Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas


Na nossa cultura, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele, e é responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o câncer da pele. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 82.155 novos casos para 2003. A alta incidência da doença levou a Sociedade Brasileira de Dermatologia a criar, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP).

Desde 1999, a SBD vem realizando ações diferenciadas com o objetivo de diminuir a longo prazo a alta incidência da doença no Brasil, atuando junto à outras especialidades e entidades. Promoveu campanhas informativas para médicos de atenção primária, colaborou com a Secretaria de Estado da Saúde de SP na produção de filtro solar gratuito para a população e participou de discussões na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e no Ministério da Saúde sobre a regulamentação do bronzeamento artificial. Atualmente, a SBD está trabalhando em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Programa Saber Saúde, onde dermatologistas voluntários levarão informação às escolas públicas através de palestras para alunos, pais e professores.

Este ano, a edição aconteceu no dia 22 de novembro, ocasião em que dermatologistas cadastrados pela SBD se mobilizaram para prestar atendimento e tratamento gratuito aos casos de câncer detectados. A ação da SBD este ano destacou, principalmente, os cuidados que os pais devem ter com as crianças. Especialistas advertem que se os cuidados com a pele forem adotados desde a infância, as chances de desenvolvimento da doença são reduzidas para 85%.

Sobre o Câncer de Pele


Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

O carcinoma basocelularé o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.

Já o carcinoma espinocelular ésegundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.

O melanomaé o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

Como Identificar o Câncer de Pele

Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Aqui você encontrará a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos 3 tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCD:

ASSIMETRIA

BORDA

COR

DIMENSÃO


Tipos de pele e fator de proteção recomendado


I- Pele clara, olhos azuis, sardentos: entre 20 e 30
II- Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos, cabelos louros ou ruivos: entre 15 e 20
III- A média das pessoas brancas normais: entre 8 e 15
IV- Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros e olhos escuros: entre 4 e 8
V- Pessoas morenas: entre 2 e 4
VI- Negros: 2

Bronzeamento Artificial


A Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda o uso das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, pois os raios emitidos por essas máquinas podem trazer prejuízos à saúde, como envelhecimento precoce e câncer da pele.

Fonte.: www.sbd.org.br/campanha/intro.html