Projeto integra disciplinas e dissemina a cultura hispânica na escola

Por Simone Garrafiel

No dia 12 de outubro, é comemorada, na Espanha, a descoberta da América e a união do mundo hispânico. Chamada de Hispanidad, a festa foi o ponto de partida para que a professora de Espanhol Cassiana Pereira Vidal Pinudo, da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, no Caju, explorasse o tema e mostrasse aos alunos de 6.ª a 8.ª séries as questões culturais, sociais e políticas dos países envolvidos.

“O projeto surgiu de um sonho e da vontade de que os alunos vivenciassem um dia de Hispanidad”, diz Cassiana, acrescentando que, atualmente, o Espanhol faz parte da grade curricular das escolas municipais e que, além de ensinar a língua, é preciso mostrar a cultura dos povos.

O projeto foi baseado em pesquisas. A idéia era recolher o máximo de informações sobre os países, suas culturas, hábitos alimentares, vestuário etc. Em sala de aula, a professora explicava os conteúdos de espanhol, utilizando-se dos dados trazidos pelos alunos.

Para a implementação das atividades, Cassiana contou com a participação de professores de outras disciplinas que integraram o tema às suas aulas. “Foi uma adesão voluntária. Alguns professores que lecionavam para as turmas que faziam Espanhol quiseram colaborar à sua maneira. Cada um trabalhou a seu tempo, mas todos com foco nos trabalhos que seriam apresentados na feira que finalizou o projeto”.

Nas turmas de 6.ª série, os professores de História, Geografia e Ciências trabalharam as curiosidades sobre a Espanha e a América Latina. Nas aulas de Artes, foram confeccionadas maquetes de casas espanholas, para que fossem expostas na feira.

Em uma aula integrada de Ciências com Espanhol, os alunos aprenderam a classificação dos seres vivos e, após as explicações, traduziram para o espanhol o que foi aprendido. O resultado desta união foi uma maquete com os principais animais, identificados pelos seus nomes em língua espanhola.

Para valorizar a questão social, a professora de Geografia desenvolveu um trabalho de localização do bairro. A idéia foi fazer com que os alunos reproduzissem o bairro do Caju, identificando a escola, praças, estabelecimentos comerciais e outros pontos. “Além de praticarem o espanhol, pela identificação nas maquetes, os alunos puderam observar que o bairro onde está localizada a escola não tem apenas o cemitério como ponto de referência”, afirma Cassiana.

As turmas de 7.ª série estudaram temas referentes à América Latina. A atividade principal foi o círculo de leitura, através do qual os alunos levavam, para a sala de aula, textos sobre o descobrimento da América, sobre os povos Incas, Maias e Astecas, além de outros acontecimentos.

Além de promoverem um rodízio de livros e textos, os alunos faziam resumos sobre tudo o que estava sendo estudado. Ao final, o material produzido serviu de apoio para a formulação de um roteiro para teatro, com frases em português e espanhol. A dramatização foi apresentada na feira.

Para falar sobre a Espanha, as turmas de 8.ª série também fizeram um extenso trabalho de pesquisa. Em Matemática, Picasso serviu de inspiração para o estudo de Geometria, uma vez que as formas geométricas dos quadros do pintor serviram de base para o aprendizado. Misturando História e Artes, a professora também falou sobre a questão do Cubismo, contou a história do pintor e pediu que os alunos produzissem suas próprias obras, imitando a arte de Picasso.

A Feira

O resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo de quase quatro meses em sala de aula culminou com La Feria de La Hispanidad, que aconteceu em outubro de 2003. A Feira reuniu alunos de todas as séries, o corpo docente, pais e convidados, que passaram o dia entretidos com dramatizações, recitais, apresentações de dança e exposições. No final do evento, todos se deliciaram com comida típica espanhola.

“Para organizar a Feira, os alunos dividiram-se em grupos e cada um ficou responsável por uma tarefa. Tivemos a equipe da cozinha, da ornamentação, do som, enfim, despertamos o senso de responsabilidade em todos eles”, disse Cassiana.

Caracterizados com roupas confeccionadas por eles próprios, os alunos mostraram coreografias criadas a partir da história de personagens latinos, deram uma aula de tango e expuseram maquetes e objetos característicos dos diversos países estudados.

Os alunos da 8.ª série criaram um jogo de vocabulário que fez sucesso entre os participantes. Até mesmo as crianças que não tinham afinidade com a língua espanhola puderam conhecê-la um pouco mais, com muita diversão.

Os alunos da 7.ª série ficaram responsáveis pela comida. Após pesquisarem s pratos típicos da Espanha e da América Latina, dividiram as receitas entre as turmas e se encarregaram de colocar a mão na massa. “Além de terem preparado as comidas, eles explicavam a procedência e indicavam os ingredientes de cada prato para os interessados. No cardápio, entre outros, tortillas espanholas. Foi uma troca de informações”, orgulha-se a professora de espanhol.

Além de todas as atividades apresentadas na feira, foram espalhados cartazes com poesias, informações sobre os países, colagens, reproduções de quadros de pintores espanhóis e outros trabalhos expositivos produzidos ao longo dos meses que antecederam o evento.

Segundo Cassiana, os resultados mostraram que nada foi feito em vão. “Fiquei satisfeita com o que vi. A riqueza deste trabalho vai mais além da simples organização de uma feira. Os alunos se interessaram e aprenderam. Foi o retorno de todo um esforço. Este ano pretendo fazer a segunda edição da Hispanidad”, concluiu.

Missão Cumprida

“A festa da Hispanidad foi superinteressante, pois pudemos conhecer a América Latina de uma forma divertida. O que mais gostei foi fazer parte do grupo de dança Carmen. Foi uma experiência bacana. Nossa colega Isabelle montou a coreografia e participou como Carmem. Fizemos uma viagem sem sair da escola!” (Alex da Silva Santos – 7.ª série)

“O dia da Feira da Hispanidad foi muito bom. Mas bom mesmo foi produzir a feira. Cada aluno ficou responsável por uma coisa. Eu fiquei com a peça sobre o descobrimento da América. Precisei da ajuda de alguns colegas da sala. Fizemos pesquisas sobre a vida dos índios, de Cristóvão Colombo e sobre os modos de vestir, de falar e tudo mais. Para mim, ficou marcado e espero que tenha ficado marcado na mente de todos que participaram!” (Marisa da Silva – 8.ª série)

“A Feira me fez descobrir coisas interessantes e muito bacanas. No dia, não esperava ver uma feira tão elegante feita por nós. Fiquei surpresa comigo mesma e com os meus colegas. O que mais me chamou a atenção foram as peças e danças, muito bem-elaboradas e interpretadas!” (Jaqueline Cardoso – 7.ª série)

Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes
Tel.: (21) 2580-3381