Edição 39 - Aula-Passeio Revela o Rio de Janeiro


Maratona em Prol da Ciência

Por Renata Braga

Apresentar novos projetos, mostrar a história da instituição e promover a integração com a comunidade. Esta foi a fórmula que garantiu o sucesso da 23.ª edição do evento educacional Semana da Química, promovido pela Unidade do Cefet Química, no Rio de Janeiro. O tema proposto foi “DNA 50 anos – Cefet Química 60 anos”, uma homenagem aos 60 anos da Instituição.

Durante a Semana foram realizadas palestras, exposição, minicursos, mesas-redondas, apresentações de coral e teatro, jogos esportivos e, como ponto alto do evento, a apresentação de projetos dos alunos. A exposição comemorativa “Cefet Química 60 anos – Trajetória” mostrou ao público fotos e documentos que puderam contar um pouco da história da instituição, passando também pela história da própria química no país.

Munidos de espírito empreendedor, durante quase um ano, os alunos do Ensino Médio se dedicaram à criação e elaboração de projetos para serem apresentados durante a Semana da Química. Os estudantes se organizaram em grupos que contavam com a orientação de um ou mais professores, chamados de professores orientadores. Os temas podiam ser propostos pelos próprios estudantes ou, então, os grupos podiam desenvolver trabalhos dentro da linha de pesquisa de algum professor orientador.

As idéias dos alunos eram discutidas com os orientadores, que ajudavam os grupos mostrando a viabilidade dos temas propostos e como poderiam ser colocados em prática. “Todos os alunos se envolveram muito nos projetos e o mais interessante é que a elaboração e apresentação dos trabalhos não vale nota para o boletim, o que prova o real interesse deles pela Semana da Química”, conta o professor Hiran Araújo, um dos orientadores.

Há dez anos, o professor Hiran é um dos organizadores da Semana da Química, o evento mais esperado do ano. Segundo ele, um dos desafios é orientar os alunos mostrando os caminhos, mas sem reprimir a criatividade, ou seja, quando o professor sente que a idéia apresentada pelo grupo é algo muito complicado de ser desenvolvido, o professor deve dialogar, sempre tomando cuidado para não desestimular os alunos. “No início do ano, um grupo me procurou dizendo que queria fazer um projeto mostrando como acontece a fabricação de bombas. Ao mesmo tempo que é um assunto delicado para ser desenvolvido, eu não podia ser enfático e dizer: ‘Não, de jeito nenhum vocês podem fazer isso!’ Dentro da linha deste grupo, procurei mostrar outros caminhos e eles acabaram fazendo um trabalho de efeitos especiais que ficou ótimo”, conta o professor Hiran.

Durante toda a Semana os trabalhos ficaram expostos no pátio do Cefeteq e, no último dia do evento, foi feita a escolha dos melhores projetos apresentados. Momentos antes da decisão, a expectativa era enorme. Em geral, os trabalhos premiados na Semana da Química representam a instituição em outras mostras que acontecem pelo país.

Recentemente, os alunos do Cefeteq ganharam os três primeiros lugares na Maratona de Química em Ouro Preto, durante o Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Alguns projetos, normalmente os que seguem a linha de pesquisa de professores, ganham uma continuidade nos anos seguintes. Outros projetos podem servir como exemplo para assuntos abordados durante as aulas. Assim, mesmo sem ter ganho os primeiros lugares, quase todos os projetos, de uma maneira ou de outra, são aproveitados. Muitos jovens também acabam levando para a vida profissional projetos apresentados na Semana da Química, quando ainda eram alunos...

Além dos professores, a cerimônia de premiação contou com a presença do diretor-geral do Cefet Química, professor Luiz Edmundo de Aguiar, e do diretor da Unidade Rio de Janeiro, professor Eudes Pereira. Após a distribuição das medalhas, enfim, o momento mais esperado: a divulgação dos resultados dos projetos de química dos alunos. “A ciência pode ser feita pelo cidadão comum, ela está ligada à descoberta da cidadania. Tudo é ciência”, afirmou o professor Luiz Edmundo.

Os critérios de escolha foram bem explicados: ao total foram 26 avaliadores e cada projeto foi avaliado, em média, por 5 pessoas. A maior e a menor nota eram excluídas da contagem. Divididos em duas categorias (didáticos e tecnológicos), seis projetos foram premiados ao todo.

A premiação mais comemorada foi a do grupo que fez o projeto intitulado “A Química e seus Efeitos Especiais”. Os alunos mal podiam acreditar que haviam conseguido o tão sonhado primeiro lugar. “Fizemos uma encenação do projeto, tipo um teatro, mostrando como a química é interessante e como pode produzir efeitos especiais interessantes”, contou, entusiasmada, a aluna do 2.º ano, Carolina Barbosa, uma das integrantes do grupo. O trabalho mostrou como a química pode ser utilizada como um recurso especial tanto no cinema como no dia-a-dia, ajudando a polícia a desvendar crimes, por exemplo.

Confirmando o sucesso da Semana da Química, a prova de que o evento desperta o interesse das pessoas de maneira geral foram as mais de 70 escolas e cerca de duas mil pessoas que passaram pelo pátio do Cefeteq durante os cinco dias da exposição.

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Cefet Química – Unidade Rio de Janeiro
Tel.: 2568-2726