco na exposição desses projetos. É uma espécie de culminância daquilo que aprendemos em sala de aula. Todas as séries participam e o resultado tem sido muito bom. Este ano, já vamos para a quarta edição”, destaca o coordenador.

“À medida que vamos nos aperfeiçoando, podemos sonhar em chegar mais longe. Já expomos na Feira Técnica de uma escola da Rede FAETEC e, agora, quere­mos descobrir novos espaços”, completa.

Além dos trabalhos de Telecomunicações, a FITEC contou com projetos na área de Administração, Enfermagem, Eletrônica e Informática. Os estudantes de Administração, por exemplo, abordaram o tema “O Jovem Empreendedor” e, através de uma exposição lúdica e prática, demonstraram todo o conhecimento técnico adquirido nas aulas.

Quem estava na 1.ª série trabalhou com pesquisas. Defesa do Consumidor e Publicidade e Propaganda foram os assuntos destacados. E os trabalhos apresentados traçavam pontos positivos e negativos do uso da propaganda no âmbito dos negócios, além de informações relevantes sobre o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e o Procon/RJ.

Os alunos do 2.º ano montaram uma Empresa Júnior – com todas as suas etapas – oferecendo à comunidade escolar orientação sobre os serviços de apoio na área de Recursos Humanos e mercado de trabalho.

Já a 3.ª série levou à FITEC dois projetos na área de produção: o primeiro voltado para a indústria de calçados (sandália com salto alto removível de três alturas) e o segundo dirigido ao mercado de alimentos e bonbonnière (chocolates delícias – em formas variadas e com recheios diversos).

Com a orientação da equipe docente da área técnica e da coordenadora do curso de Administração, professora Honorina Raquel Rodrigues, os alunos destacaram etapas de pesquisa e análise de mercado (desenvolvendo o conhecimento na área de marketing dos produtos) assim como as fases de produção (matéria-prima, insumos, embalagens e distribuição).


Parcerias

Abertas à comunidade, a FITEC e a Mostra Pedagógica reuniram várias instituições como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o Museu da Vida, o Laboratório Móvel da Cedae, a Companhia Estadual de Gás (CEG), a Fundação Mudes e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A solidariedade também esteve em pauta: durante os eventos, o Souza Lima foi transformado em um posto de arrecadação de alimentos que, posteriormente, foram doados a comunidades carentes.



Colégio Souza Lima
Tel: (21) 3331-0082
End.: Rua General Sezerfredo, 646 –
Realengo – Rio de Janeiro/