Edição 38 - Xeque-Mate O Xadrez nas Escolas


Letras musicais inspiram professores a trabalhar vários tópicos da Língua Portuguesa

Por Tony Carvalho

Perante um auditório lotado de pais e familiares, os alunos do Colégio Alfa Recreio cantaram e declamaram os encontros e desencontros da vida e obra do Poetinha, numa noite em grande estilo. Alunos da 3.ª série do Ensino Fundamental à 2.ª série do Ensino Médio se revezaram no palco interpretando letras de músicas do artista e produzindo esquetes com trechos de suas poesias mais famosas.

De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Aparecida Chaves da Costa, o evento teve o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela boa música e pela beleza estética da poesia. "Como 2003 marcou os 90 anos de Vinícius, escolhemos sua obra para que os nossos alunos tivessem contato com um grande poeta. Ao longo do ano, buscamos várias formas de levá-los para os caminhos da literatura e esse evento foi uma delas", declara.

O projeto, que levou seis meses de preparação, abrangeu as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Educação Artística. A etapa inicial consistiu em um extenso trabalho de pesquisa. Houve ainda uma visita à Toca do Vinícius, em Ipanema, um misto de livraria e museu, contendo todo o acervo do artista.

Os dois últimos meses foram dedicados aos ensaios. Robson de Sá, pai de dois alunos da escola, participou ativamente de todas as etapas do projeto. No dia da apresentação, ele ficou o tempo todo no palco, acompanhando, com seu violão, a exibição dos alunos. "Essa interação entre escola, pais e alunos é fundamental para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. É maravilhoso acompanhar e participar do crescimento intelectual dos nossos filhos", afirma Robson, que é músico profissional.

O professor de Educação Artística, Lisandro Dallstella, cuidou da parte cenográfica do espetáculo, além de colaborar na postura dos alunos em cena. "A criação foi coletiva, envolvendo professores e alunos. E para que a interpretação saísse a contento, fizemos com que os alunos escutassem exaustivamente as músicas de Vinícius. Assim, eles puderam sentir na pele todo o sentimento que o artista colocava em suas letras", garante.

Na disciplina de História, os alunos aprenderam um pouco sobre a história da Bossa Nova e o momento político do país naquele período. "Partimos do princípio da história da MPB e a influência que esse autor teve com a chegada da Bossa Nova. Mas eles não conheceram apenas o lado compositor de Vinícius, afinal também descobriram que ele foi um grande diplomata. Fizemos a ponte da história com Língua Portuguesa e Literatura, permitindo que alunos de diferentes idades tivessem um contato com a obra do poeta maior", diz a professora de História Maria Alice Araújo.

Em Língua Portuguesa, os professores puderam explorar pedagogicamente todas as possibilidades de atuação. Em sala de aula, eles abordaram os textos poéticos e as letras musicais do autor para enfocar desde a interpretação de textos à pontuação. A professora das turmas de 3.ª e 4.ª séries do Ensino Fundamental, Márcia Moura Monteiro, utilizou as letras para trabalhar a interpretação de textos e aplicar provas baseadas em trechos de poemas.

Kátia Costa, professora de Língua Portuguesa e Redação das turmas a partir da 5.ª série, envolveu o aluno com a rima e a métrica, trabalhando com a criatividade textual. Ela também abordou a questão da pontuação e colocou em discussão as letras e versos do poeta, destacando as interpretações extraídas de cada obra. "Vinícius é um ótimo gancho para fazer o aluno gostar de literatura, valorizando o que é nosso. O Poetinha foi o agente da mudança na linguagem da nossa música graças à sua atitude renovada. Agora, temos a preocupação de renovar a atitude do aluno em relação ao que se toca, oferecendo a ele a possibilidade de analisar, apreciar e interpretar o belo", afirma Kátia.

Para a psicóloga Maria Alice Caputo, aprender a interpretar, seja um texto literário ou informativo, é fundamental para o crescimento do indivíduo. "É preciso acabar com essa prática de dar sempre a coisa pronta para eles. Para interpretar, eles precisam elaborar um raciocínio e essa prática é a essência para o sucesso de suas vidas profissionais", ensina.

Ela destaca, ainda, como ponto positivo do projeto, a questão comportamental. "Uma apresentação como essa, em que os alunos passaram por todo um processo de preparação, é salutar para o seu desenvolvimento. Eles aprendem a se expor em público, perdendo a inibição. Tem ainda a questão da parte rítmica, a pausa para falar e o aprender a respirar, ou seja, envolve tanto processos fisiológicos como psicológicos".

A professora de Artes Cênicas, Ana Cristina, destaca o envolvimento dos alunos em todas as etapas. Ela, que já fez projetos anteriores envolvendo teatro e literatura, considera a iniciativa como uma alavanca impulsionadora das habilidades. Além de Vinícius, durante o ano, o colégio trabalhou com ícones femininos da Literatura Brasileira. Cada série abordou a obra de grandes poetisas, como Cecília Meireles e Cora Coralina. "Como educadora, sei que o mais importante não é o produto obtido, mas o processo empreendido. O teatro permite uma maior interação e crescimento, formando cidadãos cientes de seus direitos e deveres", diz Ana.

Ao final, a coordenadora pedagógica Claúdia Silva estava radiante com o sucesso do projeto. Pais e alunos, emocionados, se abraçavam, num clima que refletia o êxito da proposta. "Reunir a poesia, a literatura, o canto e a representação, através de uma atividade que envolveu várias disciplinas, é sempre gratificante. É uma experiência enriquecedora para toda a comunidade escolar", finaliza Cláudia.

Colégio Alfa Recreio
Tel.: (21) 2490-5449 / 2490-1540