Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas


Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio têm a oportunidade de conhecer o papel das empresas e do trabalhador

Por Tony Carvalho

Entender e transformar as informações em conhecimento, construindo bases sólidas para o futuro. Essa é a proposta pedagógica da IV Feira do Conhecimento, promovida pelo Colégio Alfa Recreio, cujo tema, este ano, foi o trabalho.

Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio visitaram empresas estatais e privadas para conhecer as atividades dos profissionais que lá trabalham e, durante quatro meses, todas as disciplinas buscaram conciliar o conteúdo curricular com a proposta apresentada para a Feira. Para a coordenadora pedagógica Maria Aparecida Chaves da Costa, o objetivo do projeto foi dar ao aluno a oportunidade de conhecer o papel da empresa e do trabalhador, em termos de qualidade de vida, segurança do trabalho, custo, benefício, entre outras questões.

"Pedagogicamente, estamos trabalhando as relações interpessoais, propiciando a troca de experiências. Dentro de cada disciplina, o tema foi explorado da melhor forma possível", explica. Os estandes foram montados em forma de um labirinto de cores a fim de que os visitantes pudessem passar necessariamente por todos eles.

Os alunos de 3.ª e 4.ª séries do Ensino Fundamental visitaram uma fábrica de alimentos para compreender o processo de produção e comercialização dos produtos. Em sala de aula, eles desenvolveram conceitos e procedimentos em diferentes áreas do conhecimento. Em Língua Portuguesa, os estudantes elaboraram textos; em Matemática, utilizaram o quilo como unidade elementar de massa; em Ciências, exploraram a cadeia alimentar e a digestão dos alimentos; e, na disciplina de História, analisaram as funções desempenhadas pelos trabalhadores.

As turmas de 5.ª e 6.ª séries foram a uma fábrica de refrigerantes. Em sala de aula, o professor de Língua Portuguesa trabalhou com mensagens de outdoor e frases de efeito. As disciplinas de História e Geografia abordaram o trabalho e a história da indústria, ressaltando os setores primário, secundário e terciário.

Para a professora de Matemática Mirian Pinto da Silva, o fato de os alunos vivenciarem o conteúdo faz com que os conhecimentos teóricos fiquem sedimentados nas suas cabeças. "Com a prática, aquela pergunta antiga - 'para que estou aprendendo isso?' - acaba sendo respondida. A Matemática é pura aplicação", diz. Seus alunos fizeram um telefone de garrafas plásticas, para demonstrar a propagação do som.

Outro trabalho apresentado na mostra foi o tijolo estrutural, feito de garrafa de refrigerante com areia. "Aprendemos, na prática, questões de cálculos, propagação do som, resistência, área, comprimento, largura, diâmetro e perímetro", afirma Hayanne, aluna da 5.ª série. Na área de Ciências, os alunos construíram instrumentos científicos e reproduziram órgãos do corpo humano, também com garrafas plásticas.

A 7.ª série abordou a atuação dos Correios e Telégrafos, identificando os elementos sociais e a distribuição desse sistema no país. Nas aulas de Geografia, os alunos construíram o mapa do Brasil com as cidades atendidas pelos correios. Nas aulas de Inglês e Espanhol, foram feitos cartazes explorando os meios de transporte que utilizam a empresa e os diferentes tipos de correspondência que existem.

As turmas de 8.ª série visitaram a Casa da Descoberta para compreender a ciência de forma ativa e divertida, através do contato direto com experimentos lúdicos, relacionados com fenômenos comuns da vida diária. A aluna Gabriela Rodrigues ficou interessada no biombo de imagens, uma experiência baseada no reflexo de imagens. Ela aprendeu, nas aulas de Física, a aplicação de uma fórmula para encontrar o número de imagens que se deseja. Durante a Feira, ela fazia questão que os visitantes passassem pela experiência. O pêndulo de Newton foi outro experimento que deixou os alunos entusiasmados.


Na área de Geografia, o professor Denys trabalhou com o fuso horário. Os alunos reproduziram um planisfério e apresentaram um estudo sobre os fusos, situados entre pares de meridianos terrestres. Numa mesa, alguns relógios indicavam a diferença de fuso horário entre importantes cidades do mundo.

A 1.ª série do Ensino Médio destacou a atuação da Cedae, refletindo sobre a forma de atendimento ao público e as implicações que uma possível privatização pode trazer à empresa. As aulas de Língua Portuguesa enfatizaram textos sobre a conscientização quanto ao uso da água, enquanto Biologia e Química abordaram o seu tratamento. A professora de Física, Keylla Regina Braga, trabalhou todo o processo de transformação de energia, com ênfase na hidrelétrica, para que o aluno entendesse como a energia chega à casa do consumidor. Nas aulas de Geografia, foi montada uma maquete da região metropolitana do Rio de Janeiro, contendo o sistema de abastecimento de água do Rio Guandu. Os professores de História Maria Alice Araújo e Álvaro Melo aprofundaram a discussão sobre quem deve explorar um recurso natural, como a água.

Na 2.ª série, a discussão proposta pelos professores de História se repetiu, porém abordando o papel da Light, que já não é uma empresa pública. Os alunos debateram a privatização e o excessivo consumo de energia. Nas aulas de Física, foi reproduzida uma residência e seus aparelhos elétricos. Já a 3.ª série visitou o jornal Folha Dirigida. Nas aulas de Química, os alunos passaram a entender o processo de fotolito, uma das etapas de impressão do periódico. A disciplina de Geografia abordou a distribuição e traçou um mapa de comercialização. Nas aulas de Literatura e Redação, foram confeccionados painéis de poesias enfatizando o trabalho artístico dos alunos.

Maria Alice Caputo, psicóloga da instituição, acredita que a Feira do Conhecimento é um momento importante na vida escolar do aluno, pois ele assume a responsabilidade de apresentar o trabalho para professores, pais e visitantes. "Essa é uma forma de solidificar a aprendizagem, fazendo com que o aluno não esqueça o que aprendeu", garante. Para a diretora pedagógica, Cláudia Maria Alves da Silva, o evento é resultado de um trabalho tanto inter como multidisciplinar. "É estimulante envolver todas as disciplinas em torno de um projeto. Conseguir inserir a comunidade dentro do colégio, com o envolvimento de todos, inclusive dos pais, é uma conquista que vem se ampliando a cada ano. É gratificante ver os nossos alunos crescerem, transformando as informações em conhecimento e se preparando para o futuro" conclui.

Colégio Alfa Recreio
Tel.: (21) 2490-1622 / 2490-5449