Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas

Letras
musicais inspiram professores a trabalhar vários tópicos
da Língua Portuguesa
Por
Tony Carvalho
Perante
um auditório lotado de pais e familiares, os alunos
do Colégio Alfa Recreio cantaram e declamaram os encontros
e desencontros da vida e obra do Poetinha, numa noite
em grande estilo. Alunos da 3.ª série do Ensino Fundamental
à 2.ª série do Ensino Médio se revezaram no palco
interpretando letras de músicas do artista e produzindo
esquetes com trechos de suas poesias mais famosas.
De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Aparecida
Chaves da Costa, o evento teve o objetivo de despertar
o interesse dos alunos pela boa música e pela beleza
estética da poesia. "Como 2003 marcou os 90 anos de
Vinícius, escolhemos sua obra para que os nossos alunos
tivessem contato com um grande poeta. Ao longo do
ano, buscamos várias formas de levá-los para os caminhos
da literatura e esse evento foi uma delas", declara.
O
projeto, que levou seis meses de preparação, abrangeu
as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Educação
Artística. A etapa inicial consistiu em um extenso
trabalho de pesquisa. Houve ainda uma visita à Toca
do Vinícius, em Ipanema, um misto de livraria e museu,
contendo todo o acervo do artista.
Os dois últimos meses foram dedicados aos ensaios.
Robson de Sá, pai de dois alunos da escola, participou
ativamente de todas as etapas do projeto. No dia da
apresentação, ele ficou o tempo todo no palco, acompanhando,
com seu violão, a exibição dos alunos. "Essa interação
entre escola, pais e alunos é fundamental para que
os objetivos pedagógicos sejam alcançados. É maravilhoso
acompanhar e participar do crescimento intelectual
dos nossos filhos", afirma Robson, que é músico profissional.
O
professor de Educação Artística, Lisandro Dallstella,
cuidou da parte cenográfica do espetáculo, além de
colaborar na postura dos alunos em cena. "A criação
foi coletiva, envolvendo professores e alunos. E para
que a interpretação saísse a contento, fizemos com
que os alunos escutassem exaustivamente as músicas
de Vinícius. Assim, eles puderam sentir na pele todo
o sentimento que o artista colocava em suas letras",
garante.
Na
disciplina de História, os alunos aprenderam um pouco
sobre a história da Bossa Nova e o momento político
do país naquele período. "Partimos do princípio da
história da MPB e a influência que esse autor teve
com a chegada da Bossa Nova. Mas eles não conheceram
apenas o lado compositor de Vinícius, afinal também
descobriram que ele foi um grande diplomata. Fizemos
a ponte da história com Língua Portuguesa e Literatura,
permitindo que alunos de diferentes idades tivessem
um contato com a obra do poeta maior", diz a professora
de História Maria Alice Araújo.
Em
Língua Portuguesa, os professores puderam explorar
pedagogicamente todas as possibilidades de atuação.
Em sala de aula, eles abordaram os textos poéticos
e as letras musicais do autor para enfocar desde a
interpretação de textos à pontuação. A professora
das turmas de 3.ª e 4.ª séries do Ensino Fundamental,
Márcia Moura Monteiro, utilizou as letras para trabalhar
a interpretação de textos e aplicar provas baseadas
em trechos de poemas.
Kátia
Costa, professora de Língua Portuguesa e Redação das
turmas a partir da 5.ª série, envolveu o aluno com
a rima e a métrica, trabalhando com a criatividade
textual. Ela também abordou a questão da pontuação
e colocou em discussão as letras e versos do poeta,
destacando as interpretações extraídas de cada obra.
"Vinícius é um ótimo gancho para fazer o aluno gostar
de literatura, valorizando o que é nosso. O Poetinha
foi o agente da mudança na linguagem da nossa música
graças à sua atitude renovada. Agora, temos a preocupação
de renovar a atitude do aluno em relação ao que se
toca, oferecendo a ele a possibilidade de analisar,
apreciar e interpretar o belo", afirma Kátia.
Para
a psicóloga Maria Alice Caputo, aprender a interpretar,
seja um texto literário ou informativo, é fundamental
para o crescimento do indivíduo. "É preciso acabar
com essa prática de dar sempre a coisa pronta para
eles. Para interpretar, eles precisam elaborar um
raciocínio e essa prática é a essência para o sucesso
de suas vidas profissionais", ensina.
Ela destaca, ainda, como ponto positivo do projeto,
a questão comportamental. "Uma apresentação como essa,
em que os alunos passaram por todo um processo de
preparação, é salutar para o seu desenvolvimento.
Eles aprendem a se expor em público, perdendo a inibição.
Tem ainda a questão da parte rítmica, a pausa para
falar e o aprender a respirar, ou seja, envolve tanto
processos fisiológicos como psicológicos".
A
professora de Artes Cênicas, Ana Cristina, destaca
o envolvimento dos alunos em todas as etapas. Ela,
que já fez projetos anteriores envolvendo teatro e
literatura, considera a iniciativa como uma alavanca
impulsionadora das habilidades. Além de Vinícius,
durante o ano, o colégio trabalhou com ícones femininos
da Literatura Brasileira. Cada série abordou a obra
de grandes poetisas, como Cecília Meireles e Cora
Coralina. "Como educadora, sei que o mais importante
não é o produto obtido, mas o processo empreendido.
O teatro permite uma maior interação e crescimento,
formando cidadãos cientes de seus direitos e deveres",
diz Ana.
Ao final, a coordenadora pedagógica Claúdia Silva
estava radiante com o sucesso do projeto. Pais e alunos,
emocionados, se abraçavam, num clima que refletia
o êxito da proposta. "Reunir a poesia, a literatura,
o canto e a representação, através de uma atividade
que envolveu várias disciplinas, é sempre gratificante.
É uma experiência enriquecedora para toda a comunidade
escolar", finaliza Cláudia.
Colégio Alfa Recreio
Tel.: (21) 2490-5449 / 2490-1540
|