Edição 39 - Aula-Passeio Revela o Rio de Janeiro


Projeto de leitura desperta nos alunos o gosto pela palavra escrita e falada 

Por Antônia Lúcia

“Brincar com pião enrolado na mão é brincar de sonhar. E depois acordar...” Esse é um pequeno trecho de um dos poemas do livro de poesias escrito pelos alunos do Colégio Saint John, localizado na Barra da Tijuca, que teve como proposta inicial, dentro do Projeto Contando e Imaginando Histórias, aprimorar o processo de leitura e escrita, entre os alunos da C. A à 4.ª série.

Brincando, Lendo e Escrevendo

De acordo com a equipe pedagógica, ao planejarem o Projeto Contando e Imaginando Histórias, os professores tinham em mente a idéia de despertar nos alunos o gosto pela palavra escrita, falada e, conseqüentemente, pela pesquisa literária. No entanto, antes mesmo que o projeto saísse do campo das idéias, após as primeiras discussões, os professores resolveram ampliar a proposta, incluindo as Classes de Alfabetização, uma vez que a sugestão inicial era que o projeto fosse realizado apenas entre alunos de 1.ª a 4.ª série.

Resolvido esse impasse, os educadores começaram a trabalhar efetivamente a parte prática do projeto. Cada turma selecionou, com seus professores, as histórias que gostaria de ler. Em seguida, as classes foram divididas em grupos e cada grupo visitou outra turma, lendo a história escolhida.

Paralelamente ao trabalho de leitura das histórias, os professores começaram a ler poesias para os seus alunos. Esse movimento de leitura de poesias acabou despertando nas classes a vontade de criar suas próprias poesias. Cada aluno virou “poeta”, ilustrando sua obra literária. De acordo com a equipe pedagógica, a partir desse momento, os professores foram surpreendidos por um intenso movimento de criação.

“As primeiras poesias foram chegando e, de repente, estávamos mergulhados no mundo lírico infantil, resgatando em nós mesmos a criança que um dia fomos”, lembrou uma das professoras.

Quando todos os alunos, da Classe de Alfabetização à 4.ª série, completaram seus escritos poéticos, os professores organizaram todo o material e editaram um livro por turma. O livro da turma 11, por exemplo, teve 23 poesias contendo textos que falavam desde o sonho de brincar, passando pelas estrelas do mar, indo ao encontro dos passarinhos, dos sacis, das borboletas, das joaninhas, dos temidos tubarões, da alegria das crianças e da coragem do marinheiro que acorda bem cedinho despertado pelo barulho das ondas do mar.

Concluída a coletânea com os manuscritos dos pequenos escritores, os professores organizaram a culminância do projeto de uma forma bem inusitada. Eles prepararam uma Noite de Autógrafos, ocasião em que, ao som do coral da escola, cada aluno entregou à sua família seu livro autografado.

Para a equipe pedagógica do Colégio Saint John, o Projeto Contandoe ImaginandoHistórias foi um sucesso, não só pelo fato de os alunos terem produzido um livro, mas principalmente por eles terem interagido de uma forma tão plena com o mundo da literatura.

Segundo a equipe pedagógica, ainda este ano, o trabalho será ampliado acrescentando a disciplina de Artes Cênicas como mais uma forma de linguagem. O projeto passará, então, a se chamar Contando, Imaginado e Representando Histórias. “Esperamos repetir o mesmo sucesso, além de, certamente, estarmos mais uma vez privilegiando o processo de leitura e escrita, tão fundamental na formação de nossos alunos”, concluiu uma das professoras envolvidas no projeto.

Colégio Saint John
Tel.: (21) 3325-3288