
Histórias de Hans Andersen estimulam a leitura
na Escola Leonel Azevedo
Por Antônia Lúcia
Era
uma vez... um soldadinho de chumbo que, apesar de
não se achar um patinho feio, apaixonou-se
por uma linda boneca bailarina, cujo sonho, assim
como o da pequena sereia, era – apesar das diferenças
– viver um grande amor.
No ano em que se comemora
o bicentenário de nascimento de Hans Christian
Andersen, um dos maiores autores de clássicos
da literatura infantil, a equipe da sala de leitura
e informática da Escola
Municipal Leonel Azevedo revive, com suas turmas de
Educação Infantil a 8.ª série,
os mais memoráveis contos de fadas, através
do Projeto Andersen.
Envolvidas pela magia
do faz-de-conta, as professoras da sala de leitura
– Elizabeth Caldas, Glória Regina, Maria
Ângela, Mary Inêz e Rosangela Rodrigues
– e todos os alunos da escola estão trabalhando,
desde março, com os contos mais populares de
Andersen, entre eles: O Patinho Feio; O Soldadinho
de Chumbo; A Pequena Sereia; A Polergazinha; Os Cisnes
Selvagens; A Roupa Nova do Imperador; A Pequena Vendedora
de Fósforos e vários outras histórias
do universo de 212 contos escritos pelo autor.
A proposta do projeto
é fazer com que, através da mensagem
passada pelas histórias, as crianças
reflitam sobre questões relacionadas à
natureza humana, tais como amor, respeito às
diferenças, amizade, confiança, união
e outros valores sociais. “Muitas crianças
não têm perspectivas na vida e, sem isso,
elas se anulam como seres humanos. Temos que tentar
abrir horizontes. Elas precisam de luz e, nesse sentido,
ler Andersen é fabuloso”, garante Glória.
Atividades propostas

Para melhor aproveitamento
do tempo e das atividades sugeridas, as professoras
selecionaram as histórias e dividiram-nas de
modo que cada série pudesse trabalhar com uma
obra específica. As turmas da Educação
Infantil trabalharam a partir de um dos clássicos
mais consagrados do escritor: O Patinho Feio. Depois
de ouvir a história, na sala de leitura, cada
criança deu vida ao seu patinho feio, através
de desenhos, recortes, pinturas e colagens.
Já as turmas do
1.º ano do ciclo (Classe de Alfabetização),
assim como os personagens do conto A Roupa Nova do
Imperador, se passaram por costureiros para confeccionar
a roupa mágica do vaidoso Imperador. O traje,
que na história real era feito de um tecido
invisível, dessa vez foi recriado com retalhos
de pano e papel.
O 2.º ano do ciclo
(1.ª série) focou o seu trabalho numa
questão bastante discutida nos meios acadêmicos
e sociais: as diferenças físicas e culturais
das pessoas. Baseando-se no conto Soldadinho de Chumbo
– personagem que tinha um defeito físico
– os alunos confeccionaram um móbile
com os personagens da história e, de maneira
lúdica, discutiram essa e outras questões
presentes em quase todas as narrativas do autor.
A turma do 3.º ano
do ciclo (2.ª série) saudou o contista,
exibindo um lindo painel com flores de papel crepom,
exposto no hall da escola. Antes de iniciar a montagem
do painel, cada aluno recebeu uma tarefa bastante
inusitada. “Como o tema foi A Polegarzinha,
eles tiveram de medir seus polegares, desenhar, no
papel, um bonequinho no tamanho de seus dedos e recortá-lo
para que fosse utilizado como miolo das flores”,
explica a professora Beth.
A filha caçula do rei Tritão, Ariel
(A Pequena Sereia), foi a fonte de inspiração
dos alunos da turma de Progressão. Depois de
se encantarem com os desejos da Pequena Sereia de
transformar-se em humana, os estudantes, utilizando
jornal e guache, reproduziram, num painel, em terceira
dimensão, o mundo mágico da bela espécie.
Na 3.ª série, empregando técnicas
de dobradura de papel (origami), cada criança
confeccionou uma ave fazendo alusão à
história do Cisne Selvagem.

As ilusões e o sofrimento da Pequena Vendedora
de Fósforos serviram de gancho para os alunos
da 4.ª série realizarem debates sobre
questões sociais como o trabalho infantil e
o papel da família. “Quando nós
propomos esta atividade, a idéia era mostrar
às crianças que elas têm deveres,
mas também direitos, que devem ser respeitados
por todos, adverte Glória, mostrando o Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA) – material
utilizado como fonte de consulta pelas crianças.
Baseando-se nos célebres
contos do escritor dinamarquês, as turmas de
7.ª e 8.ª séries estão desenvolvendo
um trabalho livre que será exposto para as
classes da Educação Infantil à
4.ª série. “Esta apresentação
envolverá encenação teatral,
contação de histórias e manipulação
de fantoches. Enfim, será um grande espetáculo
coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa
Fátima e Cláudia”, diz Beth.
Na sala de informática,
a empolgação não é diferente.
Coordenados pela professora Inêz, os monitores
– alunos que auxiliam os professores nas salas
de informática e de leitura – escolheram
um dos contos do escritor e estão finalizando
vários slides que serão apresentados
aos demais colegas.
O aluno Fábio,
da 7.ª série, um dos mais antigos monitores
da sala de informática, fala com propriedade
sobre o processo de elaboração dos filmes/slides.
“Primeiro, escolhemos a história, depois
lemos o livro e começamos a fazer o esboço
da história. Em seguida, passamos para a fase
da montagem dos slides no computador e, por fim, fazemos
a apresentação”.
Resultados

Mesmo não tendo
chegado à reta final, os resultados do Projeto
Andersen já podem ser percebidos. Quem afirma
são as professoras da sala de leitura. “Todas
as atividades realizadas até agora tiveram
um aproveitamento muito bom, conta Glória,
acrescentando que os próprios alunos vão
até a sala de leitura para perguntar sobre
as atividades que serão realizadas”.
Feliz, a professora Inêz – colecionadora
de diversas versões de O Patinho Feio –
compartilha da mesma opinião: “Cada etapa
do projeto tem sido um momento mágico de intensa
satisfação e integração
entre professores e alunos, uma vez que estamos conseguindo
mostrar a eles como é importante sonhar e ter
perspectivas para se chegar a algum lugar”,
conclui.
Escola Municipal Leonel Azevedo
Tel.: (21) 2462-4397 / 3393-2550
End.: Rua Luiz Sá, s/n.º – Ilha do Governador – Rio de Janeiro/RJ.
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