Projeto faz link entre a informática e a produção textual

Por Cláudia Sanches

Esse é o perfil de um aluno da 3.ª série, que criou seu próprio Blog a partir do Projeto Um Diário na Internet, idealizado pela professora de Apoio e Oficinas, Cláudia Nunes, do Ciep Procópio Ferreira, localizado em Del Castilho.

Trabalhado de forma interdisciplinar, o projeto, que tem como principal objetivo estimular a produção textual, serviu também de ferramenta para que as crianças fossem inseridas no mundo virtual. “Como a escola não tem laboratório de Informática e a minha clientela não tem computador em casa, tive a idéia de fazer o trabalho. Utilizei o computador da secretaria, mas todos ficaram em contato com o mundo digital, a maioria pela primeira vez”, lembra a professora, que realizou o trabalho com as crianças da 3.ª e 4.ª séries.

Feitos de cartolina e decorados com figuras de revistas, desenhos e bastante criatividade, os blogs fictícios reproduzem a estrutura de um diário na Internet. Espalhadas pelos corredores, as cartolinas retratam o universo de cada criança que participou do projeto. No lado esquerdo da “tela” (cartolina), os alunos escreveram seus dados pessoais, como nome, idade etc. e, no direito, eles relataram um pouco de suas rotinas.

Durante a composição, alguns deram mais ênfase às partes textuais, outros recorreram às ilustrações como recurso principal. As meninas, com suas cartolinas cor- de-rosa, deram um toque feminino às suas criações incrementando as páginas com muito brilho e paetês. Além da cartolina, as crianças usaram folhas de papel ofício para fazer alusão às páginas do diário virtual.

Cláudia acrescenta que a confecção dos blogs também ajudou a resgatar a auto-estima dos alunos por utilizar elementos como nome e perfil: “Ao ter um espaço para criar e falar sobre sua preferências e rotina, eles se sentem importantes”, acredita ela, que trabalha com uma disciplina oferecida nas escolas de tempo integral do município. Para realizar esses projetos, a Secretaria Municipal de Educação oferece um programa de formação continuada através do qual os professores das oficinas têm aulas de música, dança, canto e artes plásticas.

Passo-a-passo. Do abstrato para o concreto

Um computador, cartolina, recortes de revistas antigas, lápis de cor, criatividade e muito jogo de cintura foram os principais ingredientes que Cláudia utilizou para dar vida ao projeto. O primeiro passo da professora foi conversar com as turmas sobre o que é um computador, o que é a Internet, o que é um website e o que é um blog. Para isso, ela precisou colocar um a um em contato com a tela do computador.

Contudo, para que elas passassem do abstrato para o concreto, só mesmo confeccionando os blogs. “Expliquei que as pessoas visitavam, liam e mandavam e-mails e que, portanto, o blog tinha que ser bonito para atrair os visitantes. A professora acessou seu próprio blog e as crianças receberam e enviaram e-mails para as outras professoras do Ciep. A reação das crianças foi gratificante. Elas ficaram encantadas de poderem se comunicar através do correio eletrônico e deixar um comentário no meu diário. Foi uma experiência bárbara”, relata a professora.

O ponto culminante do projeto foi a confecção do blog, um diário pessoal na Internet, no qual as crianças colocaram desde informações como nome e preferências pessoais até histórias verídicas e fictícias. Para ajudar na invenção das histórias, Cláudia colocou na parede uma lista de verbos para servir de palavras-chave e recortou, junto com os alunos, figuras de revistas, a partir das quais os alunos começaram a escrever. À medida que as idéias surgiam, eles acrescentavam frases, poesias e enfeites nos seus blogs.

A aluna Driele Rangel, de nove anos, se sente privilegiada de estar tendo oportunidade de freqüentar as oficinas, já que ali ela tem contato com todos os tipos de linguagens. Nesse projeto, ela também teve a primeira experiência com o mundo virtual. “Adorei ter me tornado uma blogueira de verdade e ter deixado um comentário no blog da professora”.

Para a coordenadora pedagógica Célia Torga, o projeto é muito interessante porque oferece mais uma linguagem ao aluno, que é a Informática. “Em forma de brincadeira, eles foram introduzidos nesse novo universo. É um assunto do qual eles escutam falar muito, mas não entendem. No ano que vem, estaremos implantando o nosso Laboratório de Informática e essas crianças já estarão familiarizadas com o novo vocabulário”.

Para os professores e alunos que desejarem conhecer melhor o trabalho de Cláudia Nunes e deixar um comentário no seu diário, o endereço é: www.byclaudinha.blig.ig.com.br

Blog do Pimentinha
Nome: Dênis, mas o nick é Pimentinha
Idade: nove anos
Cor preferida: azul
Prato predileto: feijão, arroz, bife e batata frita
Signo: câncer
Desenho preferido: Caverna do Dragão
TV: Da Cor do Pecado e Passa e Repassa
Fruta: maça
Cantor: Leonardo
Eu gosto de: dormir
Cantora: Wanessa Camargo
Meus amigos: Erick, André, Ronado, Fabrício e Rômulo.


01/02/04

"Minha mãe adora o cantor Júnior. Ela comprou até o perfume dele pra usar. Às vezes, eu gosto de usar porque é muito cheiroso e bom. Um dia minha mãe deixou cair e o perfume quebrou. E nós ficamos muito tristes."

20/01/04

"Quando eu fui para a igreja, eles fizeram um sorteio para ver quem iria ganhar a bicicleta. Eles sortearam. E saiu o número do André. Só que ele não estava na igreja. Sortearam de novo e saiu o meu nome. Eu fiquei muito feliz".

Ciep Procópio Ferreira
Tel.: (21) 2581-6024