Edição 39 - Aula-Passeio Revela o Rio de Janeiro

Julio Cesar da Costa, diretor-presidente da Appai, recebe homenagem pelos 18 anos de fundação da Associação

Por iniciativa do Vereador Wagner Siqueira, a Appai – Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro –, no último dia 25 de março, foi homenageada em sessão solene realizada no Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelos dezoito anos de fundação da Associação e pelo atendimento social prestado aos professores e demais profissionais de Educação, através dos benefícios disponibilizados aos seus cinqüenta e dois mil associados e também aos seus familiares e dependentes.

O reconhecimento

Ao falar sobre a Appai, o vereador Wagner Siqueira evidenciou os benefícios que a Instituição oferece aos seus associados, dependentes e agregados, dizendo que onde o serviço público falhou a Appai está presente cumprindo esse papel como outras organizações congêneres. Ao justificar o porquê da homenagem à Associação, Wagner citou a baixa mensalidade e o excelente serviço prestado. “A Appai é como uma ilha de excelência isolada num arquipélago de mediocridade que tem sido a administração pública brasileira. Nós estamos reconhecendo o mérito daqueles que cumprem esse papel complementarmente ao sistema público cada vez mais fálio”, afirmou.

De acordo com Wagner Siqueira, a dificuldade real de mudar uma organização repousa não no desenvolvimento de novas idéias, mas em conseguir escapar das antigas, ou seja, ver o que é visível, mas não é visto. Na ocasião, Wagner atribuiu o sucesso organizacional da Associação dos Professores à habilidade de seu Presidente, Júlio César da Costa, em saber administrar os momentos favoráveis e desfavoráveis, as idas e vindas, mantendo sempre a trajetória definida em direção ao sonho e à visão, com disciplina e determinação.

Ao final de seu discurso, Wagner Siqueira entregou ao Presidente da Appai, Júlio César da Costa, e ao Diretor do Jornal Educar, Ednaldo Carvalho, duas Moções de Congratulação em comemoração aos 18 anos de fundação da entidade e em reconhecimento ao importante trabalho de capacitação profissional do magistério promovido pelo Jornal Educar.

Integrantes da mesa felicitam a Appai

Os integrantes da mesa tiveram oportunidade de parabenizar a Appai pelos seus 18 anos de fundação. O Desembargador Carmine Antonio Savino Filho frisou que a cerimônia de homenagem era muito mais que um evento social. “Na verdade, é um exemplo vivo, palpitante e real de como nós podemos estabelecer um projeto de nação através da força magistral que é a educação.” A Diretora Maria Cristina da Lacerda, da Escola Especial Favo de Mel, também felicitou a instituição e enfatizou a importância do seu papel através do Jornal Educar, que tanta experiência educacional tem levado aos profissionais da área. Durante a sua fala, o professor Antonio José Zaib, Conselheiro do Conselho Estadual de Educação e Reitor das Faculdades São José, no Rio de Janeiro, congratulou o Presidente da Appai e todo o trabalho que a Associação vem desenvolvendo, ao longo desses 18 anos, em prol da educação.

O professor Ednaldo Carvalho, editor do Jornal Educar, agradeceu, em nome da Appai, ao Vereador Wagner Siqueira pela iniciativa daquela homenagem, ressaltando que a Educação é o maior instrumento de desenvolvimento do homem e suas extensões. Ednaldo fez uma saudação especial ao Presidente da Associação, Júlio César da Costa, enfatizando o muito que aprendeu com seu exemplo de dedicação ao trabalho, visão administrativa e disciplina de objetivos. Antes de concluir o seu discurso, o professor Ednaldo citou uma frase do educador Paulo Freire que diz: “Educação é um clamor universal em favor da esperança para todos os membros da raça oprimida e descriminada”, e finalizou a sua fala afirmando que é esse o sentimento que o move, porque educar é como viver, exige a consciência do inacabado.

O Presidente agradece a Homenagem

Coroando a cerimônia de homenagem, o vereador Wagner Siqueira convidou o Presidente da Appai, Júlio César da Costa, a tomar posse do microfone e explanar a todos os presentes a sua palavra. Júlio César iniciou o seu discurso agradecendo a homenagem especial que a Câmara Municipal, na pessoa do ilustre vereador Wagner Siqueira, estava prestando à Associação e afirmou que iniciativas como aquela o motivam a novas conquistas em favor dos professores e demais profissionais de educação. No decorrer de sua fala, lembrou a importância da figura de seu pai, falecido há 24 anos, pelo seu notável exemplo de vida, sua formação de caráter e a constante preocupação com o bem comum. Ao falar do saudoso professor Belmiro Siqueira, pai do vereador Wagner Siqueira, Júlio César o citou como uma figura ímpar na administração pública brasileira e, antes de findar o seu discurso, agradeceu emocionado a todos os companheiros de diretoria, aos conselheiros e a toda a equipe de funcionários da Appai por aquele momento tão expressivo. “Compartilhamos também esta homenagem com os nossos Associados, razão da existência da Appai, pelos quais continuaremos a dedicar o nosso esforço, almejando sempre o aprimoramento de nossa atividades”, encerrou o Presidente da Appai.

Ao final do evento, os cerca de 130 convidados confraternizaram na sala Inglesa da Câmara Municipal.