Condições adequadas de higiene bucal e dentária garantem bem-estar para todo o organismo

Por ser a maior cavidade do corpo em contato com o ambiente externo, a boca serve como porta de entrada para milhões de bactérias, sendo assim, sua higiene é fundamental para o bem-estar geral. Estudos afirmam que, aproximadamente, 150 milhões de bactérias estão presentes em 1 ml de saliva.

A experiência demonstrou, durante muitos anos, que a odontologia curativa – restaurações, extrações, tratamentos de canal etc. – não obteve sucesso no controle das doenças bucais. Em nosso país, os índices de cárie e doenças das gengivas (doenças periodontais) são altíssimos, mesmo com um grande número de dentistas por habitante. E somente através da odontologia preventiva conseguiremos mudar este quadro.

O que é melhor: a escova ou a broca?

Tratando-se das doenças bucais mais comuns (cárie e doenças periodontais), a prevenção baseia-se nos seguintes procedimentos:

  • Correta higienização com a escova e o fio dental;

  • Consumo inteligente do açúcar;

  • Uso correto de flúor para fortalecimento dos dentes;

  • Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista.

Conhecendo os problemas bucais e dentários

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. A manifestação dos mesmos só será maior se as condições de higiene forem precárias ou se estiver associada ao fumo, álcool e má alimentação. A seguir, conheça os problemas mais comuns:

  • Cárie: Inicialmente, pode produzir um leve desconforto, sendo a dor de dente o sinal mais indicativo da existência de cárie. Se a cárie já estiver instalada, o recurso inicial é tratá-la, procurando um dentista. Em casos mais graves, pode ocorrer, até mesmo, a perda dos dentes, com sérias conseqüências psicológicas e estéticas. Antes mesmo do seu aparecimento, é possível preveni-la com uma boa higiene bucal, incluindo escovações sempre após as refeições e o uso do fio dental, evitando, assim, que outras doenças, como as periodontais, apareçam.

  • Aftas bucais: São pequenas manchas brancas ou amareladas que aparecem na mucosa da cavidade bucal, desaparecendo em menos de 10 dias, sem tratamento médico. Baixa resistência do organismo, estresse e certos alimentos podem ser a causa para o aparecimento das aftas.

Algumas medidas ajudam na prevenção e no alívio da dor:
Faça uma adequada higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes e o uso de fio dental; mastigue lentamente os alimentos para não morder o interior dos lábios e bochechas, evitando lesões das mucosas da boca; evite alimentos salgados, condimentos ácidos e picantes, além de bebidas alcoólicas e muito quentes, pois acentuam a dor; enxágüe a boca com uma colher de água oxigenada em um copo d’água. Consulte o dentista se os problemas persistirem por mais de 14 dias, após tomar medicamento ou se as aftas forem muito dolorosas.

  • Mau hálito: O mau hálito pela manhã é normal, pois, durante a noite, a quantidade de saliva diminui, podendo ocorrer aumento das bactérias. As causas mais comuns do mau hálito são decorrentes de resfriados, dor de garganta, cáries, problemas gástricos e sinusite. O problema do mau cheiro é facilmente resolvido com a escovação dos dentes e da língua. Se o mau hálito persistir, mesmo após esse procedimento, pode significar problemas mais graves. Quando isso acontecer, o mais indicado é procurar um dentista.

  • Doenças periodontais: As mais comuns são a gengivite e a periodontite. Caracterizam-se por processos inflamatórios, acometendo os tecidos em torno dos dentes, responsáveis pela sua sustentação que, em último caso, podem levar à perda do dente.

  • No Brasil, 50% das pessoas de 40 anos não possuem metade dos dentes;

  • Que cerca de 95% dos brasileiros sofrem de cárie e doenças da gengiva;

  • Que os problemas relacionados aos dentes, em sua maioria, podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental.

  • Que um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos dentes, sejam eles “de leite” ou permanentes;

  • Que grande parte dos problemas dentários dos adultos (inclusive a necessidade de uso de aparelhos) é causada por perda prematura dos “dentes de leite” quando ainda criança.


  • Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;

  • Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período, as cerdas ficam “amassadas” e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana;

  • Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade;

  • O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes;

  • Procure substituir alimentos cariogênicos (com muita açúcar) por outros com menor quantidade de açúcar em sua composição;

  • Nas consultas periódicas, procure fazer a profilaxia (limpeza) dos dentes pelo dentista, removendo qualquer placa residual (ou cálculo) que tenha se acumulado durante o intervalo das visitas.

Fonte: www.lincx.com.br – O site da saúde