Localizada em um tranqüilo sítio no Recreio dos Bandeirantes, entre o mar e a Serra de Grumari, a Casa do Pontal é o maior Museu de Arte Popular do Brasil. Com uma coleção de aproximadamente 5.000 obras de mais de 200 artistas de todo o país, fruto de quarenta anos de pesquisa do designer francês Jacques Van de Beuque, o museu apresenta uma das mais lindas e abrangentes visões da cultura brasileira.

Mas quem foi Jacques Van de Beuque?

Nascido em Bavay, no norte da França, em 1922, Jacques Van de Beuque cursou Belas Artes, dedicando-se aos estudos até o início da II Guerra Mundial, quando passa a militar com outros jovens a favor da resistência francesa. Em decorrência disso, é preso diversas vezes, sendo enviado para os campos de trabalhos forçados em Kiev, na Alemanha, onde permanece por quase dois anos. Foge da prisão em 20 de abril de 1944, alguns meses antes do final da guerra. Decide partir da Europa e, estimulado pelo pintor Cândido Portinari, opta por vir ao Brasil.

Desde sua chegada, Van de Beuque apaixona-se pelos objetos feitos por pessoas simples, do povo. Começa, então, a viajar e adquirir obras, visita vilas e povoados, entrevista artistas, e deixa-se cativar por suas vidas. Desenvolve com alguns artistas longas amizades e, ao cabo de quarenta anos, constitui o mais consistente acervo da arte popular produzida na última metade do século vinte.

Criação da Casa do Pontal

Jacques Van de Beuque não só coletou sistematicamente obras de arte popular brasileira, como também as classificou, criando uma proposta de exibição no Museu Casa do Pontal que tem sido considerada irretocável por membros de importantes museus de várias partes do mundo.

Durante os primeiros vinte anos, Jacques Van de Beuque guardou sua coleção em sua própria residência, no bairro do Humaitá (na zona sul da cidade do Rio de Janeiro ) e, posteriormente, no escritório de sua empresa de design e montagem de exposições, situada em Botafogo.

Em 1974, tendo já a coleção ganhado grandes proporções, adquire um sítio próximo à reserva ecológica da Pedra Branca/Grumari, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, agora com o intuito de construir um imóvel onde pudesse abrigar as obras.

Durante dezoito anos, Van de Beuque constrói o que é hoje o Museu Casa do Pontal, projetando pacientemente todos os detalhes – desde o paisagismo dos 10.000 m 2 de jardins que envolvem o Museu até o roteiro temático da visitação, o desenho das vitrines e os 1.500 m2 de galerias, onde as obras seriam exibidas. Para isto se vale de sua reconhecida experiência como arquiteto de exposições no Brasil e no exterior.

O Museu é aberto à visitação pública em 1992. Porém, antes dessa data, e durante a construção do edifício, a visitação já era intensa por parte de artistas e intelectuais de vários países. Com a abertura definitiva do Museu Casa do Pontal, Jacques Van de Beuque propiciou que um número maior de visitantes tivesse acesso ao acervo, muitos deles tomando contato com a arte popular brasileira pela primeira vez.

O acervo

O acervo do museu, em exposição permanente ou acondicionado em reserva técnica climatizada, é composto de aproximadamente 8.000 peças de arte popular brasileira, entre esculturas, bonecos, entalhes, modelagens e mecanismos articulados. As obras foram produzidas com o uso de diferentes tipos de materiais, tais como barro, madeira, tecido, ferro, alumínio, areia, miolo de pão, palha e arame. Cerca de 200 artistas populares de todas as regiões brasileiras têm obras incluídas no acervo, cobrindo toda segunda metade do século XX e chegando até os dias de hoje. A quase totalidade do acervo foi reunida pelo criador do Museu Casa do Pontal, Jacques Van de Beuque. Após seu falecimento, o acervo permanece sendo atualizado através de viagens de pesquisa para aquisição de obras de artistas populares.

Exposição Permanente

A exposição permanente do museu reúne, em 1.500 m 2 de galerias, 5.000 obras, produzidas desde 1950 até hoje, e representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. A exposição é organizada tematicamente, segundo as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Todo o percurso das galerias é acompanhado por cerca de 100 textos explicativos em português, inglês e francês; ampliações fotográficas com imagens dos artistas e de festas folclóricas; e cerca de 1.000 legendas de obras, com a autoria, o local de nascimento do artista e a década de criação da obra.

Museu Casa do Pontal: Estrada do Pontal, 3.295 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro /RJ.
Tel.: (21) 2490-3278 / 2490-4013
Site: www.popular.art.br / e-mail: pontal@openlink.com.br

Fonte: www.popular.art.br